TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Por:   •  14/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

PRÁTICAS DE ENSINO EM GESTÃO EDUCACIONAL

Nome: Leonardo Alves de França

Curso: Pedagogia – Licenciatura (EAD)

Dentre os profissionais pertencentes ao trio gestor, temos o coordenador pedagógico. Cabe a ele toda a organização pedagógica da escola de modo a interagir com todos os participantes do processo de aprendizagem.

Seu papel dentro da equipe gestora é de trazer um direcionamento as atividades pedagógicas de forma a desenvolvê-las de forma eficaz através de um trabalho coletivo, sendo assim é fundamental que o coordenador pedagógico se atente as suas funções não confundindo com outras atividades que desviem o seu foco das ações pedagógicas.

Por isso é necessário que ele esteja constantemente em contato com seus docentes, de forma a acompanhar suas metodologias e seu envolvimento com os alunos para que as práticas sejam ajustadas a fim de se alcançar um ensino de qualidade.

Para que o coordenador esteja mais presente nas atividades escolares é necessário estar acompanhando as aulas ministradas por seus docentes. Através dessa atividade o coordenador tem a oportunidade de conhecer de maneira mais aprofundada as interações que ocorrem em sala de aula.

Mas esse trabalho de aperfeiçoamento e trocas não ocorre apenas por meio de observações, é necessário que o coordenador proporcione aos seus docentes situações onde haja o compartilhamento de ideias e seja possível discutir sobre a realidade escolar de maneira ampla onde se consiga desenvolver mudanças no cotidiano, esse momento é oportunizado por meio das reuniões pedagógicas.

Além disso é tarefa do coordenador pensar na capacitação de sua equipe e diante disso organizar formações continuadas que possibilitem um aprofundamento em temáticas importantes para as melhorias na prática pedagógica.

A formação continua deve oferecer aos professores uma reflexão acerca de sua prática, sendo um momento que oportunize novos saberes e que possibilitem a inserção de metodologias que visem uma aprendizagem mais coletiva e reflexiva no ambiente educacional. (ARAÚJO, 2007)

Entendemos então que o coordenador tem um foco muito grande e um trabalho árduo com sua equipe docente, mas suas ações não se restringem apenas a eles. Pra então se obter sucesso nessas construções o coordenador também precisa estar próximo de seus alunos.

Esse vínculo se estreita a partir do momento que esse gestor oportuniza situações onde ele possa estar conversando com as turmas e diante disso fazer levantamentos acerca do que acontece diariamente e então fazer ajustes que favoreçam a aprendizagem dos mesmos.

Essas trocas além de transmitirem maior confiança e apoio ao aluno, também faz com que a coordenação tenha um olhar mais singular para essa criança de forma a acolhê-la e entender suas necessidades e com isso poder contar com o auxílio de sua equipe pedagógica, família e de outros profissionais que atuando em conjunto irão ajudar essas crianças no seu processo educativo.

Notamos então que a sua atuação é bem ampla porém não é feita de maneira isolada, o coordenador também precisa estar reportando tudo que acontece para seu diretor onde de maneira conjunta possam estar desenvolvendo novas estratégias e planejamento que possibilitem uma maior atuação das equipes, alunos e comunidade, além de reorganizar funções, atividades e até mesmo estruturas a fim de proporcionar um local adequado para o desenvolvimento desses alunos.

Portanto a partir dessa discussão vemos o porquê o coordenador é considerado um elo entre as equipes, pois cabe a ele estar se relacionando e escutando todos os participantes da parte pedagógica da escola e com isso articular suas necessidades de modo a se alcançar um bem em comum, onde cada um através de suas habilidades irão contribuir para as mudanças e melhorias no processo educativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com