TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.286 Palavras (14 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        PLANEJAMENTO ANUAL        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        13

5        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        15

6        PLANOS DE AULA        18

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

O Relatório de estágio supervisionado tem por objetivo relatar as observações relacionadas ao estágio Supervisionado na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal Dr. João Pinheiro, no primeiro bimestre de 2020, tendo como base aprimorar a prática em sala de aula e aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas estudadas, bem como confrontá-los com a prática pedagógica, buscando firmá-la de forma significativa.

A Educação Infantil em nossa atualidade é cada vez mais entendida por todos como um espaço que deve proporcionar à criança, experiências que permita seu pleno desenvolvimento. O lúdico, a brincadeira ganha compreensão de sua importância no processo ensino e aprendizagem da criança.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

O período escolar, ainda mais o ensino infantil, é uma das fases mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, é nela em que alguns traços de personalidade são construídos, e o ambiente escolar desempenha um papel socializador em que a criança começa a ampliar sua rede de relações. Especialmente o professor nessa fase, tem forte contribuição para que ela consiga desenvolver conhecimentos expressivos.

Por isso, o papel do professor é fundamental no andamento das atividades na Educação Infantil, pois ele é o mediador entre a criança e o conhecimento. Assim sendo, é extremamente necessário que esse profissional esteja em uma constante busca por aprender sobre o desenvolvimento de crianças e a forma como elas veem e sentem o mundo, criando oportunidades para elas manifestarem seus pensamentos, linguagem, criatividade, reações, imaginação, ideias e relações sociais.

Já as habilidades desse educador é saber a tênue diferença entre brincar e ensinar, já que é brincando que as crianças amadurecem, exploram o ambiente e refletem sobre as formas culturais onde vivem. Em contrapartida, o professor deve utilizar seus conhecimentos para elaborar comentários, formular perguntas, provocar desafios e incentivar a verbalização.

Outra tarefa desse profissional é possibilitar a obtenção de diversos saberes para que os alunos ampliem seu entendimento do mundo.Mas a forma de agir do docente não deve ser uma simples repetição de conteúdos para serem assimilados. Como mediador, o professor precisa questionar as crianças, estimulá-las a refletirem sobre a informação a qual estão sendo expostas e, principalmente, ensinar o educando a construir o seu próprio conhecimento, de maneira crítica e autônoma.

Existem várias formas de incentivar a descoberta e a troca de saberes no ambiente escolar. E o ideal é o uso de atividades lúdicas que promovam a livre expressão de pensamentos, emoções, ideias, imaginação, etc. Durante as práticas, o professor constitui-se no observador que direciona as ações, mas sem limitar o processo de aprendizagem.

Mais uma função do docente é a transmissão de valores como ética, respeito, cooperação, dignidade, diversidade, solidariedade, fraternidade, amor, entre outros. Pois estes são bastante relevantes no desenvolvimento do indivíduo dentro de sua sociedade. Em geral, são valores sólidos que evitam, ou minimizam, condutas inapropriadas em relação a outras pessoas, bem como estimulam o sujeito a agir em busca de uma sociedade melhor e mais justa. Além disso, quando o educador age de maneira solidária e tolerante, por exemplo, a criança entende aquilo como algo que ela também deve realizar.

Portanto, além das rotinas de sala de aula, o professor em educação infantil tem o compromisso em manter um zelo pelas crianças que as acompanham em todos os ambientes, desde os pátios da escola até na convivência em casa com seus pais.


  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

1. O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?

        O Projeto Político Pedagógico é um documento que possui uma grande importância no contexto educacional. Norteador das práticas e metodologias escolares, o PPP deve ser elaborado de maneira colaborativa, com a participação de todos os membros da comunidade escolar.

        Esse documento é um guia, um grande espelho que reflete os ideais e posicionamentos das escolas que estão em busca de aprimoramento constante para entregar uma educação de qualidade aos seus alunos.

2. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem se apropriar na educação básica. Sendo assim, todas as escolas devem organizar seu currículo a partir desse documento. Com base na leitura que você realizou, como as competências gerais da Educação Básica se inter-relacionam com o PPP?

        O PPP deve dar continuidade a proposta de aprendizado apresentado pelo BNCC, sendo assim, o mesmo deve apresentar formas para que tal documento seja devidamente aplicado, de tal forma que o currículo mínimo apresentado às escolas pelo estado, deva ser cumprido com êxito, cabendo ao PPP propor e executar medidas que colaborem com cumprimento de tal documento.        

 3. A avaliação da aprendizagem é um elemento crucial no processo de ensino e de aprendizagem, visto que oportuniza indícios dos avanços escolares e dos pontos que precisam ser aperfeiçoados. Com base na leitura que você realizou do PPP, de que modo a escola apresenta o processo de avaliação?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (199.5 Kb)   docx (235.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com