TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

LINCENCIATURA EM PEDAGOGIA

TURMA: 202 NOITE 1

ACADÊMICOS

ANTÔNIA HONORATO DA SILVA

FRANKLIN ISACKSSON AVELAR LIMA

LINDANÔRA MARQUES

ODILEIA

SILMARA SANTANA ANDRADE

SÔNIA KAROLINY PEREIRA BERREDO

PESQUISA SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-(PPP): OBSERVADA NA EMEF MAESTRO MIGUEL ALVES DA SILVA

MACAPÁ

2016

PESQUISA SOBRE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-(PPP): OBSERVADA NA EMEF MAESTRO MIGUEL ALVES DA SILVA

Com base na pesquisa realizada observamos a grande importância do Projeto Político Pedagógico, ele que é a base para conduzir as ações por meio da organização coletiva partindo dos princípios da democratização e apoiando-se em referencial teórico que possa garantir uma proposta sólida e com objetivos bem definidos.

O PPP é importante para a Educação por ser um documento que diz não à uniformização. Deixou de ser apenas um conjunto de planos e diretrizes e se fez amplo, justamente, por ser projeto, por ser político e por ser pedagógico.

A escola visitada trata-se de EMEF Maestro Miguel Alves da Silva, localizada em uma área urbana periférica no bairro Perpétuo Socorro. A escola citada oferece Ensino Fundamental 1º ao 5° ano, Educação de Jovens e Adultos e turmas de Aceleração.

Segundo a coordenadora da escola o Projeto Político Pedagógico da escola é construído junto com o corpo técnico da escola, funcionários, pais e comunidade, onde são feitas reuniões para que sejam decididos de forma coletiva e democrática todas as ações que irão contribuir com todos que estão direta ou indiretamente ligados a escola, dando assim a oportunidade de participarem da elaboração de um projeto que irá afetar de forma positiva ou não o destino de todos que por ele serão influenciados. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e os possíveis caminhos para atingi-los.

A escola prioriza metas para o plano de ação no PPP, vem trabalhando as relações interpessoais na escola, através de discussões de grupo, do envolvimento de toda comunidade escolar nas ações da escola e também na execução de projetos, cursos, encontros pedagógicos, eventos cívico social, com objetivo de integrar o grupo e estreitar relações entre todos que fazem parte da instituição escolar, buscando um clima de harmonia entre todos.

Um problema enfrentado pela escola é que por ela ser situada em uma área de periferia sua clientela externa(comunidade) em sua maioria possui renda familiar muito baixa e tem problemas sociais econômicos sérios, que interferem na formação de seus filhos. Parte deles não demonstram interesse pelos estudos, cometem atos de indisciplina em sala de aula, buscando solucionar isso, a escola trabalha a conscientização dos pais, trazendo-os para dentro da escola para participarem de palestras e encontros sobre os problemas explicitados e também se organiza para atender melhor a todos os que nela convivem.

Com base nas observações concluiu-se que o Projeto Político Pedagógico serve para direcionar as ações da escola, que deve ser estabelecido coletivamente e por isso passa a ser compromisso de todos. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com