TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLITICO PEDAGOGICO

Por:   •  17/8/2021  •  Monografia  •  11.568 Palavras (47 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 47

[pic 1]

IESV – Instituto de Ensino Superior Vanguarda

Curso: Pedagogia

Nome:  Meriam Trindade Costa de Jesus Machado

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO GERALDO SANTANA DOS SANTOS, MUNICÍPIO DE SANTO AFONSO-MT:

DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA

Arenápolis – MT

2019

Meriam Trindade Costa de Jesus Machado

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO GERALDO SANTANA DOS SANTOS, MUNICÍPIO DE SANTO AFONSO-MT:

DA CONSTRUÇÃO À PRÁTICA

        

Trabalho Monográfico - Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia, apresentado à comissão julgadora da IESV, sob a orientação do professor:Cristiano Rubio.

Arenápolis- MT

2019

DEDICATÓRIA

Dedico ao meu esposo Antônio Carlos de Jesus Machado Costa, com todo amor e admiração.

AGRADECIMENTOS

Quero agradecer primeiramente a Deus, por estar sempre presente na minha vida e pelo amor incondicional dedicado a mim.

 A minha família agradeço por toda compreensão nos momentos de ausência. Agradeço o incentivo ao estudo e ao apoio na busca deste sonho. Obrigada amor, mãe, pai, sogro e sogra, irmão ,tios e tias, cunhados,conhecidos, enfim a todos que me apoiaram.

A equipe de funcionários da IESV.  Ao meu orientador prof:Cristiano Rubio , sem a qual esse trabalho nunca seria realizado. Agradeço não só pela compreensão, mas também toda a dedicação na minha orientação.

A todos os amigos do curso de Pedagogia que compartilharam comigo momentos de aprendizagem. Agradeço-lhes pela companhia, pelos grupos de estudo e pelas horas de distração.

EPIGRÁFE

O sucesso depende do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

                                          José de Alencar

SUMÁRIO

RESUMO.......................................................................................................................

ABSTRACT....................................................................................................................

INTRODUÇÃO        9

DESENVOLVIMENTO        11

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS DO CAMPO        11

1.2 - Processo histórico da educação do campo        13

1.3 - Concepções do Projeto Político Pedagógico        20

II CAPÍTULO        25

METODOLOGIA        25

DESCRIÇÃO EM DETALHES DO CENÁRIO DA PESQUISA        25

III CAPÍTULO        29

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL DO CAMPO GERALDO SANTANA DOS SANTOS        29

3.1        ARGUMENTAÇÃO E DISCUSSÃO        29

CONSIDERAÇÕES FINAIS        37

ANEXOS        42



RESUMO[pic 2]

Este estudo teve por objetivo fazer um levantamento bibliográfico sobre o Projeto Político Pedagógico das escolas do campo e conhecer o processo de construção e prática do PPP da Escola Estadual do Campo Geraldo Santana dos Santos, pertencente ao município de Santo Afonso-MT. Para alcançar os objetivos propostos neste estudo foi realizada pesquisa bibliográfica e a aplicação de questionários aos alunos e aos docentes que lecionam na escola investigada. Os resultados obtidos nas entrevistas encaminham para a percepção de que o PPP da escola investigada ainda não está efetivamente implementado conforme a realidade da educação do campo, tendo a necessidade deste ser construído em um processo participativo, de todos os segmentos da comunidade escolar, pois ele é um documento imprescindível para a realização da prática pedagógica.

Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico, educação do campo, construção coletiva.

ABSTRACT

This study had as objective to make a bibliographical survey about the Political Project Pedagogical of the schools of the field and to know the process of construction and practice of the PPP of the State School of Campo Geraldo Santana dos Santos, belonging to the municipality of Santo Afonso-MT. In order to reach the objectives proposed in this study, a bibliographical research and the application of questionnaires to the students and teachers who taught at the investigated school were carried out. The results obtained in the interviews lead to the perception that the PPP of the investigated school is not yet effectively implemented according to the reality of the education of the field, having the necessity of being built in a participatory process, of all segments of the school community, is an indispensable document for the realization of the pedagogical practice.

Keywords: Political Pedagogical Project, rural education, collective construction.


INTRODUÇÃO

 

        O Projeto Político Pedagógico é um documento que facilita e organiza as atividades, sendo um mediador de decisões, da condução das ações e da análise dos seus resultados e impactos em uma escola. Ele é um registro que permite a escola rever a sua intencionalidade e sua história (VEIGA, 2002). 

Entende-se como Projeto Político Pedagógico (PPP), uma ferramenta teórico-metodológica para a intervenção e mudança da realidade. Um elemento que organiza e integra a atividade prática da instituição neste processo de transformação, um planejamento global da instituição escolar, cujo objetivo representa uma sistematização de um processo de planejamento participativo, que define qual é o tipo de ação educativa que se quer realizar (VASCONCELOS, 2004). Em outras palavras, compreende-se como um projeto que busca uma direção, este é uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido no coletivo. Portanto, todo projeto pedagógico da escola é, também, um projeto político, é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade por estar intimamente vinculado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária, embora não possa negligenciar as necessidades das minorias (LONGHI E BENTO, 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.5 Kb)   pdf (263.5 Kb)   docx (66.5 Kb)  
Continuar por mais 46 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com