TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUE - UNIDERP                                                                                                             CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA                                                                                                                           POLO REPUBLICA 722

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

JOSE DE RIBAMAR LIMA RA:2833320763

PROFª HELENROSE A DA S PEDROSO COELHO

Belém- Pá

2015

Introdução:

Este trabalho tem a intensão de apresentar um projeto voltado para uma serie de 5º ano/4ª serie de uma determinada escola que se encontra com alguns alunos com problemas comportamentais, cognitivos e sociais. Tentando por intermédio de este projeto alcançar resultados positivos para esses alunos.

Uma grande ajuda para a construção de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Animais O principal objetivo do projeto foi compartilhar e ampliar as pesquisas sobre terapia/atividade/educação assistida por animais, bem como divulgar métodos de investigação para definir variáveis e parâmetros, promovendo estudos confiáveis.

A turma de 5º ano da escola Santa Dalva é um turma composta  de 35 alunos, sendo os mesmo bem diversificado, onde se encontra vários fatores de comportamento, de aprendizagem e sociais.

Mapeamento do perfil da turma

Nome da Escola: Santa Dalva

Serie: 5º ano / 4º Serie

Numero de alunos: 35       Meninos: 15         Meninas: 20

Perfil da Turma:

 Alunos com Problemas comportamentais:  

Nesta turma podemos perceber que 02 alunos com problemas agravantes de comportamento, são eles Jonathan Maciel de Queiroz e Fabiano Castro Silva.

Jonathan: È um educando que apresenta sérios problemas comportamentais tais como: Desobediência excessiva, agressividade aos colegas.

Fabio : É uma aluno bem parecido com  aluno Fabio, porem Fabiano é um aluno que com um pouco de insistência obedece e respeita a professora, mas também agressivo com os colegas impondo a eles uma certa autoridade.

Mapeamento dos principais problemas comportamentais individuais

Que a profissão docente passa por um momento delicado é algo reconhecido não apenas por quem faz da sala de aula o seu dia a dia, mas também pelos estudiosos que se debruçam sobre o assunto.

Isso porque a escola passa por dois movimentos de mudança - ambos externos aos seus muros. Por um lado, cobram-se cada vez mais tarefas da instituição: ensino dos conteúdos regulares, temas transversais, cidadania, ética, Educação sexual e por aí vai. De outro, afirma o especialista, "as condições de exercício da profissão estão cada vez mais difíceis".

São deveres dos alunos ou de seus responsáveis,

- Tratar a todos com respeito e cordialidade;

 -Adquirir e portar, nos prazos solicitados, o uniforme escolar adotado e o material didático determinado pela Escola;

 - Reembolsar os danos causados à Escola, às instalações ou material desta ou de terceiros;

 - Cumprir as determinações da Direção.

 – Adentrar ao recinto escolar as 07:00, com carência mínima de 10 minutos.

 - Participar das aulas com uniforme que o identifique como aluno desta Escola.

 - Ocupar a sua carteira na sala de aula evitando a troca de lugares e o uso de corretivo, lápis, caneta, para rabiscar qualquer objeto dentro da sala, principalmente carteiras.

 - manter-se em sala de aula, respeitando o professor e os colegas; não deverá sair de sala sem autorização prévia do professor, bem como esperá-lo em sala de aula entre um intervalo e outro (troca de professores).

 - Evitar apelidos e frases pejorativas no ambiente escolar, como também manter a sala de aula limpa e organizada.

 -Não será permitida a saída do aluno no horário das aulas (apenas em extrema necessidade fisiológica ou de saúde).

É na infância que se deve aprender a cuidar do próprio corpo. A responsabilidade de ensinar é dos pais, em primeiro lugar, mas a escola também tem a obrigação de apoiar essa fase tão importante da formação das crianças. Em princípio, os pequenos devem conhecer o próprio corpo para entender a importância de cada hábito higiênico que vão adquirir. Os pais devem criar uma rotina, como: antes de se sentar-se à mesa, devem lavar as mãos; antes de se deitar-se, devem escovar os dentes e usar o fio dental. Com o tempo, eles vão se acostumar a essas atividades e vão fazê-las sem pensar.

Porém, eles devem entender o motivo de fazer todas essas coisas.  Os pais têm que conversar com seus filhos e esclarecer as razões dessas obrigações com a limpeza corporal, de forma simples e usando uma linguagem que eles entendam. É preciso dizer, por exemplo, que lavar e pentear os cabelos não permite que os piolhos se proliferem ou ainda que as cáries danifiquem os dentes. Então, devemos escová-los e usar fio dental várias vezes ao dias para evitar problemas.

Se na escola as crianças recebem apoio de maneira mais descontraída, ouvindo historinhas e assistindo a teatro de fantoches, elas captam a mensagem com mais precisão. Por isso os métodos pedagógicos devem se voltar para chamar bastante atenção, nesse sentido.

Relatório do aluno(a)

         Giovanni Góes é um aluno de 10 anos, que apresenta alguns problemas de aprendizagem  tais como  compreensão das leituras lidas pela mesma e  dificuldade na explanação da professora, e necessite de intervenção pedagógica a partir do Terapia Assistida por Animais.

 Mapeamento dos problemas de aprendizagem individuais

A área da educação nem sempre é cercada somente por sucessos e aprovações. Muitas vezes, no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem, assim são rotulados pela própria família, professores e colegas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (135.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com