TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  23/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.811 Palavras (8 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Durante as abordagens estudadas com o desenvolvimento da disciplina, tendo em vista as considerações acerca da educação infantil, verifica-se o quanto os processos vividos foram e são fundamentais para os avanços no campo educacional. Há que considerar a grande contribuição de filósofos nessa área, pessoas pelos quais foram extremamente essenciais para as correntes atuais.

Por meio das descobertas e da criatividade, a criança pode expressar-se, criticar e transformar a realidade. Para que a ludicidade avance na educação é preciso fazer-se uma reflexão sobre o processo de ensinar e aprender.

De acordo com Winnicott e Piaget, conceitos como brinquedo, jogo e brincadeira são formados ao longo de nossa vida.

Podemos verificar que o brincar está presente em todas as dimensões do ser humano e, de modo especial na vida das crianças. A criança aprende a brincar brincando e brinca aprendendo.

Segundo Chateau de “Uma criança que não sabe brincar, uma miniatura de velho, será um adulto que não saberá pensar”. Para manter-se em harmonia consigo mesma, com seus semelhantes e com o mundo que a cerca, a criança precisa brincar, precisa inventar e reinventar o mundo.

Brincar é genético na criança e é fundamental para o seu desenvolvimento psicossocial. Através da interpelação da criança com os brinquedos ela desenvolve o raciocínio, a criatividade e a compreensão do mundo. Com a brincadeira a criança aumenta sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolve habilidades motoras e cognitivas.

A criança, por meio da brincadeira, reproduz o discurso externo e o internaliza, construindo seu próprio pensamento.

Por meio das atividades lúdicas, a criança reduz muitas situações vividas em seu cotidiano, as quais, pela imaginação e pelo faz-de-conta, são reelaboradas. Esta representação do cotidiano se dá por meio da combinação entre experiências passadas e novas possibilidades de interpelações e reproduções do real de acordo com suas afeições, necessidades, desejos e paixões.

Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para pensar, sendo que a criança avança raciocínio, desenvolve o pensamento, estabelece contratos sociais, compreende o meio, satisfaz desejos, desenvolve habilidades, conhecimentos e criatividade.

Pensar em educação é pensar no ser humano, em sua totalidade, em seu corpo, em seu ambiente, nas suas preferências, enfim, nas suas relações vivenciadas.

Educar significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

A educação lúdica contribui e influencia na formação da criança, possibilitando um crescimento sadio, um enriquecimento permanente, integrando-se ao mais alto espírito democrático enquanto investe em uma produção séria do conhecimento. A sua prática exige a participação franca, criativa, livre, crítica, promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio. A arte e música, quando trabalhadas de maneira adequada, promovem o ensino e a aprendizagem de forma eficaz, possibilitando o conhecimento de variadas linguagens, o autoconhecimento, a apreciação estética e a percepção de mundo.

O aprender envolve o desenvolvimento da autonomia, do discernimento e da responsabilidade pessoal. Para isso, a educação não pode negligenciar o desenvolvimento de nenhuma das potencialidades de cada indivíduo: memória, raciocínio, sentido estético, capacidades físicas, aptidão para comunicar-se.

A criança da educação infantil necessita de um espaço marcado por experiências ricas que a coloque como um ser competente no desenvolvimento de suas potencialidades, assegurando o direito a uma educação de qualidade.

Reconhecemos que as inúmeras mudanças que vêm ocorrendo são significativas e têm propiciado a construção de novos modelos de ensino a partir das discussões do referencial curricular nacional para a educação infantil. É importante ter o planejamento de ensino, ajuda também que o professor consiga progredir no seu processo de formação e profissionalização.

Portanto, para se ter um ensino pedagógico de acordo com a necessidade que o aluno precisa para evoluir, é papel da escola e educadores discutirem, analisar e refletir sobre as práticas de ensino, não se esquecendo da importância de cada uma delas na formação da criança.

1.1 EXEMPLO DE BRINCADEIRAS

AMARELINHA (4 e 5 anos).

Como brincar a diversão já começa na hora de desenhar no chão a amarelinha em forma de caracol. Em seguida, as crianças se posicionam em fila.

A primeira joga uma pedrinha no espaço marcado com o número um.

Ela deve saltar essa casa, cair na seguinte com um pé só e percorrer todas as outras pulando com esse mesmo pé. Quando chegar ao centro, pode colocar os dois pés no chão, dar meia-volta e voltar pulando em um pé só. Em seguida, brinca o segundo da fila e assim por diante. Na próxima rodada, todos devem jogar a pedra no número dois. Quem pisa na linha ou na casinha em que está a pedra sai do jogo. Se jogar a pedra no número errado, também sai. A brincadeira termina quando só houver uma criança.

PARTICIPANTES No mínimo três,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com