TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC - Psicologia do Desenvolvimento

Por:   •  28/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.022 Palavras (5 Páginas)  •  2.072 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Curso: Matemática – Formação Pedagógica

Disciplina: CEL0241 - Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Professora: Edelu Kawahala

Tema: Observação de criança na educação básica para compreender características que ressaltam o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral ou social.

Aluno: Bruno Henriques Tavares / Matrícula: 202003330965

OBJETIVO

Com base na análise comportamental realizada, poderemos entender melhor como as características físico-motor, afetivo-emocional, intelectual, moral e social influenciam no desenvolvimento da aprendizagem de uma criança desde a sua primeira infância.

INTRODUÇÃO

Um dos ramos da Psicologia é a Psicologia do Desenvolvimento que estuda o desenvolvimento físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social, desde o nascimento de uma criança até sua vida adulta. É um ramo com várias teorias, dos mais diversos autores, com uma complexidade elevada. Um autor que se destaca é Jean Piaget, o “pai” do construtivismo. Para ele, uma criança inicia seu aprendizado ao nascer, através de interações e estímulos do ambiente em que vive. Existem, porém, teorias que vislumbram a hereditariedade, a interação com a sociedade, a habilidade nata da criança, entre outras que teriam influência no decorrer da vida dessa criança até sua formação adulta.

DESENVOLVIMENTO DA ANÁLISE

Observado: Daniel de Souza Tavares

Idade: 9 anos

Local: Moradia da criança

Período Escolar: Fundamental I - 4º ano

Período de Análise: 25/05/2020 até 27/05/2020

OBSERVAÇÃO DO DIA 25/05:

Sua primeira atividade é seu café da manhã e após busca entreter-se vendo vídeos e desenhos pela internet. Com o advento do isolamento social, tem interagido durante esse período com seus amigos de escola por aplicativos em celular e através de jogos eletrônicos, ao qual recorre no período da manhã quando para de utilizar a internet.

Após o almoço, iniciam-se suas aulas online. Mesmo estando em casa, demonstra senso de responsabilidade elevado sendo pontual para suas atividades e realizando todas as tarefas passadas por seus professores. Em alguns momentos recorre aos pais para ajuda nas tarefas e pedidos de explicação nos pontos das matérias onde tem dúvidas.

Ao final do dia, após o jantar, mais uma vez se volta as brincadeiras, recorrendo dessa vez a seus brinquedos ou a atividades em família.

 


OBSERVAÇÃO DO DIA 26/05:

Como no dia anterior segue sua rotina, porém foi possível observar a saudade das brincadeiras com os amigos da escola. Alguns não utilizam dos mesmos gostos de jogos eletrônicos e, por isso, só interagem nos momentos de aula, nos minutos que antecedem as mesmas.

Quando solicitado pelos pais, colabora nas atividades da casa, porém demonstra falta de conhecimento ou habilidade em algumas, natural da idade.  Independente de pedido mantém seu quarto e brinquedos em ordem, com elevado grau de organização. Desde pequeno já apresenta elevado senso espacial ao guardar seus brinquedos.

No período noturno, em um momento que aparentava estar entediado, solicitou aos pais papel branco e começou a desenhar seus personagens favoritos. Preferiu ficar fazendo sua atividade a interagir com o restante da família.

OBSERVAÇÃO DO DIA 27/05

Nesse dia levantou-se um pouco mais tarde que o de costume e demonstrou grande insatisfação por isso ter ocorrido, sob a justificativa que teria menos tempo para jogar videogame com os amigos pela internet.

Durante a aula foi passada uma tarefa de pesquisa para ser realizada após a mesma sobre misturas homogêneas e heterogêneas. Solicitou a ajuda dos pais logo no primeiro momento, realizando a atividade e buscando ir além do pedido pela professora.

Ao final do dia, mais uma vez interagiu com a família utilizando-se de jogo de tabuleiro para distração. Durante o jogo apresentou destreza nas operações matemáticas de seu conhecimento, porém, como já esperado, demonstra certa dificuldade nas atividades hipotéticas.

DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR:

Daniel apresenta-se saudável, com cerca de 1,40m e pesando cerca de 38kg. É uma criança tranquila e gosta muito de atividades físicas, as quais têm sido cerceadas em função da necessidade de ficar em casa. Suas habilidades motoras apresentam-se compatíveis com sua idade.

COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM:

Daniel apresenta-se como uma criança atenciosa e bem compenetrada em suas atividades, tanto no dia a dia, quanto nas atividades escolares. Apresenta um elevado gosto pela leitura, concentração em suas atividades e desejo por aprender coisas novas e pela experimentação. Seus resultados escolares são condizentes com suas características de estudo, obtendo notas altas na escola. Ainda apresenta dificuldades com situações hipotéticas futuras, em observação a teoria de Piaget.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (121.4 Kb)   docx (275.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com