TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA

PÓLO – TELÊMACO BORBA PR

ANA CAROLINA MARIANO BENTO – RA 8520898226

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

ALYNE FERNANDES DAS DORES OLIVEIRA

TELÊMACO BORBA PR

2014[pic 2]

ANA CAROLINA MARIANO BENTO – RA 8520898226

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado para a disciplina de Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, do Curso de Pedagogia, da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial de nota para aprovação desta disciplina.

Professora Ma. Mariciane Mores Nunes.

Prof.ª Nancy Capretz.

TELÊMACO BORBA PR

       2014[pic 3]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO – Página 4.
  2. DESENVOLVIMENTO – Página 5 até 9.
  3. CONCLUSÃO – Página 10.
  4. REFERÊNCIAS – Página 11.

[pic 4]

Introdução

No presente trabalho irá ser abordado problemas comportamentais e problema de aprendizagem na sala de aula, observando os alunos e suas dificuldades, através do Projeto Interdisciplinar (envolvendo professores de diversas matérias como: português, ciências, geografia, educação física juntamente com psicólogos e pedagogos) de Terapia Assistida por Animais na Educação, com este projeto pretende-se ajudar os alunos no seu comportamento e na sua aprendizagem durante o processo de desenvolvimento.

Sendo um projeto criado em 2000 se expandiu com o passar dos anos, mais de 700 crianças foram beneficiadas, em todo este tempo foi inserido animais diferenciados como: passarinhos, esgargô, gato, cachorro entre outros.

Visualizando e apresentando o perfil da turma, demonstrando tanto o comportamento e quanto à aprendizagem.

Nome da escola (fictício): Colégio Domingues MB

Ano ou série: 4º ano

Número de alunos: 19

Meninos: 9

Meninas: 10

Descrição do perfil da turma: A turma sendo composta por 9 meninos e 10 meninas. No geral os alunos são comportados, uns ajudam os outros com as atividades em sala de aula trocando idéias, tendo um bom relacionamento na sala de aula, prestam atenção nas aulas. A professora é dedicada, atenciosa, sempre buscando adquirir novos conhecimentos para transmitir aos alunos, do mesmo jeito que ensina também aprende com eles, cada um tem o seu jeito de viver, com seus costumes, suas culturas, tendo sua história de vida.

O colégio se localiza em uma comunidade carente na zona norte de São Paula chamado O Meia, são alunos de baixa renda, seus pais não são alfabetizados, na sala de aula tendo uma menina chamada Melina e um menino chamado João tem problemas comportamentais, não respeitam os professores e coordenadores, na sala de aula os alunos apresentam falta de desinteresse.

No convívio familiar muitos sofrem com violência, tráfico de drogas, prostituição, abandono afetivo, a higiene pessoal é precária alunos com uniformes sujos e piolhos.

.

Visualizando 2 alunos entre 7 e 8 anos que moram em comunidades carentes próximos a escola. Estas crianças sofrem com o abandono, violência, prostituição, tráficos de drogas, falta afetividade. Se tornando pessoas violentas, ansiosas e agressivas. Com base no meio social que estas crianças estão inseridas, deu-se inicio ao Projeto Interdisciplinar (envolvendo professores de diversas matérias como: português, ciências, geografia, educação física juntamente com psicólogos e pedagogos) de Terapia Assistida por Animais na Educação.

Apresentando problemas comportamentais

Crislaine da Silva de 7 anos – É inteligente, criativa, caprichosa, porém é violenta, briga por qualquer motivo, xinga a professora fazendo uso de palavrões, não gosta de dividir materiais com os colegas, se importa apenas consigo mesmo, não respeita as regras do colégio, vive sempre bem arrumada e cheirosa, se sente superior perante aos outros.

Sebastião de Jesus de 8 anos – É inteligente, criativo mas costuma ser agressivo com os colegas da sala, e professores, se recusa a fazer o que a professora pede, fica inventando apelidos ofensivos, ameaça seus colegas, faz uso de palavrões, não aceita ouvir um não tudo ele quer fazer por mais que a professora fale que não pode, se veste bem e está sempre arrumado, quer sempre ser superior perante aos outros.

Sendo assim foi levado um gato para sala de aula, através dele serão realizado atividades em grupo exigindo a participação e concentração de todos como: perguntas a serem respondidas onde vão ter que observar as características do animal, assim observando o comportamento geral da tudo.

Todos tiveram um grande desenvolvimento no decorrer das atividades trabalhando em grupo e se comunicando com os colegas, principalmente a Crislaine e o Sebastião após terem contato com o animal começaram a socializar com os colegas respeitando as diferenças de cada.

 

Apresentando problema de aprendizagem

Carminda de 9 anos –É inteligente porém não se manifesta é tímida assim apresentando muita dificuldade em ler, escrever concentração, cansaço e sonolência  não conversa com os colegas e com a professora na hora da aula e nem na hora do intervalo, não fala em publico é difícil ouvi a sua voz na sala de aula, é impossível fazer atividades orais. Sempre está com o Uniforme sujo, falta de banho, má nutrição.

Sendo assim foi levado um cachorro para a sala de aula, Carminda ficou responsável pela alimentação e por dar banho no cachorro durante cinco dias, nos finais de semana os alunos levaram os animais para casa onde será interagido no ambiente familiar. Ela reside com a sua mãe e dois irmãos, sua mãe trabalha o dia todo para poder sustentar a família, seus irmãos estão envolvidos com o tráfico, seu pai foi acusado e condenado por abuso sexualmente dela, após 5 meses foi morto por outros presos na cadeia. Carminda sente falta de carinho afetivo e através de um cachorro ela teve como se comunicar e dá carinho ao animal. Ela foi perdendo a timidez começou a se socializar com os colegas, e tendo um desenvolvimento melhor na sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (62.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com