TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTI 3º Semestre Matematica

Por:   •  27/4/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.041 Palavras (9 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DIRETORIA DE GRADUAÇÃO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Produção textual interdisciplinar de material de apoio para professores apresentada para a diretoria de graduação do curso de licenciatura em matemática como parte de avaliação para obtenção de nota no terceiro semestre do curso.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR

BRENDA BASTOS DOS ANJOS OLIVEIRA

ITABAIANA/SE

2022

INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de uma produção textual interdiciplinar que visa trazer uma oportunidade acadêmica ao aluno do curso de matemática de se utilizar de todas as matérias estudadas no semestre para fazer um portifólio mostrando o desenvolvimento das matérias, bem como a pratica do ensino da matemática e o uso da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para isso, neste semestre foi proposta a resolução de duas tarefas complementando-as com o estudo aprofundado da matéria proposta na tarefa, bem como o desenvolvimento da prática da mesma trazendo uma proposta de apresentação em sala de aula.

Dentre as mesmas, é importante trazer o estudo das Funções, que de uma maneira simples e de fácil compreensão a Função é definida por Amanda Gonçalves Ribeiro como:

“Função é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y). Para cada valor de x, podemos determinar um valor de y, dizemos então que “y está em função de x”

Outra matéria importante é a análise combinatória que conforme Robson Luiz é “é um campo de estudo da matemática associado com as regras de contagem. No início do século XVIII, o estudo sobre jogos envolvendo dados e cartas fez com que as teorias de contagem tivessem grande desenvolvimento”

Desta forma para entender melhor esses conceitos foi trazido duas questões que serão desenvolvidas e exemplificadas para que sejam as matérias compreendidas pelo aluno quando praticada na sala de aula.

Por fim, é de extrema importância trazer a matéria de Metodologia para Ensino da Matemática, essa que é base para todas as outras, e que também será desenvolvida neste trabalho.

Vale ressaltar que atualmente existe um leque de extensões sobre o método de ensino que pode ser desenvolvido por cada professor se baseando na necessidade- possibilidade de cada aluno de maneira individualizada e em grupo, bem como a necessidade de dar a liberdade ao aluno de desenvolver sua curiosidade, sempre seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por muitas vezes, o professor de Matemática da Educação Básica costuma pedir para o aluno resolver um exercício ou problema, muitas vezes até influenciado pelos livros didáticos. No contexto de Educação Matemática, um problema, mesmo que simples pode provocar o gosto pelo trabalho mental, e despertar e desafiar a curiosidade do aluno para desenvolvê-lo a partir daquele problema.(MARIN, ARAUJO, 2016)

  1. ENSINO DE MATÉMATICA

Para o ensino da matemática é necessário aplicar algumas habilidades e competências baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são essas:

  • Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções
  • Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.
  • Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

Assim, para que o professor consiga aplicar em sala de aula todo o seu planejamento, baseado nos argumentos trazidos acima, é necessária não só a conceituação da matéria mas também a resolução de problemas em sala de aula. Abaixo será demonstrado algumas matérias e como elas podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

  1. ESTUDO DE FUNÇÕES

Funções como já foi discorrido é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto (representado pela variável x) a um único elemento de outro conjunto (representado pela variável y), sendo esta uma regra básica da matemática ela deve ser introduzida no âmbito escolar ainda no ensino fundamental, pelo o menos no 9º ano que deve o professor apresentar aos seus alunos as noções básicas de uma função, pois vai ser somente no ensino médio, na 1ª serie que o aluno concluirá os estudos relacionados às funções.

Para isso é necessário iniciar com a enfatização lógica de dois conjuntos. Como por exemplo:

[pic 2]

Cada valor x de A corresponde a um único valor f(x) em B, dado pela função f

As habilidades e competências baseadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) utilizadas são:

  • Construir modelos empregando as funções polinomiais de 1º ou 2º graus, para resolver problemas em contextos diversos, com ou sem apoio de tecnologias digitais.
  • Converter representações algébricas de funções polinomiais de 1º grau em representações geométricas no plano cartesiano, distinguindo os casos nos quais o comportamento é proporcional, recorrendo ou não a softwares ou aplicativos de álgebra e geometria dinâmica.
  • Investigar relações entre números expressos em tabelas para representá-los no plano cartesiano, identificando padrões e criando conjecturas para generalizar e expressar algebricamente essa generalização, reconhecendo quando essa representação é de função polinomial de 1º grau.
  • Identificar e associar progressões aritméticas (PA) a funções afins de domínios discretos, para análise de propriedades, dedução de algumas fórmulas e resolução de problemas.

Após, essa conceituação é necessário a aplicação de questões com a resolução detalhada pelo professor, como por exemplo:

QUESTÃO : (PROFMAT- 2016) O gráfico da função 𝑦 = 𝑓(𝑥), formado por três segmentos de reta, está representado na figura abaixo. Com base nesse gráfico determine:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (353.7 Kb)   docx (935 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com