TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPEDAGOGIA PSICOLOGIA ESCOLAR E PEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Por:   •  9/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.524 Palavras (15 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 15

FILOMENA AP. FONSECA NUNES RUSTON – R.A 1195176

Psicopedagogia dos Processos Ensino-Aprendizagem

PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA ESCOLAR E PEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

Orientadora: Profa. Keiko

Centro Universitário Claretiano

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 2016

PSICOPEDAGOGIA, PSICOLOGIA ESCOLAR E PEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

RESUMO

O presente trabalho apresenta um estudo referente a atuação de Pedagogos, Psicólogos Escolares e Psicopedagogos na Instituição Escolar. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica baseada na literatura especializada como livros, periódicos e artigos científicos em base de dados digital e impressa. Inicialmente relatou- se o panorama histórico da Educação no Brasil. Em seguida apontou-se o percurso histórico, objeto de estudo e atuação das três áreas no contexto escolar. Enquanto o Pedagogo atua como docente, gestor, coordenador pedagógico ou pesquisador, o psicólogo escolar é um agente de mudanças que, considerando as dimensões individuais, sociais e históricas dos sujeitos, trabalha com as relações existentes na escola. Somando a essas duas áreas vemos a Psicopedagogia que estuda os processos de aprendizagem, identifica e avalia os fatores para o seu sucesso ou fracasso, intervindo tanto no âmbito institucional ou individual. Portanto, são áreas de atuação com objetos e instrumentos específicos que trabalham de maneira interdisciplinar cooperando para desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.

Palavras Chaves: Aprendizagem, Pedagogia, Psicologia Escolar, Psicopedagogia.

INTRODUÇÃO

Este artigo é fruto da curiosidade da autora em esclarecer como se dá a atuação dos psicopedagogos, psicólogos escolares e ou pedagogos inseridos na instituição escolar. Para a metodologia de trabalho usou-se a pesquisa bibliográfica baseada na literatura especializada como livros impressos, periódicos e artigos científicos.

Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia (Abpp) a Psicologia Escolar surgiu para explicar o fracasso escolar, enquanto a Psicopedagogia surgiu como um trabalho clínico dedicado àqueles que apresentavam dificuldades de aprendizagem por problemas específicos. Mas é na atuação que encontramos a diferença mais significativa,

ou seja, a Psicologia Escolar se encontra dentro dos limites da Psicologia, enquanto o trabalho do psicopedagogo acontece na interface da Psicologia e da Pedagogia.

Tanto a Pedagogia como a Psicopedagogia buscaram conhecimentos em áreas como Psicologia do desenvolvimento, Psicologia genética, teorias da personalidade, Sociologia, Linguística, Neurologia, Biologia, entre outras. Dessa forma pode-se afirmar que são duas áreas de conhecimento interdisciplinares, por utilizarem saberes de outras áreas.

De acordo com Bossa:

A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, que adveio de uma demanda – o problema de aprendizagem, colocado em um território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia- e evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atender a essa demanda, constituindo-se, assim, em uma prática. (2011, p. 32).

Continuando, Bossa (2011) afirma que o termo Psicopedagogia pode assumir conotações diferentes; como prática clínica, como campo de investigação do ato de aprender e como um saber científico. O espaço da clínica passa a ter caráter investigativo na medida em que na sua prática o profissional se interessa em compreender como se dá o processo de construção do conhecimento e suas dificuldades. Seu objeto de estudo passou por transformações ao longo do tempo. Inicialmente se buscava a reeducação do aluno, o processo de aprendizagem era avaliado em função dos déficits, com o foco no sujeito que não aprendia.

Atualmente o Psicopedagogo busca direcionar seu trabalho a fim de conhecer como se dá o processo de aprendizagem, os obstáculos que podem surgir no caminho e a partir de sua experiência identifica-los, considerando as influencias do campo social em que o fenômeno se apresenta, para em seguida intervir propondo um trabalho focado na dissolução do que está impedindo o desenvolvimento do aprendizado do aluno.

O profissional da Pedagogia, inserido na escola atua em áreas como docência, administração escolar, supervisão, orientação pedagógica entre outras. Segundo Libâneo (2005) esse profissional realiza um estudo sistemático das praticas educativas com objetivo de levantar as finalidades, os objetivos sócios políticos e as formas de intervenção pedagógica para a educação.

DESENVOLVIMENTO

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

Historicamente a educação teve início no Brasil com os Jesuítas em Salvador no ano de 1549. Inicialmente o ensino era oferecido aos filhos dos índios, depois sendo estendido aos filhos dos donos de terras e senhores de engenho. Era voltado para o aprendizado básico (ler e escrever) com o objetivo de recrutar fiéis. Apenas meninos tinham direito a educação.

A catequese se iniciou assim que chegaram os padres da Companhia de Jesus ao Brasil, com base no ensino do bê-á-bá (...) ensinando os rudimentos do ler e escrever em aulas bilíngues em tupi e português.

Durante 200 anos os jesuítas foram os únicos educadores em terras tupiniquins. Com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808, surgiram as primeiras instituições culturais e científicas de ensino técnicas, assim como os primeiros cursos superiores de medicina no Rio de Janeiro e Bahia, criados para suprir as necessidades da Corte Portuguesa no Brasil.

Depois de longo período, apenas com a Constituição de 1824 surgiu o compromisso de estender o direito de acesso da instrução primária e gratuita a todos os cidadãos. Compromisso esse firmado pela Lei de 15/10/1827 que determinou a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e vilarejos.

Com a Constituição da República de 1891, foi instituído o ensino leigo no Brasil em oposição ao ensino religioso. Cada Estado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com