TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DIA DO ÍNDIO

Por:   •  22/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]


PROJETO DIA DO ÍNDIO 

[pic 2] 

 

OBJETIVOS:

  • Conhecer e valorizar a pluralidade cultural existente no Brasil;
  • Refletir sobre a história dos índios;  
  • Compreender e entender seus hábitos e costumes;
  • Aprender a respeitar e valorizar a influência indígena em nossas vidas;  Estimular a criatividade e a comemoração do dia do índio.

 

DESENVOLVIMENTO:

Na semana do índio preparei um ambiente com artefatos indígena com: cuia, artesanato, arco e flecha, bumbo, rede, e outros. As crianças puderam sentir um pouquinho dos objetos e ficaram entusiasmados.

Foram desenvolvidas algumas atividades como confeccionar cocar com papel e penas, colares e pulseiras com canudos e macarrão, pinturas de rosto e atividades para colorir.

Realizei a leitura do livro Kabá Darebu, cantamos e dançamos a música 1,2,3 indiozinhos usando chocalhos.

E para finalizar realizamos um piquenique com comidas típicas: tapioca, paçoca, mandioca e milho cozidos, canjica, pé de moleque e muito mais.

Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver valores como: cooperação, respeito e admiração com os colegas e à cultura indígena.

As datas comemorativas devem ser trabalhadas interdisciplinarmente nas aulas. O dia do índio é uma data especial que sempre é bastante explorada entre as crianças, fazendo-os conhecerem e valorizarem a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, além das diferenças culturais, dos diferentes povos. Trabalhar o dia do Índio é resgatar a nossa história e nossas raízes. O projeto ajuda o aluno a compreender e construir sua identidade e perceber-se como parte integrante de uma sociedade cheia de características singulares, valores e culturas próprias.

 

[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (282 Kb)   docx (331.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com