TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO: NATUREZA E SOCIEDADE: A Floresta Amazônica

Por:   •  15/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.982 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

BAZÍLIO CUSTÓDIO NETO

PROJETO: NATUREZA E SOCIEDADE: A Floresta Amazônica

SÃO BENTO – PB

2014

BAZÍLIO CUSTÓDIO NETO

PROJETO: NATUREZA E SOCIEDADE: A Floresta Amazônica

Projeto de Intervenção apresentado à Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento aos requisitos para a avaliação no componente curricular de Estágio Supervisionado VI.

Orientador(a): Profa. Dra. Lebiam Tamar Gomes Silva.

SÃO BENTO – PB

2014

1 INTRODUÇÃO

A creche onde estou realizando o meu estágio atende a um público bastante diversificado, mas apesar das diferenças poucas vezes ocorrem conflitos com relação à convivência, as crianças são muito amistosas. Devido ao público ser muito participativo, apesar da idade, escolhi trabalhar em grupos, pois assim fica mais fácil observar o espírito de equipe e o compartilhamento de idéias entre os pequenos.          

Devido a várias observações e conseqüências a opção pelo estudo da Floresta Amazônica foi feita por ser um tema abrangente, que permite aos alunos conhecer as especificidades da fauna, da flora e do clima de um determinado ambiente. Através deste estudo, os alunos poderão realizar comparações entre o ambiente estudado e aquele no qual vivem, vindo a ampliar as noções que possuem a respeito do próprio ambiente em que estão inseridos.

2 OBJETIVOS

2.1 GERAL:

  • Identificar como a ação do ser humano pode modificar o ambiente e empenhar-se nas atividades de grupo.

2.2 ESPECÍFICOS

2.2.1 Conceituais

  • Conhecer e compreender, de modo contextualizado, o ambiente a nossa volta;
  • Analisar – através de imagens e dramatizações – práticas sociais que prejudicam a natureza;
  • Reconhecer a importância da natureza na vida das pessoas.

2.2.2 Procedimentais

  • Demonstrar ações que ajudem a preservar o meio ambiente, percebendo que um ambiente é formado por componentes distintos, relacionados aos seres vivos e aos seres “não vivos”.

2.2.3 Atitudinais

  • Praticar atitudes de respeito ao meio ambiente, na escola, na comunidade e na família;
  • Comportar-se de maneira consciente de seus deveres, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade e pelo reconhecimento da importância do equilíbrio ecológico para uma vida saudável das gerações futuras;
  • Procurar assumir práticas que valorizem a vida, onde a criança possa representar os conhecimentos adquiridos através de desenhos e pequenos textos descritivos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        O trabalho com o tema “Natureza e Sociedade” tem como função principal contribuir para formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e atuar na realidade socioambiental de modo comprometido com a vida, com o bem estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso, é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com ensino e aprendizagem de habilidades e procedimentos.

        A evolução da espécie humana veio acompanhada de complexa evolução social, cultural e tecnológica, o que não aconteceu com outras espécies de seres vivos. Nenhuma outra espécie evoluiu com tamanha capacidade de manipulação das condições do meio em seu próprio benefício.  Como vimos no RCNEI é fundamental, porém, que as crianças possam estabelecer relações entre os temas tratados em seu cotidiano, vinculando aspectos sociais e naturais, pois “as crianças, desde que nascem, participam de diversas práticas sociais no seu cotidiano, dentro e fora da instituição de educação infantil. Dessa forma, adquirem conhecimentos sobre a vida social no seu entorno” (BRASIL, 1998, p.181).

        A infância é uma etapa fundamental para criar sentimentos profundos e amor pela natureza, hábitos saudáveis para o meio ambiente. Os professores de educação infantil devem desenvolver atividades de sensibilização, com  relatos ou contos, criação de pequenos animais, vasos de plantas, aprender a ouvir sons da natureza, dar nome às árvores, abraçá-las e estabelecer rotinas diárias que vão criando hábitos permanentes de conservação e amor ao meio ambiente, pois como diz Danelli (2008, p11):

A adoção de posturas ambientalmente sustentáveis implica reconhecer a necessidade de construir um novo modelo de desenvolvimento, em que se garanta o uso responsável dos recursos naturais e o bem-estar de todos os seres humanos. A preservação dos recursos naturais é necessária para a sobrevivência desta e das futuras gerações.      

        Nos seus processos interativos, as crianças não apenas recebem e se formam, mas também criam e transformam – são constituídas na cultura e também são produtoras de cultura. São sujeitos ativos que participam e intervêm no que acontece ao seu redor. Suas ações são também forma de re-elaboração e recriação do mundo. Desde que nasce, o bebê reage ao entorno, ao mesmo tempo em que provoca reações naqueles com os quais se relaciona. As ações da criança são simultaneamente individuais e únicas, porque são suas formas de ser e de estar no mundo, constituindo sua consciência e sua subjetividade, e coletivas na medida em que são contextualizadas e situadas histórica e socialmente.

4 CAMPO DO ESTÁGIO

A creche Maria das Graças Soares de Queiróz foi criada no dia 09 (nove) de setembro de 2011, através do plano de incentivo do governo Federal. Atualmente este Centro de ensino é composto por 42 dependências distribuídas da seguinte forma: 8 (oito) salas de aula todas destinadas ao ensino pré-escolar; 01 (uma) diretoria, 01 (uma) biblioteca; 01 (uma) sala de professores; 01 (uma) secretaria; 01 (uma) sala de vídeo; 01 (um) lactário 01 (uma) cozinha; 01 (uma) cantina; 01 (um) almoxarifado; 15 (quinze) banheiros – sendo 02 (dois) para uso do corpo docente e 08 (oito) para os discentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com