TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PCC UNESA

Por:   •  6/12/2019  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: Matemática EAD

DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

TÍTULO: Desenvolvimento e Aprendizagem Infantil.

Aluno: Marcelo de Pinho Garrit 201902188918

Professora: Marília Cammarossano

Rio de Janeiro, 15 de novembro de 2019

OBJETIVO: 

Este trabalho tem como objetivo identificar as características do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, emocional e social em crianças, através da observação realizada sob a ótica das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

INTRODUÇÃO:

        Através da observação do cotidiano uma criança, pretende-se identificar as etapas de desenvolvimento e relacionar de forma simples e direta a teoria e a prática.

Serão utilizadas as teorias de Jean Piaget, que defendem a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais global, Segundo a qual, a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.

Além das elaboradas Sigmund Freud, tido como o pai da psicanálise, que considera que as emoções sofridas na infância moldam a personalidade de todos os indivíduos na fase adulta, classificando o desenvolvimento em três fases: Oral (0 a 1 ano); Anal (1 a 3 anos), fálica (3 a 6 anos) e Sexual ( partir dos 12 anos); e de  Erick Erickson, que considerou  insuficientes  as  fases propostas  por  Freud e sugeriu sugerindo  oito  fases  de  desenvolvimento: Confiança x desconfiança (até 1 ano); Autonomia x Vergonha/ Dúvida ( 2 e 3 anos); iniciativa x Culpa (4 e 5 anos); Construtividade x inferioridade (6 aos 11 anos); identidade x Confusão de papéis (12 ao fim da juventude); Intimidade x isolamento (jovem adulto); Produtividade x estagnação (meia idade) e Integridade x Desesperança (velhice).

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

        Para realização desta proposta de prática Curricular, foi necessária a observação do cotidiano de uma criança, em seu ambiente escolar e residência durante uma semana.

Sujeito de observação: Gael de Lima

Idade: 3 anos e 10 meses.

Escolaridade: Pré-II

Local de observação: CEFEL Creche Escola.

Gael foi observado pelo período de uma semana e, mesmo este sendo um curto período para uma análise mais detalhada, é possível identificar que trata-se de uma criança, segundo Piaget, em sua fase pré-operatória, com uma comunicação verbal plenamente eficaz e um vocabulário mais rico que o observado em seus colegas de classe, porém, como esperado, com alguns erros de concordância e tempo. Seu comportamento, tal qual descrito por Jean Piaget, é egocêntrico e com muito curioso. O animismo foi outra característica desta fase evidenciada durante o período de observação, quando por exemplo, durante determinada brincadeira o brinquedo atingiu sua perna e ele deixou de brincar com o mesmo por ele ser “malvado” por tê-lo machucado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (39.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com