TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUCAO

A escolha do tema parte do interesse de destacar a importância do ensino de Artes na Educacao Infantil. Considerando que o estudo das Artes faz parte do processo de desenvolvimento do individuo, pois envolve aspectos culturais que o definem, é importante levar em consideração o tipo de visão que o aluno faz referente ao ensino da disciplina de Artes. Dessa forma, e com o objetivo de caracterizar a importância do papel do professor no ensino de Artes, faz-se necessário conceituar a Arte, compreender a origem da Arte partindo do conceito histórico.

O ENSINO DA ARTE NA EDUCACAO INFANTIL

Desta forma, a ideia que estes professores tem sobre o ensino da arte reflete-se nos seus planejamentos, na aplicação dos métodos a pratica pedagógica, na seleção dos instrumentos com os quais os alunos irão trabalhar, e na própria interação do aluno com esta disciplina.

OBJETIVO GERAL

Salientamos que o objetivo geral da Arte na Educacao Infantil não é, de modo algum, a formação de futuros artistas; mas, sim, o enriquecimento da criança e seu nível cultural, que a levara a um desenvolvimento no seu todo humano.

OBJETIVO ESPECIFICOS

1º) Marusco afirma que Arte foi sem duvida, a primeira forma de expressão do home. Isso pode ser constatado nas figuras  rupestres encontradas nas cavernas. As artes, no período do renascimento, foram expressas através do: Barrocos, Neo Clacismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Primitivismo, entre outros, tendo como referencia. Brunelleschi, Bramcaste e Miguel Angelo Beronarti, ambos considerados os primeiros arquitetos os italianos.

2º) A historia do ensino de Artes no Brasil é marcado pela influencia das diversas tendências pedagógicas e refletir sobre sua relação com os movimentos culturais e com a educação nos possibilita refletir sobre a interferência da dinâmica pessoal.

3º) Desenvolver o ensino da Arte na Educacao Infantil envolve vários aspectos, tais como, a lucidade, a criatividade e a sensibilidade. Dessa forma, durante a organização do trabalho docente  deve-se  implicar a explicitação do que se entende por arte levando em consideração , a percepção do aluno, habilidade e conhecimento prévio que possui.

CONCEITUACAO DE ARTE

As  crianças são verdadeiros artistas e são capazes de surpreender. Cabe aos pais e educadores a missão de estimular todo esse talento para que possam ser na vida adulta agentes transformadores de cultura e educação.

Nº 7

Na escola, o educador pode desenvolver varias atividades com a musica, a dança, estilos, novas técnicas e muito conhecimento.

A ORIGEM DA ARTE

Teve origem na Italia entre 150 e 160, expandindo-se depois por toda a Europa passou por um processo de evolução da economia, com o surgimento de novas cidades, a liberdade de comunicação, circulação de riquezas, processos tecnológicos e a formação de grandes organizações  comerciais e bancarias.

O SURGIMENTO DAS ARTES PLASTICAS NO BRASIL

Tem inicio com a produção dos trabalhos em cerâmicas feitos por tribos indígenas, particularmente, pelas que habitaram a Ilha de Marajo, em tempos remotos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (33.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com