TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC DE PSICOLOGIA DO DESENV. E DA APRENDIZAGEM

Por:   •  6/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.149 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade Estácio de Sá

Aluno: Moises Fonseca da Silva

Matrícula: 201902451325

Disciplina: PCC DE PSICOLOGIA DO DESENV. E DA APRENDIZAGEM

(CEL0241/3367915) 9017

Curso: Computação - Licenciatura

Data: 17/11/2019

OBJETIVOS

Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento cognitivo, psicomotor, e mocional e soc ial; Construir uma análise críticadas observações realizadas à luz das diferentes teorias do desenvolvimento e da aprendizagem.

INTROUDUÇÃO

Será apresentado aqui uma caracterização da criança em idade escolar, possibilitando ao pesquisador uma maior compreensão do seu desenvolvimento, a fim de compreender suas ações.

Conhecer as características de cada etapa do desenvolvimento pode evitar que, ao lidar com estudantes, subestimamos ou exijamos habilidades cognitivas, sociais ou emocionais para as quais eles ainda não estão preparados.

As teorias do desenvolvimento consideram que o comportamento é fruto tanto de características hereditárias quanto de outras aprendidas no meio ambiente em que vivemos. Entretanto, algumas dessas teorias divergem quanto à parcela de influência de cada uma destas fontes. Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre diferentes posições teóricas na vertente interacionista, de modo a compreender como cada uma delas encara o papel social, enquanto condição que facilita e determina a apropriação e superação do conhecimento socialmente disponível.

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO

Sujeito da Observação: João Gabriel , 9 anos

Escolaridade : 3° ano do Ensino Fundamental I.

Local da Observação: Instituto Nossa Senhora da Piedade .

Data: 09, 10 e 11 de outubro de 2019

Início: 12 :30 h.

Término: 16:30 h.

1° Dia ( 09/10/2019)

Dentre os alunos do 3° ano escolhi o aluno João Gabriel por acompanhar seu desenvolvimento desde a educação infantil, sou seu instrutor de informática onde percebi um grande potencial em seu raciocínio lógico. Logo na entrada onde os alunos devem se formar para o “momento de oração” observo a chegada do João Gabriel com sua lancheira pendurada no pescoço, e puxando sua mochila de rodinha que parece uma carreta desgovernada tentando acompanhar a velocidade do aluno. As filas vão se formando e os alunos buscando seus lugares e lá nos últimos lugares João Gabriel sentado aproveitando estar perto da bancada da cantina se encosta de forma confortável,percebi que não importa o momento ele só fala muito alto, e gosta de comandar os colegas.

Ao final da oração todas as turmas sobem em ordem, neste momento João Gabriel conversa com seus colegas, onde são chamados a atenção para continuarem a se dirigir para sala de aula. Ao início sua professora pede que os alunos peguem suas agendas para poder ver se tem alguma comunicação dos pais com a escola, depois de umas três viradas para trás e me olhar e perguntar o que eu estaria fazendo ali, sorri e o adverti sobre a agenda que a professora já havia pedido, então em meio a uma busca desesperada João Gabriel encontra sua agenda dentro de sua lancheira, ao encontrar ele a levanta me mostrando e rindo dizendo: - Esqueci que coloquei aqui para achar mais rápido.

2° Dia ( 10/10/2019)

Hoje minha observação será no recreio, ao tocar o sinal para o recreio vejo os alunos descendo a escada e buscando a fila da cantina alguns grupos vão se formando para comerem suas merendas juntos, outros alunos ja se direcionam para os jogos de totó, em meio a essa observação escuto uma avalanche descendo as escadas e pelo barulho sei que estão apostando corrida e saltando os degraus, ao desembocar no pátio uma enxurrada de meninos sorrindo e correndo buscando seus lugares no pedaço do pátio onde acontece um “futebol de caixinha de Toddynho” e para minha surpresa o João Gabriel não estava com o grupo, ao subir as escadas buscando o aluno me deparo com o mesmo descendo vagarosamente com cara de sono, e pergunto: -Que houve que você ficou para trás? ele respondeu continuando a descer: -A professora passou muito dever e só poderia sair para o recreio quando acabasse de copiar. Ao descer atrás do João para minha surpresa ele se sentou e comeu seu lanche todo, e ficou ali olhando para o vazio, ao ser abordado por uma avalanche de colegas o chamando para o futebol, ele suspirou fundo e logo se animou e foi jogar com os amigos, notei sua interação com os colegas foi bem intensa em muitas vezes reclamou, empurrou, sorriu, discutiu e discutiu ao tocar o sinal do recreio magicamente eles foram para fila sem ninguém mandar e as brigas do tal futebol ficaram lá no espaço do pátio, onde subiram ordenadamente.

3° Dia ( 11/10/2019)

A observação de hoje será em minha aula de robótica, onde os alunos são colocados em grupos de 4, e dividem o material onde a aula irá acontecer. João Gabriel fica curioso e pergunta várias vezes o que iremos fazer, e me ajuda a distribuir o material. Depois de dar os comandos da aula, vejo João Gabriel montando seu protótipo de forma muito aplicada mas com dificuldade de dividir a montagem do projeto com seus colegas, onde precisei fazer intervenções e sob a alegação que os colegas não conseguiam fazer direito, então o chamei no canto e pedi que em vez de sair montando a missão dele seria ajudar os colegas a conseguirem montar, observei uma mudança no comportamento com o grupo que conseguiu concluir seu protótipo primeiro que todos os outros, João gabriel pediu para ajudar os outros grupos, então disse para os grupos que o JG estaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com