TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PEDAGOGIA

Por:   •  27/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  950 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1. Definição do Tema

  Desenvolver com as crianças dos grupos II a V do CMEI ‘’ Regional São Lourenço”, localizado em Serra Sede a grande diversidade de animais que existem, e aproximação com o meio rural dentro da escola. Acreditamos que projetos, que falam de animais, têm grande importância no cotidiano das crianças por sua presença nas histórias infantis, brinquedos, músicas e desenhos.

  Os temas serão abordados, de maneira bem lúdica e interativa de acordo com a afixa etária de cada grupo, os seguintes aspectos: fauna, flora, artes plásticas, músicas, danças, brincadeiras e alimentação.

2. Problematização

  A maioria das crianças da comunidade tem, principalmente contato com animais domésticos, passando despercebido a existência de outros seres vivos do reino animal que vivem em sítios.

3. Justificativa

  É importante que a criança entenda e respeite os animais, tanto os que ela conviverá com frequência, domesticados, como também os silvestres, que podem em alguns casos oferecer alguns perigos caso sejam provocados. E por isso, estes trabalhos são importantes pois sensibilizam a criança e fazem com que se desenvolvam em cidadãos humanizados.

4. Objetivo Geral

  Proporcionar ao educando o conhecimento de forma a fortalecer valores e atitudes experimentando e vivenciando o contato com os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.

5.OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Reconhecer e identificar os diferentes tipos de animais;
  • Promover o respeito para com todas as espécies de seres vivos;
  • Sensibilizar os alunos para que se tornem cidadãos humanizados;
  • Desenvolver a criatividade, a capacidade de abstração e interpretação;
  • Aumentar o vocabulário;
  • Desenvolver coordenação motora e a consciência corporal;

6. Adequação do projeto dentro do PPP escolar

      De acordo com o regimento interno escolar e o PPP, a Escola realiza o incentivo de atividades, propõem avaliações interdisciplinares, busca incentivar o aluno nas atividades solicitadas no cotidiano. No dizer de Paulo Freire: “(...) nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão se transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo”.

O presente projeto, elaborado dentro dos preceitos da Lei 9394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e do município de Serra, expressa os anseios de alunos, pais e comunidade e se apresenta como elemento orientador das ações da instituição na busca da melhoria de qualidade do trabalho realizado. Fundamentando suas concepções de criança, educação, desenvolvimento e aprendizagem em Piaget, Vygotsky, Wallon e Gardner, entre outros teóricos, assume a especificidade da educação infantil, buscando promover a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, sociais e cognitivos da criança, considerando-a um ser completo e indivisível.

    Sendo assim, atendendo demandas sociais e interdisciplinares o projeto está devidamente enquadrado na proposta pedagógica da escola.

7.Metodologia

   O desenvolvimento do projeto ocorrerá em sala de aula e na quadra, através de histórias e músicas infantis, dobraduras, filmes, recorte e colagem, produção de maquete com animais, expondo a diversidade e características que os diferenciam e jogos e brincadeiras dirigidas pela professora de Educação Física.

  Será desenvolvido com os grupos II a V, cada semana será desenvolvida uma atividade em sala com as professoras regentes e com a professora de artes e educação física. Terá duração de 6 meses, culminando com a visita da fazendinha na escola, juntamente com os familiares das crianças.

8. Recursos Didáticos

   Fantoches, máscaras, bonecos, Livros didáticos que retratam o tema, CD’s e DV’s que retratam o tema, gravuras, figuras e objetos que retratam o tema; Materiais pedagógicos (tinta, cola, papel, etc.

 9. Avaliação

Desde 2009 que as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) determinam que as instituições criem seus procedimentos para a avaliação do desenvolvimento das crianças. O processo de avaliação na educação infantil não deve ter como objetivo a seleção, a promoção ou classificação dos pequenos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (125 Kb)   docx (295.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com