TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Natureza Viva

Por:   •  21/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO – NATUREZA VIVA

INTRODUÇÃO

A Educação Ambiental vem ocupando espaços cada vez mais consistentes e significativos, tanto no âmbito internacional como no âmbito nacional decorrente de movimentos ambientalistas. Ela foi surgindo e se fortalecendo como resultado das características e condições sócio-político-econômicas enfrentadas pela sociedade e com base na constatação dos crescentes impactos e acidentes ambientais das últimas décadas.

Assim, para Medina [1999, p.25] a educação ambiental “[...] é a incorporação de critérios socioambientais, ecológicos, éticos e estéticos nos objetivos didáticos da educação. Pretende construir novas formas de pensar incluindo a compreensão da complexidade e das emergências e inter-relações entre os diversos subsistemas que compõem a realidade.” Já para Teixeira [2007, p. 23] é “[...] um conjunto de ensinamentos teóricos e práticos com o objetivo de levar à compreensão e de despertar a percepção do indivíduo sobre a importância de ações e atitudes para a conservação e a preservação do meio ambiente em benefício da saúde e do bem-estar de todos.”

Com base nos documentos oficiais, destaca-se a definição na Conferência Intergovernamental de Tbilisi [1977], a qual afirma que a educação ambiental é um processo de reconhecimento de valores e esclarecimento de conceitos, objetivando o desenvolvimento das habilidades e transformando as atitudes em relação ao meio, para entender e vislumbrar as inter-relações entre os seres humanos, suas culturas e seus meios biofísicos. Para o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental [2005], ela precisa ser transformadora e libertária, contribuindo com a formação de sujeitos críticos de seu papel histórico, que possam designar relações sociais e estilos de vida baseados em valores éticos e humanitários e de relações mais justas entre os seres humanos e destes com o meio e os outros seres vivos.

Com base nestes referenciais, e criando um link com o tema proposto pela Secretaria de Educação, “Educação Emocional” e “Meio Ambiente”, a Escola Centro Educacional Professora Maria de Lourdes de Almeida Veloso, Unidade de Ensino localizada na Rua F, no bairro Bela Vista, pertencente ao município de Entre Rios/BA, pensando em disseminar o conceito de educação ambiental na teoria e na prática, didaticamente, com o intuito de reduzir a emissão de sólidos na comunidade local.

OBJETIVO GERAL

O objetivo deste projeto é orientar e fortalecer ações e programas territoriais de educação ambiental na sua rica e complexa diversidade no município através das componentes curriculares de ciências e geografia para os alunos da Escola Centro Educacional Professora Maria de Lourdes de Almeida Veloso, dos segmentos Ensino Fundamental Anos Finais e EJA II Segmento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Criar ações que incentivem o corpo discente a realizar práticas rotineiras para a preservação ambiental;

• Fomentar a educação ambiental como atividade constituinte da sua rotina;

• Incentivar, pais, alunos e comunidade a zelar do patrimônio socioambiental-cultual bem como resgatar e/ou apresentar a cidadania ambiental;

• Firmar parcerias com secretarias municipais, órgãos e instituições da vertente e comunidade comerciária.

METODOLOGIA

• Promover viagens com alunos à reservas ambientais que ficam localizadas nas proximidades de Porto de Sauipe, como Reserva Sapiranga e Eco Vila;

• Catações de lixo no entorno da praia as quais serão realizadas em três etapas:

• Primeira catação de lixo, pesagem do lixo e encaminhamento para empresa de reciclagem;

• Caminhada ecológica, panfletagem e apresentações culturais;

• Segunda catação de lixo, pesagem, comparação com a primeira catação de lixo, feita antes da caminhada ecológica e envio do lixo para empresa de reciclagem.

• Aquisição/Construção de lixeiras para a escola;

• Confecção de cartazes em sala de aula;

• Confecção de jardim suspenso com materiais reciclados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com