TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.518 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.......................................................................................................03                              

2 DESENVOLVIMENTO:

2.1 A importância do projeto político pedagógico para a organização escolar.........04

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................07

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................08


INTRODUÇÃO

        

        O presente trabalho, é uma reflexão sobre a importância do projeto político pedagógico para a organização escolar, esse que recebe o nome de PPP entre os profissionais da educação, e outros nomes, tais como, projeto pedagógico, proposta pedagógica, projeto de trabalho, mas que na prática tem a mesma função no contexto educacional. O projeto político pedagógico vem sendo construído e propondo novos caminhos a educação, a fim de se construir uma escola de qualidade e democrática. Ao se realizar o fazer pedagógico e as suas relações com o currículo, conhecimento,  e com a função social da escola, obriga-se a um pensar e uma reflexão contínua de todos que os envolvidos neste processo.

        O projeto político pedagógico é um documento pautado na LDB (lei de diretrizes e base da educação), no inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP). O que de fato é o documento e como ele é realizado?

 qual é o seu fundamental papel no contexto educacional? Aqui explicitaremos,  qual é a contribuição do PPP para a organização escolar.

 

DESENVOLVIMENTO

  1. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

O projeto político pedagógico é uma construção coletiva, na LDB ( lei de diretrizes e bases da educação) trata-se de um documento fundamental da escola na busca da sua identidade, sua elaboração exige a participação de todos os envolvidos no processo educativo. A construção do PPP é a busca de um ensino de qualidade e de uma gestão democrática.

 O PPP representa o planejamento de todas as ações que são desenvolvidas pela  escola, além de ser o eixo de toda e qualquer ação a ser desenvolvida no estabelecimento de ensino, proporcionando a busca da identidade da escola, tendo por finalidade o comprometimento na construção de uma sociedade mais humana e democrática, vendo o homem como ser social e sujeito da educação.

É no PPP e através dele, que a escola estabelecerá suas concepções, sua metodologia, é o planejamento que da “rumo” as ações da escola, é a própria identidade da escola como instituição de ensino, sendo que se apresenta como um reforço às questões de gestão democrática. No planejamento estarão relacionados os objetivos que irão contribuir para a formação do educando, formando cidadãos críticos e comprometidos com a sociedade.

         Não apenas por ser uma obrigação legal o PPP é  um processo fundamental para o êxito da escola, a cultura do diagnóstico e da avaliação como tomada de decisão em movimentos de ação, reflexão sobre a ação, e ressignificação de ação.

A  lei de diretrizes e bases da educação 9.394/96 no inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim sendo a escola tem autonomia na construção de seu planejamento, e assegura a gestão democrática, caracteriza-se por sua elaboração coletiva e não se constitui em um agrupamento de projetos individuais, ou em um plano apenas construído dentro de normas técnicas para ser apresentado às autoridades superiores e posteriormente ser engavetado.

O projeto político pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração, é na realidade e na reflexão dela que se constrói no PPP, é imprescindível que nas ações, estejam contempladas as metodologias mais adequadas para atender às necessidades sociais e individuais dos educando.

A finalidade do projeto político pedagógico é estabelecer as  diretrizes básicas de organização e funcionamento da escola, reconhecendo e expressando a identidade da escola de acordo com sua realidade, características próprias e necessidades locais, definindo coletivamente objetivos e metas comuns à escola como um todo, possibilitando ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais, assim estimulando o sentido de responsabilidade e de comprometimento da escola na direção do seu próprio crescimento. Assim definindo o conteúdo do trabalho escolar, tendo em vista a realidade da escola e as características do cidadão que se quer formar, integrando as ações desenvolvidas, seja na sala de aula ou na escola como um todo, seja em suas relações com a comunidade, desse modo estabelecendo princípios orientadores do trabalho do coletivo da escola, acompanhando e avaliando o trabalho escolar, definindo, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta, extrapolando a dimensão pedagógica.

Segundo Gadotti (Veiga, 2001, p. 18):                                        

Todo projeto supõe ruptura com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (124 Kb)   docx (30.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com