TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper da Prática O Teatro na Educação Infantil

Por:   •  16/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Felipe Lacerda De Abreu ¹

                                                                                                       Gabrielle Pereira De Paiva²

                                                                                                     Maria José Da Costa Santos³

                                                                                                              Márcio Martins Ponte4

Sarah De Jesus Araújo5

         Marlúcia Martins Cabral6

  1. INTRODUÇÃO

Uma ferramenta essencial para o desenvolvimento inicial é a arte, pois permite que a criança aprenda uma variedade de novos conceitos, ao mesmo tempo em que desenvolve uma variedade de habilidades e começa a expressar novos pontos de vista, individualidades e sentimentos.

Os bebês experimentam com seus sentidos em tudo o que fazem. As crianças podem desenvolver seus sentimentos, construir sua autoestima e ter a capacidade de transmitir o simbolicamente por meio de suas representações graças ao teatro infantil e à variedade de métodos de expressão artística que oferece.

É uma prática que se preocupa inteiramente com sentimentos e emoções. O teatro infantil permite que eles aprendam a se expressar para o mundo exterior enquanto apreciam e se beneficiam das inúmeras manifestações artísticas e culturais associadas a essa atividade.

Quando refletimos sobre a palavra teatro vem imediatamente à mente apresentações públicas. Por trás disso, há uma preparação completa por meio de palestras, ofícios e exercícios envolvendo o corpo, a voz e a mente. Isso ajuda os participantes a explorar novas possibilidades e forjar novos relacionamentos.

As atividades realizadas até o ponto de representar um papel são coletivas, para que tudo saia como planejado, deve haver um processo de aceitação interpessoal, autoconsciência, construção de confiança e percepção participante de espaço, tempo e comportamento.

O trabalho tem por objetivo, explanar a importância do teatro infantil, demonstrando o que ele pode proporcionar uma série de benefícios, assim como a prática precoce de esportes, pois ambos requerem o desenvolvimento de percepções corporais cruciais para trabalhar em alto nível de movimento, fala e performance.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A relação entre a escola, família e o processo teatral é de suma importância para ambas as partes, fortalecendo os laços que constituem os pilares desse processo das crianças em geral como retrata a seguinte imagem, de crianças participando de uma peça teatral, com a orientação e ajuda de todo o corpo escolar.

FIGURA 1: A IMPORTANTE RELAÇÃO TEATRO E ESCOLA.

[pic 2]

FONTE:https://santamaria.pucminas.br/coracao-eucaristico/noticias/educacao-infantil-apresenta-peca-teatral/

O teatro não só comunica através de uma linguagem literária, mas também desempenha um papel cultural na sociedade e carrega consigo uma qualidade comunicativa, Segundo (DEZOTTI,2006, p.42) “podemos ressaltar que, ao aproximar o teatro da educação, relacionamos a situação de ensino-aprendizagem com o impulso natural do homem para a dramatização, o que já se configura como elemento facilitador do processo educativo.”

O teatro emprega uma linguagem que oferece oportunidades de expressão, permitindo que as crianças usem as várias formas linguísticas sociais – como linguagem corporal, comunicação verbal, expressão escrita e outras, para expressar criticamente suas próprias vidas e experiências. Como resultado, as crianças se tornam mais capazes de analisar e avaliar como suas ações interagem no meio social em que vivem.

O uso do teatro na educação infantil pode trazer muitos benefícios propiciando aos alunos uma aprendizagem prazerosa, onde a criança aprende se divertindo. A encenação de fantoches para os pequenos é encantadora, desenvolve vários aspectos relacionado com a comunicação e a expressão sensorial motora. Santos (2012).

FIGURA 2: APRESENTAÇÃO TEATRAL DE FANTOCHES

[pic 3]

FONTE: https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/fantoches-ajudam-na-educacao-para-o-transito-com-criancas-em-santos

Portanto, o assunto é crucial para o objetivo do teatro de ajudar as crianças a desenvolver suas habilidades sociais, expressão da fala, linguagem corporal, projeção de voz, vocabulário e aptidão para as artes cênicas, pintura corporal, construção de figurinos e montagens de cenas.

Além disso, incentiva a leitura, a pesquisa, a escrita, o engajamento cívico e a religiosidade, a ética, o sentimento e a interdisciplinaridade. Ele também ajuda as crianças a desenvolver sua imaginação, autoconfiança e habilidades organizacionais. Mais especificamente, o teatro oferece oportunidades educacionais para crianças que estão em uma direção pedagógica.

A criança é um ser ativo que, consequentemente, precisa se movimentar e se comunicar, seja pela linguagem ou pela inserção lúdica, a interdisciplinaridade é inerente à educação, e professores e alunos devem buscar formas de conectar seus conhecimentos de uma forma ampla e lúdica.

Assim, no Currículo da Primeira Infância, o brincar do corpo e o movimento, serve como referência para o desenvolvimento total da criança. Como resultado, a criança se adapta ao mundo adulto, às regras e à complexidade sociocultural da sociedade a que pertence por meio de brincadeiras e fantasias. Arcoverde, (2008 p.102) em seu artigo A importância do Teatro na formação da criança cita:

Teatro também é instrução, mas considerar isso como essência teatral corresponde a desconhecer suas múltiplas manifestações. O teatro essencialmente tem função de prazer, alegria, algo agradável. Não no sentindo de peças teatrais com temas relacionados a coisas boas ou temas que seguem certas regras de conduta, mas agradável no sentido que a mimeses/imitação, o atuar, foi belo, foi real.

Por finalidade, o teatro é uma proposta de qualidade para a educação infantil reconhece o papel central do brincar, bem como as oportunidades de construção de uma proposta pedagógica que de fato sustente altos padrões de desenvolvimento infantil, suprindo parte das necessidades de desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com