TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  21/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

             

PESQUISA E ANALISE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA INCLUSIVA

PCC- PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

DISCIPLINA:   PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

MARCOS SERGIO DOS SANTOS MATOS

Curso : LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA

SALVADOR/2020

2 - OBJETIVOS

        Discorrer sobre os conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano de uma criança e estabelecer a relação entre os aspectos psicossocial, biossocial e cognitivo refletindo sobre os desafios e as possibilidades na educação e na construção do cidadão.

1 - INTRODUÇÃO

        Este relatório tem como propósito apresentar a Proposta de Prática como Componente Curricular da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem (CEL0241).

        Não foi possível realizar a observação de alunos, em virtude das escolas estarem com as aulas suspensas desde do dia 18 de março de 2020, devido a pandemia do Coronavírus (COVID-19), que não assolava só a cidade de Salvador, más todo o Brasil.

3 - ELABORAÇÃO DO ROTEIRO DA ENTREVISTA

3.1 - Qual a formação do professor?

A Professora possui a graduação em Pedagogia, e especialização em Docência em Biologia.

3.2 - Quais as características e necessidades específicas que o aluno incluído na turma apresenta?

Deficiência Intelectual CID 10 (F70) - O aluno apresenta dificuldade de raciocínio e de compreensão, limitações nas habilidades relacionada à linguagem (leitura e escrita) dificuldade em memorizar, planejar e pouca concentração.

3.3 -  Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula?

No primeiro momento é feito uma avaliação diagnóstica para direcionar quanto ao nível de aprendizado do aluno, essa ferramenta é muito importante pois vai nortear os próximos passos, ao identificar que o aluno apresenta necessidades especiais (nem sempre o aluno chega com laudo médico, na maioria das vezes o professor sinaliza e direciona para orientação da Escola que entra em contato com a família), a partir daí é feito junto com a coordenação pedagógica um Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) para assegurar ao aluno de forma diferenciada as habilidades e competências propostas no Currículo Escolar de acordo com a seriação ou ciclo que ele esteja.

3.4 - Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído? As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma?

Todas as atividades desenvolvidas precisam mobilizar a turma para que de fato ocorra a inclusão. A socialização é o processo mais importante para obter sucesso no processo ensino e aprendizagem de todos os alunos.

3.5 - O tempo e os recursos são adequados? 

Na maioria das vezes o professor não tem recursos disponíveis na escola, ele mesmo elabora jogos e faz as adaptações nas atividades de forma a garantir que o aluno esteja sempre incluído com os demais da sua classe. O tempo é bastante limitado, normalmente a escola não é integral, tem um professor por classe que chega a ter em média 25 alunos nos ciclos de alfabetização.

3.6 - Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído?

A parceria é fundamental, no entanto nem sempre é possível, mas tentamos da melhor forma estabelecer uma comunicação entre as partes.

3.7 - Como a avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades específicas é realizada?

Assim como as atividades, as avaliações são adaptadas de acordo com o PDI que foi realizado e com o desenvolvimento pedagógico do aluno, é preciso um olhar diferenciado pois nem sempre a avaliação escrita (prova) será o instrumento mais adequado para aquele aluno, normalmente as avaliações ocorrem de forma processual e específica para cada aluno que precisa do atendimento especializado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (127.5 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com