TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA E VIDA MAIS SAUDÁVEL

Por:   •  27/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO HORTA COMUNITÁRIA E VIDA MAIS SAUDÁVEL

DESCRIÇÃO

Uma alimentação adequada é direito fundamental de todo ser humano. Pensando nisso o Projeto Horta Comunitária e Vida Mais Saudável, visa a transformação e a valorização da cultura alimentar, possibilitando aos envolvidos compreensão de seu papel como cidadãos responsáveis pela preservação do meio ambiente auxiliando na alimentação e na formação de cidadãos saudáveis, tornando-os multiplicadores de bons hábitos alimentares. Funcionando como laboratório vivo de aprendizagem e incentivo a preservação ambiental, a horta comunitária desperta sobre tudo, o interesse pela produção agrícola.

As hortas comunitárias têm a característica principal de serem conduzidas por grupos de pessoas que dividem as áreas de cultivo, o trabalho, as despesas e as demais atividades na produção de hortaliças. Possibilitam maior oferta de alimento de qualidade e sem agrotóxicos, contribuindo para o aumento de seu consumo e para redução do preço final desses produtos.

A implantação de hortas comunitárias possibilita melhoria das condições de vida, em especial de grupos que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional ou de vulnerabilidade social, pelo aumento da geração de renda e pela maior disponibilidade de alimentos de qualidade.

JUSTIFICATIVA

Atualmente, o Brasil é o campeão mundial em consumo de agrotóxicos desde o ano de 2008. Segundo última análise da Anvisa, os níveis da substância presentes nos alimentos estavam acima do recomendado e agrotóxicos proibidos foram encontrados. A atual pratica agrícola coloca a saúde de todos em risco. Entre os principais perigos do uso indiscriminado dos agrotóxicos está o potencial mutagênico e carcinogênico, ou seja, a possibilidade de causar algum tipo de câncer.

Estudos realizados mostram que a adoção do estilo de vida saudável aliados à uma alimentação natural, ajudam a prevenir e a combater doenças. Quanto mais natural a alimentação, melhor. Esta é a conclusão de milhares de cientistas, nutricionistas e médicos, que não deixam de apontar a alimentação inadequada, como causa de várias doenças que assolam a humanidade, como a obesidade, diabetes e hipertensão.

Sabe-se que os hábitos alimentares são formados na infância, principalmente nos primeiros anos de vida, assim torna-se importante estimular o consumo de frutas e vegetais nesta faixa etária, lembrando que a criança nasce sem saber distinguir os sabores dos alimentos, sendo necessária a orientação correta por parte dos adultos, além da paciência e persistência para a inserção de uma alimentação saudável.

Assim sendo, a horta torna-se essencial para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, pois os alimentos produzidos têm a garantia de segurança sanitária, não possuem riscos de contaminação por agrotóxicos e transgênicos acrescentando o que aumentam os níveis de vitaminas, sais minerais e  fibras, que presentes em quantidades suficientes nas hortaliças, previnem doenças e consequentemente, reduz-se as despesas com médicos,  medicamentos e com a compra de alimentos, além disso, também é considerada como forma de terapia ocupacional e de geração de renda.

OBJETIVOS

- Promover a saúde da população como um todo, através de ações educativas (ambiental, alimentar e comportamental);

- Trabalhar de forma prazerosa aspectos ambientais e sociais;

- Criação de vínculos afetivos e solidários entre o grupo envolvido e a comunidade;

- Promover a segurança alimentar do público alvo e da comunidade local;

- Geração de trabalho e renda através da produção de alimentos saudáveis (sem defensivos agrícolas) e com um baixo custo, uma vez que o custo do transporte do produto foi eliminado do sistema de produção;

- Elevação da autoestima, pois com o trabalho diário dedicado na produção de seu próprio alimento ajuda a criar a consciência das atividades cotidianas e do sentimento de identificação com o processo de construção de suas identidades, resgatando deste modo a alegria de se viver e se sentir incluído na sociedade como um todo.

- Resgatar junto à comunidade o habito de produção de alimentos para autoconsumo.

DESENVOLVIMENTO

Qualquer tipo de espaço (casa, quintal, varanda) pode ser aproveitado para a produção de alimentos. As hortas podem ser realizadas em caixotes, em produção vertical, em muros, entre outros lugares. Caso os membros da comunidade não possuam condições de fazer uma horta em seu quintal, podem utilizar-se de espaços públicos para implanta-la, como as áreas em baixo de linhas de transmissão de energia, em áreas de escolas públicas, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (150.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com