TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Natureza

Por:   •  25/4/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALLANA TAVEIRA POLLES RA:N516216

AMILTON RODRIGUES RA:

CANTINHO DA NATUREZA

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2020

  1. TEMA

O tema central do trabalho é natureza, onde será realizado a montagem de um cantinho pedagógico, e terá o intuito de possibilitar atividades que promovam explorar diferentes elementos e materiais da natureza. Considerando isto, os docentes irão propiciar aos alunos, criar e ampliar suas expressões e sentidos através do contato com a natureza. Deste modo, proporcionando construírem significados únicos e pessoais de mundo, através das relações que serão estabelecidas com as diversas atividades.

     A autora Ana Lúcia Machado, do e-book “Brincando com os 4 elementos da Natureza” afirma:

A qualidade do brincar da criança com a natureza torna-se infinitamente cheia de significado e superior, pois a força destes organismos vivos penetra na organização corpórea da criança e contribuem para seu desenvolvimento saudável, auxiliando nas defesas naturais do organismo. (MACHADO, 2016)

 Dessa forma, o projeto propõe criar estratégias significativas de aprendizagem

sobre os elementos da natureza, respeitando o tempo para se apropriarem das possibilidades de cada material. A organização de cenários que estimulavam as interações (entre crianças e entre adultos e crianças) e o dimensionamento, no tempo e no espaço, das áreas para experiências lúdicas, propiciaram às crianças pequenas o direito de desenvolver sua identidade e percepções de mundo pelo prazer e pela curiosidade.

Os educadores também ampliaram a criatividade no preparo de espaços, objetos, e brincadeiras, incluindo diferentes elementos para a exploração e a pesquisa infantil. Criando estratégias mais significativas para a elaboração dos registros que compõe a documentação pedagógica com vistas ao planejamento, em um percurso de vivências coletivas.

  1. JUSTIFICATIVA

Aproveitando a importância da aprendizagem sobre o meio ambiente e da criança desenvolver a conscientização e sua percepção sobre o que compõe a natureza, trabalharemos o desenvolvimento do senso crítico investigativo, criativo e autônomo, bem como, a importância de conviver harmoniosamente com a natureza.

Dessa forma, a criança desenvolve com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, é de suma importância iniciar um trabalho que leve ao conhecimento dos alunos sobre cuidar e preservar o meio ambiente, assim como explorar e descobrir as inúmeras maravilhas que a natureza proporciona.

[...], a visão da criança como ser que é parte da natureza e do cosmo merece igualmente destaque, especialmente se considerarmos as ameaças do esgotamento de recursos em nosso planeta e as alterações climáticas evidentes nos últimos anos. Conforme alerta Tiriba (2005), os seres humanos partilham a vida na terra com inúmeras espécies animais, vegetais e animais, sem as quais a vida no planeta não pode existir (PARÂMETROS DE QUALIDADE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL, 2008, p.14).

    As crianças que são ensinadas a cuidar e respeitar os recursos naturais disponíveis para a sua sobrevivência e de suas futuras gerações, saberão utilizar esses recursos de maneira responsável e consciente de que a vida no planeta depende de cada um que vive nele.

  A Educação Ambiental exerce papel fundamental na vida de quem a desenvolve e consequentemente na vida dos que estão ao seu entorno, ela deve ser trabalhada em todas as disciplinas,  e ser contextualizada com a realidade do aluno e com o cotidiano da escola, tendo a responsabilidade dos professores, gestores e demais membros da comunidade escolar e das famílias.

  1. PÚBLICO ALVO

O público alvo deste projeto é a Educação Infantil (4 a 5 anos).

  1. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM

A direções possíveis desse projeto são inúmeras, o propósito é que o aluno desenvolva em seu meio o cuidado com o meio ambiente e progrida sua aprendizagem, através das atividades proporcionadas pelos mediadores e educadores.  

Para a Educação Ambiental, a contribuição da complexidade se dá como um dos pilares do pensamento e prática transdisciplinar que entendo ser uma forma de intercâmbio entre as disciplinas, superando as fronteiras entre elas. Dessa forma, a redução e fragmentação do saber serão superadas. (RIBEIRO, 2010, p.85).

De uma forma geral às crianças irão realizar atividades que desenvolvam a aprendizagem, exploração, experimentação, criação e investigação, no que tange os elementos da natureza, de modo autônomo, em que possam compartilhar, interagir, conviver com o outro e ainda se divertir com as experiências propostas. Segundo Vygotski, o desenvolvimento e a aprendizagem da criança ocorrem a partir da relação que tem “no seu cotidiano, observando, experimentando, imitando recebendo instrução das pessoas mais experientes de sua cultura, aprende a fazer perguntas e também obter respostas para uma série de questões” (2008, p.76).

Em 1988 a Constituição Federal dedicou um capítulo inteiro à questão ambiental, colocando em seu artigo 225, § 1º, VI, que:

 Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988)

Sendo assim, a Educação Ambiental é vista como portadora de grandes responsabilidades no que tange à construção do futuro da humanidade, na perspectiva de uma sociedade sustentável e em harmonia com o meio ambiente.

  1. OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO:

Este projeto tem por objetivo central desenvolver no aluno e o conscientizar sobre a importância da preservação da Natureza, a partir de práticas como reuso, reciclagem e o plantio. Aprender através do cultivo da horta em garrafas PETS é uma das formas de desenvolver no aluno individualmente e também na comunidade escolar, a necessidade de se tornarem ecologicamente instruídos e, portanto, capazes de contribuir para a construção de um futuro sustentável. Ao lado do cultivo das plantinhas terá o “ Macaquinhos me indicam”, um cantinho de leitura feito com paletes em um ambiente totalmente confortável, receptivo e lúdico, onde a ideia é cada macaquinho indicar a leitura do dia, dessa forma a criança é estimulada e aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorarem suas habilidades comunicativas.  Precisamos ensinar a percepção do tempo na criança, onde temos o cartaz do tempo, dessa forma o aluno saberá diferenciar as condições climáticas, se o dia está: ensolarado, nublado ou chuvoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com