TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Por:   •  28/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.074 Palavras (25 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 25
  1. INTRODUÇÃO

O projeto político pedagógico vem sendo construído e reestruturado propondo sempre novos caminhos para uma educação diferenciada com um ensino de qualidade, baseando em leis que envolvem questões do saber e fazer pedagógico, apoiando nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no Currículo Básico Comum.

Acreditamos que os alunos são o centro de todas as atenções e que a aprendizagem acontece em um ambiente que exista a interação do aluno com o professor e com a sociedade. A verdadeira aprendizagem se dá quando construímos e reconstruímos o conhecimento para formar conceitos sólidos e cidadãos íntegros.

O papel do professor é essencial para a interação e a união do conhecimento e dos novos desafios de ensinar e aprender na atualidade. O professor inter-relaciona as dimensões cientificas, teóricas e práticas na atuação pedagógica; percebe a importância da mutualidade na relação com os aluno e conhecimento, compromissado com o saber, usar a inovação a serviço de uma geração exigente e tecnológica.

Trabalhamos pela melhoria continua, redimensionando o currículo para suprir expectativas de aprendizagem que aliem o colégio ao contexto atual. Hoje uma das principais implicações pedagógicas do nosso tempo surge com a integração dos saberes, exigindo a adoção de uma visão sistêmica da estruturação curricular.

Educamos para formar cidadãos que sejam indivíduos que convivem bem em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos, aliando seu conhecimento à prática, sendo capaz de bem decidir sobre um assunto que tem profundo conhecimento.

  1. IDENTIFICAÇÃO DO COLÉGIO  

2.1 NOME DA ESCOLA

        Colégio Sucesso

2.2 ENDEREÇO

        O Colégio Sucesso está localizado na Cidade de Itajubá, Minas Gerais, no bairro Centro, na Avenida Coronel Carneiro Júnior, n° 381, 2° andar. Telefone de contato (35) 3622-2324.

  1. ASPECTOS LEGAIS DE SUA CRIAÇÃO

O ensino médio foi reconhecido pela Portaria n°105/2006, publicada no Minas Gerais no dia 21 de 12 de 2006.

  1. HISTÓRICO DO COLÉGIO

A criação do Colégio Sucesso partiu da interação de seus idealizadores de atender a uma clientela diversificada e, em grande número, com dificuldades financeiras a qual pretende receber uma educação de qualidade correspondente às necessidades básicas para alcançar melhores condições de vida, e, assim atuar de forma positiva na sociedade e exercer plenamente a cidadania.

2.5 ESTRUTURA FÍSICA

Quanto à estrutura física, todas as instalações do colégio se encontram em ótimas condições para seu funcionamento, tendo em vista reformas periódicas para a conservação do espaço físico, possibilitando assim a realização das atividades pedagógicas.

Possui um laboratório de informática, um acervo bibliográfico, uma área de lazer coberta, dentre outras.

2.6 ETAPAS E MODALIDADES DE ENSINO OFERECIDAS PELO COLÉGIO

        Atualmente o Colégio Sucesso oferece o Ensino fundamental Anos Finais (6° ao 9° ano) e o Ensino médio (1ª á 3ª Série).

  1. Ensino Fundamental anos Finais (6° ao 9° ano)

Organizado em 4 anos. Diurno.

  1. Ensino Médio (1ª à 3ª Série)

Organizado em 3 anos. Diurno.

2.7 PERFIL DOS ALUNOS

        A partir dos dados apresentados na avaliação de diagnostico PAERP, percebe-se que os alunos do Colégio Sucesso são filhos de trabalhadores que compreendem uma classe média. Os nossos alunos apresentam de um modo geral um perfil com características normais com boa convivência entre si e com os professores. A maioria são alunos disciplinados. Um pequeno número desses alunos são portadores de necessidades especiais, e estão inseridos no ambiente escolar, trabalhando a inclusão. O nível de aprendizagem dos alunos é satisfatória, com boa aprovação em vestibulares e ENEM.

2.8 PERFIL DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS

        Os pais ou responsáveis são em sua maioria pequenos empresários, professores, prestadores de serviço como dentistas, comerciantes dentre outros, a maioria com graduação superior.

        O relacionamento da família com a escola é ativo e participativo em todos os eventos ocorridos no colégio, acompanhando assim, a vida escolar de seu filho.

2.9 PERFIL DOS PROFESSORES E DOS DEMAIS SERVIDORES DO COLÉGIO

        O quadro geral de professores do colégio são de formação superior, sendo que a maioria é de licenciatura plena e com pós – graduação.

        A relação professor- aluno está alicerçado em uma perspectiva de troca, a qual concebe que o desenvolvimento e a aprendizagem são processos recíprocos. Nesse sentido, a conectividade das relações, que se dá em diferentes âmbitos e de forma dialógica, tem fundamental importância no processo de construção do conhecimento em que o sujeito é ativo e não hierarquizado, porque participa como emissor e também como protagonista no diálogo.

        A equipe pedagógica e os demais colaboradores tem formação adequada ao cargo que ocupam e em número compatível com o colégio.

2.10 DIAGNOSTICO DO COLÉGIO SUCESSO

        O diagnóstico do Colégio Sucesso foi realizado a partir de observações do cotidiano do colégio, conversas informais e também através de reuniões com alunos, professores, colaboradores, pais ou responsáveis.

        O Colégio apresenta um bom desempenho, com número reduzido de reprovações, porém um número significativo de alunos com progressões parciais, mas em análise notamos que a maioria dos alunos são alunos recém admitidos, ou seja, alunos transferidos de outras entidades educacionais. Para que esse problema seja solucionado adotamos como medida as monitorias obrigatórias para todos os alunos que apresentarem dificuldade, sendo estas aulas para reforçar o conteúdo dado em sala e sanar dúvidas que surjam durante o período letivo.

  1. Pontos fortes do Colégio

- Visamos o conhecimento das características de cada aluno, para que assim possamos atendê-los da melhor forma;

- Conscientizamos os alunos em serem cidadãos solidários que se ajudam mutuamente;

- Os pais e responsáveis são sempre assíduos nas reuniões;

- Os resultados da avaliação PAERP (Programa de Avaliação Educacional da Rede Pitágoras) de 2016, mostra um pequeno avanço no desempenho dos alunos, conforme mostram os dados gráficos;

- Interesse dos professores pelos alunos faz com que os alunos se interessem mais pelo conteúdo;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.5 Kb)   pdf (271.2 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com