TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA – SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Por:   •  11/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  3.312 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA –

SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

BULLYING NA VIDA ESCOLAR

Jessica Caroline Boeff Trento - RA 1733790_______

Celoi Marinho Paz - RA 1733775

Marechal Cândido Rondon-PR

2019

1. Tema

Bullying

1.1 Titulo

Bullying na vida escolar.

2. Situação-problema

Qual impacto do bullying na vida escolar e o que podemos fazer para evitar o bullying?

3. Justificativa e embasamento teórico

A palavra bullying é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Também adota aspecto de adjetivo, referindo-se a "valentão", "tirano". Como verbo ou como adjetivo, a terminologia bullying tem sido adotada em vários países como designação para explicar todo tipo de comportamento agressivo, cruel, intencional e repetitivo que envolvem intimidações, insultos, assédios, exclusões e discriminações de todo gênero contra uma pessoa indefesa e esse tipo de agressão pode causar graves consequências, como danos físicos e psicológicos para quem sofre esse tipo de violência.

Em quase todos os países do mundo, o bullying na escola é um problema crônico e isso atrapalha a aprendizagem do aluno, além de afetar o seu comportamento fora da escola, segundo os psicólogos.

Compreendemos que as manifestações do bullying são situações do dia-a-dia da escola e que passam despercebidas aos olhos dos profissionais da educação, muitas vezes pelo desconhecimento de como agir e outras por considerar as agressões como meras brincadeiras infantis. Portanto, é notório o sofrimento do aluno quando submetido ao bullying e a dificuldade que a criança tem em libertar-se de tal violência.

O bullying existe em todas as escolas, isso é fato, mas o grande diferencial entre elas é a postura que cada uma tomará frente aos casos de bullying.

A escola deve ser responsável por uma educação pautada em valores, por isso é necessário que a escola disponha de ações voltadas para a conscientização e prevenção ao bullying, junto aos estudantes de maneira formal e sistemática durante todo o ano letivo, capaz de orientá-los acerca da cidadania e do respeito.

4.Público-alvo

Todos os alunos do Ensino Fundamental e Médio, com o envolvimento dos pais, mães, docentes e funcionários(as).

5. Objetivos

5.1 Objetivos Geral

Erradicar as práticas de bullying na escola, além de proporcionar aos alunos uma reflexão sobre a importância do respeito mútuo valorizando e respeitando a individualidade de cada um.

5.2 Objetivos Específicos

Diferenciar bullying de brincadeiras;

Desenvolver o respeito mútuo em relação à aceitação do outro;

Conscientizar o aluno que sofre bullying sobre a necessidade de reação e denúncia;

Evidenciar as consequências que a prática de bullying traz tanto para a vítima quanto para o agressor;

6. Percurso metodológico

Este projeto será desenvolvido através de palestras com psicólogas, para os alunos, pais, e responsáveis, para esclarecimentos sobre o bullying, as causas, consequências tanto para a vítima quanto para o agressor, e também palestra sobre a campanha Setembro amarelo, que visa a prevenção ao suicídio, tema que deve ser abordado devido a uma consequência do bullying.

Terá apresentação de filmes em sala de aula sobre o tema, da realização de atividades diversas, onde cada professor desenvolve a mesma com base na matéria aplicada, realização de trabalhos expositivos em grupos de forma dinâmica, leituras de artigos e depoimentos de vítimas de bullying, debates, e brincadeiras, além de criação do slogan sobre bullying e do estatuto antibullying, tudo para proporcionar a reflexão sobre as causas e consequências do Bullying.   

7. Recursos

Será utilizado ferramentas multimídia para pesquisas bibliográficas sobre o tema e também para a publicação e socialização dos resultados. Pesquisas no laboratório de informática, revistas, artigos e publicações em geral.

8. Cronograma

Tendo em vista a importância deste projeto para a vida escolar, o mesmo terá como duração quase todo ano letivo para maior eficácia, cronograma este que pode ter mudanças no decorrer do ano.

MÊS DE ABRIL – Apresentação do conceito de “bullying”, através de palestras com psicólogas e logo após debate para levantamento de propostas e conclusões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com