TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  2/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.004 Palavras (9 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE- FCSGN

PEDAGOGIA / 2º semestre

Luciano Romais

LEITURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
CEJA LUIZA MIOTTO FERREIRA – MATUPÁ MT

Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte como requisito para obtenção de nota na disciplina de Práticas de Formação Pedagógica.

Prof ª Valdiceia Bernardo

Guarantã do Norte-MT

2017/2[pic 1]

RELATÓRIO

O Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Luiza Miotto Ferreira está situado na Rua 10 s/n no Bairro Cidade Alta, na cidade de Matupá, Estado de Mato Grosso, foi criado pelo Decreto nº 447/09 D.O 05/01/2010, e autorizado pela Res. CEE/MT Nº. 580/09 D.O 05/01/2010 e CNPJ: 07900291/0001-13.

Conforme o seu Projeto Político Pedagógico, o CEJA atende alunos jovens e adultos na modalidade EJA a partir de 15 anos de idade, desde a alfabetização até o ensino médio. Sua oferta educacional é distribuída por anos e segmentos, onde o Ensino Fundamental se divide em 1º segmento (1º e 2º ano), que corresponde aos anos iniciais (1º ao 5º) do ensino regular; e 2º segmento (1º e 2º ano) correspondente aos anos finais (6º ao 9º ano); e o Ensino Médio (1º e 2º ano) conforme Res. nº 003, de 15 de junho de 2010. Atende também alunos na Sala de Recurso Multifuncional, e Exames Supletivos Online.

O atendimento escolar de Jovens e Adultos na sede ocorre nos períodos vespertino, noturno e finais de semana. O CEJA atende também alunos em salas anexas de escolas na Comunidade Flor da Serra (Gleba Liberdade), e nas Glebas União e Padovani. Também na sede do município, a partir de 2017, foram constituídas salas anexas na Escola Municipal Jane Pereira Lopes e na Associação da 3ª Idade Tia Celina.

A equipe gestora é composta pela Direção, Secretaria, Coordenação Pedagógica e Coordenação da área de Linguagem, com auxilio do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar – CDCE, que é o órgão consultivo e deliberativo do CEJA.

O corpo docente do CEJA é composto por 10 (dez) profissionais formados em Pedagogia, 02 em História, 04 em Língua Portuguesa, 01 em Geografia, 02 em Matemática, 02 em Educação Física, 02 em Biologia/física/química, 02 bacharéis e 02 com licenciatura formadas em áreas técnicas. A equipe técnica administrativa é composta por 8 (oito) profissionais com formação em nível médio atuando na secretaria, biblioteca e multimeios didáticos. O apoio administrativo é composto de 3 (três) vigias, 2 (duas) técnicas em alimentação escolar e 03 (três) técnicas em infraestrutura na função de limpeza.

A maioria dos profissionais trabalha em regime de 30 horas semanais. Os profissionais participam de formação continuada através do PEIP e PROFTAAE. O PEIP tem como objetivo melhorar as práticas pedagógicas dos docentes no ensino/aprendizagem dos alunos com projetos educativos que faça intervenção necessária para o ensino de qualidade no CEJA, e o PROFTAAE é direcionado aos Técnicos Administrativos Educacionais e Apoios Administrativos Educacionais, com finalidade de melhoria na educação através do trabalho coletivo, nas relações interpessoais, no desenvolvimento das atividades laborais, no atendimento do público da unidade escolar.

O Centro conta com espaços educativos importantes como quadra de esportes coberta, academia, biblioteca, laboratório de informática, refeitório, sala de vídeo. São espaços devidamente utilizados pelos professores e alunos de forma a aperfeiçoar sua aprendizagem.

A demanda de alunos do CEJA é formada por agricultores, empregados braçais, domésticas, donas de casa, desempregados, jovens e adolescentes vindos de escolas regulares, moradores da zona urbana e da zona rural, todos com história de vida semelhante, vítimas do sistema educacional excludente, por falta de oportunidades e por não acompanhar o programa das escolas regulares, gerando distanciamento do saber, muitos deles repetentes e desistentes, necessitando reconstruir seu tempo e espaço para alcançar seus propósitos.

Visando uma educação reflexiva com conexão entre as áreas de conhecimento, busca-se proporcionar ao educando um ensino voltado para o processo formativo de pleno desenvolvimento do cidadão, inspirado nos princípios da liberdade e democracia, nos ideais de solidariedade humana, igualdade, bem estar social e respeito à natureza. Dessa forma é oferecido ao estudante o conhecimento ajustado em si mesmo, no sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas artísticas, culturais, cognitivas, éticas, políticas, científicas, estéticas, de inter-relação pessoal e de inserção social, para que possa agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania, para um posicionamento crítico, responsável e construtivo na sociedade.

Com isso, o CEJA tem a finalidade de ser um lugar para se construir com esperança o sonho de um projeto de vida, não apenas para o exercício da cidadania, mas também que prepare para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

No decorrer do ano letivo, além dos conteúdos ministrados em sala de aula, o CEJA desenvolve três projetos interdisciplinares principais. O primeiro deles é o “Sarau dos Namorados”, cuja culminância acontece na época do dia dos namorados (12 de Junho), tendo como objetivo trabalhar – nas Áreas das Ciências Humanas, da Natureza/Matemática, Linguagem e Primeiro Segmento - atividades de pesquisa sobre relacionamentos, comportamento moral/ético, vivencia em harmonia com seus semelhantes, a busca da realização pessoal e do outro e a busca da felicidade como formas de viver com os outros no mundo. Entende-se que o dia dos namorados não só uma data comemorativa e comercial, mas também uma oportunidade para enfatizar a importância da pessoa do relacionamento, sendo esta uma oportunidade também para se trazer à escola o (a) companheiro (a) e demais familiares.

O segundo projeto interdisciplinar é relacionado a atividades literárias, coordenado pela Área de Linguagens, e que destaca a importância da leitura, apresentação de conteúdos de livros, poesias, dramatizações, com premiação aos primeiros lugares.

O terceiro projeto é chamado de “Ventrecha de Pacu”, que trabalha a diversidade e a cultura local e regional, tendo como objetivo principal criar situações de aprendizagem que colaborem para que os alunos desenvolvam as suas habilidades e competência de reconhecimento do espaço geográfico a qual estão inseridos. Neste projeto ser desenvolvidos diversos temas tais como: conhecimento do meio em que vive, cidadania, diversidade, direitos humanos, étnico racial, inclusão e tantos outros que não podem ser separados da vida em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com