TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.349 Palavras (6 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]



  1. IDENTIFICAÇÃO:

           A proposta de atuação do pedagogo será desenvolvida no Centro de Educação Infantil Lourdes Sanna Steffens, localizada na rua Gertrud Resener no centro da cidade de Palmitos SC. Atualmente o CEI atende aproximadamente105 crianças dos 4 meses aos 4 anos de idade, e oferece atividades pedagógicas, buscando a formação integral da criança, propondo aulas dinâmicas, bem como todos os cuidados necessários para o bom desenvolvimento.  A diretora do CEI Lurdez Sana Steffens é a pedagoga Silvane Daniela de Moura.

FONE: 3647-0651

2 CARGA HORÁRIA:

carga horária de 8 horas.

            A responsável pela proposta será a diretora do CEI Silvane Daniela de Moura, com a colaboração dos profissionais dentre eles professores serventes e cozinheiras, bem como alunos e pais.

3 TEMÁTICA:

O tema a ser abordade a relação Família-Escola, primeiro ponto de referência para a criança é a família, além de sua casa o ambiente educativo vem para contribuir na construção do conhecimento e na integração com o mundo. Se tratando da Educação Infantil, então é o tempo certo para incutir nas crianças atitudes e valores importantes que levarão para toda vida.

4 INTRODUÇÃO:

            Tão importante quanto o papel do professor na educação das crianças é o papel dos pais, afinal, são eles que estabelecem os primeiros ciclos de aprendizagem em casa. Por isso, é muito importante que exista essa consciência por parte dos responsáveis. É extremamente necessário saber qual é o dever da escola e o que compete aos familiares.

            A importância da união dessas duas instituições sociais família/escola na formação educacional das crianças, uma parte dos sistemas educacionais acredita ser de responsabilidade da família por ser o ambiente para o desenvolvimento e educação das mesmas.
          De acordo com a disponibilidade dos pais, o acompanhamento da educação da criança é realizado na maioria das vezes por parentes, proporcionando dessa forma uma provável deficiência na qualidade da educação.

           A relação envolvendo a escola e a família deve ser harmônica para que ocorra um processo de educação eficiente, uma vez que a escola é uma instituição que possui o objetivo de complementar o ambiente familiar. Sendo assim, a escola não deve funcionar sem a família e vice-versa, pois uma depende diretamente da outra visando ao desenvolvimento social e educacional das crianças.

5 JUSTIFICATIVA:

 Esta proposta visa promover a interação entre o centro de educação infantil e a família, a fim de trabalhar a afetividade e a importância deste sentimento no convívio familiar e educacional.

Todo pai deseja dar uma boa educação ao seu filho, assim é necessário que família e oespaço educativo trabalhem juntos, cada um cumprindo seu papel.  Aos pais cabe a responsabilidade em promover a saúde, a educação, os valores familiares e o lazer, visando o bom desenvolvimentobiopsicosocial do seu filho. A responsabilidade dos professores está em garantir a aprendizagem das crianças, a partir da sua prática, objetivando o seu sucesso de aprendizagem. (QueziaBombonatto, 2012).

            Através de Souza (2000), “o amor incondicional que a criança recebe de seus pais é o que vai construir a base para uma autoestima positiva”. Integrar a famíliano centro de educação infantil não é algo rápido, requer tempo, paciência, sabedoria e projetos pedagógicos que envolvam os pais na participação das atividades educativas entre outras formas de envolvimento da família que os façam perceber o quanto é importante acompanhar a vida de seus filhos durante o processo educativo. O tempo dedicado é investimento para o futuro da criança e tem suas compensações.

        A proposta buscará promover uma maior interação com os pais e a comunidade educativa através de atividades lúdicas, palestra.

6 OBJETIVO GERAL:

             Fortalecer o laço familiar, desenvolvendo um trabalho coletivo de interação e diálogo, dentro do lar e no ambiente educativo, estimulando o crescimento e o fortalecimento da autoestima da criança, reforçando a importância de dedicar tempo e amor aos filhos.

7 OBJETIVO ESPECÍFICO:

- Fortalecer os vínculos afetivos existentes entre as famílias e os centros de educação infantil;

- Trabalhar a importância dos pais dedicarem tempo e amor aos filhos;

- Promover a formação da criança para o exercício da cidadania;

- Orientar maneiras da família se fazer presentes na vida dos filhos;

- Reconhecer e valorizar os membros da família;

- Promover eventos entre as famílias e a escola;

8 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

              Podemos perceber que a medida que a sociedade evolui, o ser humano passa a se tornar cada vez mais prático e ter menos tempo para momentos como por exemplo com os filhos. Segundo Morgan a evolução não para e isso é fantástico, mas temos grandes problemas vindo com essa evolução:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com