TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Natureza Insetos

Por:   •  4/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

PROJETO: A VIDA SOBRE OS INSETOS

Mini-Grupo I C

INSETOS SOCIAIS – FORMIGAS, ABELHAS E CARACOL

INSETOS SONOROS – CIGARRAS E GRILOS, CENTOPÉIA

INSETOS NOCIVOS – MOSCAS, BARATAS, LAGARTA

INSETOS COLORIDOS – JOANINHA E BORBOLETAS, BESOURO

Faixa-Etária: 2-3 anos

Conteúdo: NATUREZA E SOCIEDADES

Objetivos:

• Conhecer o modo de vida e as características dos insetos;

• Pesquisar em diversas fontes, como Livros e Revistas;

• Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com insetos, manifestar curiosidade e interesse pela forma de vida desses pequenos seres.

• Conteúdos: Natureza e Sociedade, Participação de atividades que envolvam histórias, discussão e brincadeiras;

• Exploração de diferentes materiais, tendo contato com imagem, fotos, entre outros que informam sobre insetos;

• Possibilidade de ampliação do repertório de conhecimento a respeito do mundo dos insetos, comparação de semelhança e diferenças.

Avaliação: Será organizado em planilhas fazendo anotações da participação e o envolvimento das crianças durante as atividades.

Tempo estimado: Três meses

DESENVOLVIMENTO:

Materiais Necessários:

* TNT - para Fantasias.

* Lápis de cor, folhas brancas, documentários sobre insetos, desenhos animados e histórias infantis em que eles sejam personagens, revistas e livros especializados, canetinhas ou lápis, sacos plásticos transparentes, recipientes inquebráveis, potes de vidro, insetos folhas, água, algodão, caixa de papelão retangular, cartolina e pasta.

* Caixa de ovos.

* Filmes a Vida de Insetos DVD.

* Filme 1 Tesouro de Besouro.

ORGANIZAÇÃO DA SALA:

Reunir as crianças em roda durante as conversas, leituras, e em grupos para a pesquisa e produção de escritas.

DESENVOVIMENTO:

1ª etapa: Fazer uma sondagem inicial perguntando o que os pequenos sabem sobre o tema e pedindo que desenhem o que conhecem. Observar o que eles sabem sobre os insetos, alimentação e hábitos desses pequenos seres. Examinar se as informações provêm da observação dos bichos ou de representações conhecidas em livros ou em desenhos animados. Após, propor para o grupo um passeio pelo jardim a procura de formiga, borboletas, entre outros. Essa atividade será para um entendimento do assunto que está sendo discutido.

2ª etapa: Apresentar o livro dos insetos, perguntar se tem algum que se parece com aqueles observados no jardim. (Anotar a fala de cada criança para um registro final).

Também pode falar seus nomes se elas não conseguirem se lembrar.

3ª etapa: Solicite que as crianças coletem insetos em casa, orientando-as a colocá -los em saco plástico. Em sala, transfira os bichinhos para potes de vidros e os alimente, baseando-se nas pesquisas sobre os hábitos alimentares.

Será proposto para as crianças que mostrem em desenho o que viram no jardim e qual a função das formigas, abelhas e caracóis diante do tronco das árvores, será que as formigas têm profissão?

4ª etapa: propor em roda de história o ¨Conto da Cigarra e a Formiga”, utilizando os fantoches para as crianças fazendo com que criem pergunta sobre os insetos. Que forem apresentados a elas. Usaremos a casinha para essa representação teatral.

INSETOS SONOROS: (Cigarras, Grilos).

5ª etapa: Convidar as crianças para formarem uma roda para uma sondagem breve sobre os insetos a serem pesquisados, desta vez os insetos sonoros como; Cigarras e os grilos. Para que nossa pesquisa seja de qualidade, escolheremos apenas um inseto por vez. Traremos uma imagem da cigarra, discutiremos sobre seu habitat, alimento, entre outros. Então convidaremos as crianças para fazer um desenho desse inseto.

6ª etapa: Propor uma roda de conversa para o grupo no intuito de observar a imagem de um grilo. Discutiremos a seu respeito e convidaremos as crianças para confecção de um grilo usando pedaços de graveto. Esta será importante para levantar curiosidade a respeito desse curioso inseto.

Apresentaremos figuras e imagens destes insetos como vivem e se alimentam em seu habitar.

7ª etapa: Para apresentar o caracol, faremos um círculo no chão. Dentro colocaremos a imagem do caracol, pediremos que cada criança observe e conte para o grupo qual o nome do inseto. A partir de suas respostas a educadora fará mediação incentivando eles a descobrir algumas características desse ser. Após, convidará o grupo uma confecção usando massa de modelar e caixa de ovos. É interessante que cada criança faça o seu e leve para casa.

INSETOS NOCIVOS: Moscas e Baratas, Centopéia.

8ª etapa: A educadora irá propor ao grupo que olhem com atenção o livro (Comportamento dos Animais) que fala do habitar e a vencia dos insetos e seu paladar, que as moscas e baratas, centopéia consegue senti, ouvir pelas suas antenas que carregam na cabeça, e são encaixadas nos órgãos sensórias que reagem não apenas ao tato, mas também ao cheiro.

Nesta roda de conversa apresentar o livro com figuras e imagens em seguida propor que desenhe as imagens que viram no livro dos insetos e que mostre também no desenho o que as moscas mais gostam de comer?

1ª Para a atividade da mosca faremos uma roda usando o som do chocalho imitando-a sua sonorização. Aproveitaremos o momento da apreciação do livro, tornando o assunto mais interessante.

2ª Voltaremos ao assunto fazendo uma retrospectiva do assunto anterior. Propor uma colagem usando folhas secas e pintura com tinta guache marrom, formando uma barata. Durante, ouvir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com