TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 4

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO:

CONHECENDO OS POVOS DA AMAZÔNIA

Projeto apresentado à Universidade Paulista (UNIP), do curso de Artes Visuais, como um dos requisitos para a obtenção da nota da disciplina Prática de ensino: Observação e Projeto, ministrada pela Profa NOME.

Manaus, AM.

2014

Sumário

1. Introdução 3

2. Desenvolvimento 4

2.1. Relato de observação 4

2.1.1. Ambientes educativos escolares 4

2.1.2. Ambientes educativos não escolares 5

2.2. As etapas do processo 6

3. Resultados esperados 8

PROJETO PEDAGÓGICO DE INTEGRAÇÃO

1. Introdução

Considerando as etapas do processo de elaboração de um Projeto Pedagógico de Integração (doravante, PPI) iniciamos nosso trabalho com a observação na vida real do ambiente sobre o qual nos debruçamos.

Sendo morador do Distrito Industrial de Manaus é perceptível a influência que as inúmeras fábricas presentes no local têm sobre a sua organização. Dizemos isso porque, considerando o próprio nome do distrito, fica claro que se trata de um bairro voltado para o trabalho, e não para a moradia.

Talvez por isso, a pouca disponibilidade de ambientes educativos, quer sejam escolares ou não escolares. Fato é que os habitantes do local, caso queiram ter acesso a tais locais, têm que andar por quilômetros.

Pensando nisso, nos propomos a utilizar em nosso PPI um dos poucos ambientes não escolares disponível no local, mas que não deixa de ser majestoso, dado o tamanho de seu espaço e a variedade de aprendizagens que dele podem ser geradas, nos referimos ao Centro Cultural Dos Povos Da Amazônia.

Por meio do bom uso deste espaço nos propomos a aprofundar os conhecimentos dos jovens estudantes da região sobre a formação da Região Amazônica e os povos que ajudaram a construí-la.

2. Desenvolvimento

Onde discutimos as etapas do processo de aplicação do PPI.

2.1. Relato de observação

Antes de iniciarmos a apresentação das etapas do processo de aplicação do PPI, julgamos ser necessário reapresentar os resultados do relato de observação na vida real, coletados em nosso diário de campo, durante visita às imediações de nossa residência no Distrito Industrial de Manaus, Amazonas.

Localização: Distrito Industrial, Manaus, Amazonas.

2.1.1. Ambientes educativos escolares

Neste perímetro urbano, cercado de indústrias, encontramos poucos ambientes escolares, os quais listamos abaixo.

Fundação Nokia

Em dois prédios de três andares, interligados e cercados por muitas árvores funciona a Fundação Nokia, uma instituição particular mantida pela fábrica da Nokia, também localizada na cidade. A Fundação oferece ensino médio e cursos técnicos profissionalizantes, além de encaminhamento dos alunos para estágios nas várias fábricas da região.

Escola Estadual Natália Uchôa

Em um prédio de dois andares, a Escola Estadual Natália Uchôa não foge aos padrões escolares: um pátio grande, piso frio, salas de aula nos dois andares é o ambiente oferecido aos alunos de ensino fundamental e médio da região. A escola também dispõe de pequena biblioteca e quadra poliesportiva.

Centro Universitário Luterano De Manaus

No Centro Universitário Luterano de Manaus contabilizamos sete blocos, com diversas salas de aula, laboratórios, biblioteca, cantinas e auditórios, em ambiente arborizado. Mantido pela Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, o Centro Universitário oferece cursos na área de Engenharia, Administração e Direito.

2.1.2. Ambientes educativos não escolares

Devido às características industriais do distrito, cercado de fábricas e áreas de proteção ambiental, detectamos poucos ambientes educativos não escolares, dentre os quais destacamos os seguintes.

Centro Cultural Dos Povos Da Amazônia

O Centro Cultural ocupa uma grande área do Distrito Industrial e dispõe um pavilhão cultural, onde funciona um museu, cujo acervo é de documentos históricos de formação e colonização da região,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com