TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II: JOGOS E RECREAÇÃO

Por:   •  25/5/2021  •  Relatório de pesquisa  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 2

 FACULDADE SUPERIOR DE ENSINO PROPGRAMUS-ISEPRO

CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD (FAS)

TURMA: TURMA LP181C -EAD –IV BLOCO       TURNO – INTEGRAL

ACADÊMICO: AURENEIDE OLIVEIRA DOS SANTOS

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II: JOGOS E RECREAÇÃO

CRISTINO CASTRO-PI, 12/03/2020.

O presente texto trata de uma pesquisa que teve por objetivo analisar dados e conceitos relacionados à concepção de qualidade nas séries iniciais para os diferentes agentes da educação, entre eles, pais, professores, crianças e gestores. A inserção de campo que permitiu a realização da pesquisa ocorreu no período de março de 20, na Escola Airton Joaquim de Oliveira, localizada na Rua: Antônio Leite, Bairro Bela Vista na Cidade de Cristino Castro-pi. Essa Escola atende 172 crianças nas séries iniciais, sendo que 100 crianças frequentam pela manhã e 72 pela tarde.

Antes de tudo, vamos entender um pouco sobre práticas pedagógicas, jogos e recreações: O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza suas emoções.

O principal objetivo da brincadeira é explorar. Para uma criança pequena, tudo é experimento, até jogar e brincar com o prato de comida. A brincadeira é um espaço para explorar sentimentos e valores, assim como para desenvolver suas habilidades.

Quanto à situação física da Escola, é composta por quatro salas de aulas, três banheiros uma cantina e um depósito ao lado, pátio e quadra de esportes.

No quadro administrativo a Escola conta com um Diretor, um secretário que compartilham o mesmo espaço. Um coordenador, duas zeladoras e duas merendeiras, dois vigias, doze professores sendo que apenas um não possui curso superior.

Além dos materiais, móveis, equipamentos e utensílios para o uso administrativos, também dos docentes e discentes existem inúmeros materiais pedagógicos como: livro didático, tarefas de papel, data show e também materiais para as atividades de educação física como: cordas, elásticos, bolas, brinquedos e jogos didáticos.

Nas séries iniciais, a grade curricular é composta pelas disciplinas de: linguagem, matemática, noções de natureza e sociedade. Nessa Escola. Quanto à situação pedagógica, o currículo escolar segue as orientações do MEC. O planejamento escolar é elaborado pelos professores, diretor e coordenador. Costuma serem realizados a cada dois meses acompanhados diariamente pelo coordenador.

Contudo, percebe-se que as brincadeiras ajudam a desenvolver habilidades onde as crianças desempenha seu papel com autonomia, tornando uma criança mais observadora e crítica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com