TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  29/8/2018  •  Artigo  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 5

O que é e o que deve conter um Projeto Político Pedagógico?

22/09/2017 Pais, Filhos & Escola 3

Para alcançar seus objetivos e suas metas, a instituição de ensino deve criar um planejamento que reúna as ações a serem executadas durante determinado período. Esse é o famoso Projeto Político Pedagógico (PPP), a verdadeira identidade de uma escola.

Mas para esse planejamento realmente engrenar, é preciso contar com a atuação ativa de cada um dos envolvidos no processo. Aí entram gestores, professores, alunos, funcionários, pais e demais responsáveis.

Como o próprio nome indica, o PPP é um projeto porque reúne propostas de ações concretas e serem executadas. É político porque considera a escola como um espaço para a formação de cidadãos responsáveis, conscientes e críticos que formam a sociedade e atuam nos rumos que ela vai seguir.

É por último, é pedagógico pois define os projetos educativos que configurarão essas ações no processo de ensino e aprendizagem.

Se neste momento você está se perguntando como funciona o PPP e como saber exatamente o que um projeto de um centro educacional adota, definitivamente está lendo o artigo certo!

Continue acompanhando o que preparamos e entenda um pouco mais sobre esse projeto que é tão importante para a formação do aluno e o desenvolvimento da instituição.

Existe um plano pedagógico escolar padrão?

Saiba, desde já, que o PPP não será o mesmo para todas as escolas. Na prática, sua estrutura até poderá seguir um modelo mais geral, mas os Projetos em si serão quase sempre específicos. Comprar modelos prontos ou encomendar um PPP a consultores externos é um dos erros mais comuns.

Isso porque, para criar e implementar o PPP, deve-se considerar diversas características que, muitas vezes, variam de instituição para instituição e de comunidade para comunidade. Isto é, cada PPP é único e sua elaboração deve ser parte de um processo em conjunto com toda a comunidade escolar.

Além de criar um documento que atenda às necessidades específicas dessa comunidade, tudo isso cria a ideia de pertencimento entre a comunidade.

Com que frequência as escolas reformulam seu plano?

O PPP pode ser alterado anualmente, de dois em dois anos ou em intervalos personalizados, sejam eles mais longos ou mais curtos. Tudo dependerá da necessidade avaliada pelos responsáveis pela criação do projeto.

No entanto, revisitar o arquivo apenas para enviá-lo à Secretaria de Educação sem analisar profundamente as mudanças ocorridas na escola e as novas necessidades dos alunos pode prejudicar a eficácia do PPP.

Como um guia para as decisões escolares que devem ser efetuadas, o PPP deve ser flexível e modificado ao longo dos anos e das mudanças pelas quais a escola e os alunos passam. Isto é, deve ser consultado e modificado constantemente, para evitar que ele se torne um documento obsoleto e inutilizado.

Logo, nem sempre ele será completamente reformulado, porém, o PPP deve ser aberto a modificações necessárias e constantes. Trabalhar com a implementação e o acompanhamento das etapas do PPP de forma contínua e conjunta é importante para que se consiga reavaliar as ações, caso não estejam funcionando como o esperado.

Dessa forma, pode-se intervir pontualmente a fim de minimizar surpresas negativas com relação aos resultados finais.

Uma maneira inteligente de acompanhar o projeto de forma mais consistente é realizando reuniões periódicas entre gestores e professores, a fim de trocar informações e identificar desvios e imprevistos que venham a ocorrer no processo. O PPP é de todos e deve ser sempre acessível à toda a comunidade!

Qual a estrutura do plano pedagógico?

O PPP tende a seguir um delineamento básico a partir de quatro principais etapas: identificação das finalidades, levantamento de dados específicos, implementação da proposta e acompanhamento das ações.

Quando o PPP une as três dimensões — um projeto que é político e pedagógico — ele se torna um guia, que indica a direção correta do ensino para gestores, professores, alunos, famílias e funcionários envolvidos.

Por isso, ele deve ser estruturado de forma correta e bem completo para evitar dúvidas no percurso de sua execução. Contudo, ele deve ser flexível o suficiente para se adaptar às necessidades de cada comunidade e ritmos de aprendizagem dos alunos. Segundo especialistas, a elaboração do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com