TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  2/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.283 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Examinamos uma instituição escolar para experimentar seu Projeto Político Pedagógico. Verificar a melhores maneiras de educar e métodos plausíveis que alinham seus alunos para a sociedade.

Na dimensão educacional há uma intensa inquietude a respeito de aperfeiçoar e tornar mais atraentes os sistemas de transferência de conhecimentos, uma ampla participação dos membros da comunidade escolar para converter a escola em independente e democrática. Neste âmbito, o Projeto Político Pedagógico transforma-se num importante instrumento para o processo de transformar a instituição num lugar de formar e educar cidadãos conscientes.

Neste trabalho, iremos conhecer o Projeto Político Pedagógico da Escola Luz Terrena, localizada na cidade de Cruzes, São Paulo, particularmente no que se refere ao Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano), na forma que é direcionado à comunidade escolar e seu cotidiano.

2 DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios da sociedade humana, passando pela Grécia antiga e seus primeiros filósofos, onde foram estruturados os conhecimentos até a atualidade em que o processo de aperfeiçoamento continua, na qual sempre houve preocupações de quais seriam os melhores métodos para a educação e transmissão de conteúdos. Firmado nesta análise infere que para essa idealização se tornar factível deve ter o envolvimento de toda a comunidade escolar de forma democrática para projetar o melhor pra instituição, nascendo consequentemente, um instrumento demasiado necessário, o Projeto Político Pedagógico.

2.1 A ESCOLA

Utilizamos como base para nossa produção textual sobre o Projeto Político Pedagógico a Escola Luz Terrena, localizada na cidade de Cruzes, São Paulo, sua organização é pública e de responsabilidade do município.

Como a escola esta localizada na periferia da cidade, caracterizada por clientes de baixa renda, em grande parte é beneficiário do Programa Bolsa Família do governo nacional.

A escola de período integral desde 2010. Segundo o site da Secretaria , o projeto tem o objetivo “oferecer às crianças de bairros de vulnerabilidade social as mesmas oportunidades de desenvolvimento, formando cidadãos melhores no futuro”.

Durante o período da manhã é oferecido aulas para turmas do 3º, 4º e 5º ano. No período da tarde, englobam como meios didáticos livros, laboratório de informática e projetos interdisciplinares. Ainda segundo o site “As aulas e estruturas oferecidas proporcionam condições para que os alunos tenham uma educação que possibilite o seu desenvolvimento pleno. Aos pais, seus filhos seguros, em ambiente de confiança sob orientação pedagógica adequada”. No contra turno os alunos participam de diversas oficinas participando de atividades socioeducativas, como: oficina do saber, teatro, dança, judô, musicalização e coral, informática, xadrez, inglês, atletismo, dentre outras atividades para reforçar o desenvolvimento físico,

cultural e intelectual do aluno.

Durante o período em que as crianças permanecem na escola, tem quatro refeições, sendo que Cruzes já foi eleita por ter a melhor merenda de São Paulo, conforme consultada a Secretaria, “A merenda escolar foi eleita a melhor do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero em parceria com o Governo Federal em 2010”.

A escola conta com projetos de inclusão, mesmo apresentando números menores que expectativa de alunos frequentes. Outro projeto oferecido a comunidade é o núcleo de reforço escolar, que tem foco o atendimento ao aluno com dificuldades de aprendizagem.

3 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

É relevante acrescentar, que o Projeto Político Pedagógico deve ser um planejamento participativo e democrático com o comprometimento de pais, gestores, professores e alunos em concordância com o estado em que se encontram a escola e seus participantes.

Conforme documentação histórica da escola em questão, desde que escola foi fundada, seu projeto pedagógico tem como referencial teórico–metodológico a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional, Lei 9394/96, as Diretrizes Curriculares e Parâmetros Curriculares para o ensino fundamental e médio, também de acordo com a Secretaria de educação do Município de Cruzes. “Cooperam na produção do Projeto Político Pedagógico desta escola, Pedagogos, funcionários, professores, pais e alunos, estes representados pela assembleia”, enfatiza a Diretora.

Considerando o Projeto um instrumento de elaboração conjunto, Veiga complementa,

O projeto político pedagógico, ao se constituir em processo preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisões. (1998, p. 13, 14)

Fundamentado nos estudos deste semestre, o projeto contempla toda a composição necessária para caraterização física e metodológica da escola. Segunda a Diretora, “Este ano nosso PPP foi elaborado na Filosofia da Cooperação, que consiste no fundamento de desenvolver o senso de responsabilidade e crítico do aluno, também a curiosidade, criatividade, solidariedade e respeito considerando a realidade e faixa etária de cada um”. Verificado o enfoque da qualidade do ensino e a particularidade dos alunos presentes na escola, concordamos com Vasconcellos,

Projeto Político Pedagógico [...] é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (81.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com