TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper estágio educação infantil

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.012 Palavras (9 Páginas)  •  15.439 Visualizações

Página 1 de 9

A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA A AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM

Maria Jacira Silva de Santana

Orientador: Roney Claudio Oliveira Ramos

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Pedagogia (PED. 0917)  – Paper de Estagio

14/06/16

RESUMO

Este pesquisa aborda a importância da brincadeira na aquisição da aprendizagem, este tema vem ressaltar os benefícios de inserir o lúdico como cunho pedagógico na educação infantil.

Para a realização deste trabalho buscamos em nossa pesquisa bibliográfica, autores que falavam da importância do brincar para o aprendizado.

Ressaltaremos a importância da brincadeira na educação infantil, o tema abordado serve de alicerce a todos os envolvidos com o processo educativo, que tem em mente que somente as teorias são fundamentais para o processo de ensino aprendizagem de seus alunos, mostraremos que partir das brincadeiras as crianças são capazes de aprender brincando, o brincar melhora a coordenação motora grossa e fina, o raciocínio, a memorização, e compreender melhor a maneira de como o mundo funciona, porque é na brincadeira que as crianças passam a compreender o mundo abstrato no qual ela esta inserida.

PALAVRAS CHAVE: criança, brincadeira e aprendizagem.

1INTRODUÇÃO

A presente pesquisa aborda o seguinte tema: a importância da brincadeira na educação infantil. O objetivo é mostrar que ela contribui de forma significativa no processo de ensino aprendizagem para as crianças da educação infantil, portanto os professores precisam fazer o uso delas no seu cotidiano.

Pesquisadores como Kramer, Vygotsky, Kishimoto, Piaget, entre outros, destacam a importância da brincadeira para a vida das crianças. As brincadeiras e os jogos (lúdicos) são as melhores maneiras que as crianças encontram para comunicar- se, sendo um instrumento fundamental para relacionar- se com outras crianças e com o mundo abstrato a sua volta, essa pesquisa busca mostrar a importância do brincar na educação infantil, mas é importante ressaltarmos que essa brincadeira seja dirigida pelo professor.


O brincar é abordado por vários pesquisadores, é através dele que a criança se reconhece como pessoa produtora de cultura dentro de várias culturas, a brincadeira precisa ser implantado como ferramenta pedagógica nas creches e pre- escolas, eles facilitam no processo de ensino aprendizagem das crianças.

2 A CONTRIBUIÇÃO DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Sabe-se que desde muito cedo o jogo e as brincadeiras fazem parte da vida da criança, então é importante mencionarmos que ela se faz necessário na educação infantil, pois ela é essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.

De acordo com Araújo:

Desde muito cedo o jogo na vida da criança é de fundamental importância, pois quando ela brinca, explora e manuseia tudo aquilo que está a sua volta, através de esforços físicos e mentais e sem se sentir coagida pelos adultos, começa a ter sentimentos de liberdade e satisfação pelo que faz, dando, portanto real valor e atenção às atividades vivenciadas naquele instante. (1992, p. 14)

Ao brincar a criança se sente livre para expressar seus sentimentos e emoções, sem se preocupar com as regras impostas pelos adultos, com isso ela interpreta o mundo em que vive do seu jeito, incorporando o mundo dos adultos nas brincadeiras infantis.

As brincadeiras em sala de aula precisam ser ministradas com para alcançar um objetivo, não poderá ser dado apenas como distração ou passa tempo, em sala de aula ele precisa ser levado a serio, pois se trata de uma ferramenta pedagógica para facilitar a vida dos alunos.

Araújo ainda realça a importância dela quando diz que:

Por outro lado, a intervenção do adulto no jogo da criança torna-se á necessária se esta se apresentar sob forma de orientação e incentivo as atividades exercidas pela criança, fazendo-a empenhar cada vez mais naquilo que é proposto ou descoberto por ela mesma, servindo apenas e unicamente á pessoa inserida no ato de jogar ou brincar, porque aí sua atitude é sempre autônoma e não regida exclusivamente por sentimentos exteriores.

É importante que a escola tenha em mente que o brincar influencia diretamente na vida acadêmica do aluno, é essencial que ela proporcione esse brincar mesmo na educação infantil, porque o brincar é parte integrante da vida das crianças e se torna um instrumento poderoso para enriquecer a aquisição da aprendizagem.

Kishimoto, afirma que:

[...] ‘‘Se brincar é essencial é porque é brincando que o paciente se mostra criativo’’. Brincar é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distancia em relação ao real, fiel, na concepção de Freud, que vê no brincar o modelo do principio de prazer oposto ao principio da realidade.[...]  (2002, p.19)

O brincar é fundamental na vida das criança, ela auxilia a aprendizagem cognitivas das mesmas e contribui com o seu desenvolvimento intelectual e físico.

Os jogos como: Bolinhas de gude, Jogos de esconder, Caça ao tesouro, Jogos de tabuleiro e o Jogo Soletrando são bons exemplo de como a brincadeira pode interferir de forma positiva na sala de aula, porque quando a criança brinca dessas brincadeiras elas estão desenvolvendo habilidades mentais importantes, na sala de aula pode usar esses jogos para aprender conceitos básicos de matemática entre outros.

E o RCNEI, afirma que aprender matemática é um processo, no qual as crianças atribuem significados e estabelece relação com base na observação, experiências e ações, que fazem, desde cedo, sobre elementos de seu ambiente físico e sociocultural. (1998, p. 217)

Através dos jogos a das brincadeiras a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa e lúdica, já que é um processo continuo, a brincadeira pode auxiliar na compreensão desta disciplina.

A matemática sempre estará presente na vida das pessoas, portanto é muito importante desde muito cedo as crianças aprendam conceitos lógicos matemáticos, porque elas precisão dela para toda a vida.

O RCNEI (1998) ainda afirma que os jogos e as brincadeiras podem contribuir para melhorar o aprendizado da criança e é notado pelos adultos quando elas brincam entre si que sozinhas conseguem resolver os desafios que são propostos pelas brincadeiras.

De acordo com Vygotsky (1989), quando a criança consegue resolver um problema sozinho sem a ajuda de um adulto ela já atingiu o desenvolvimento potencial, porque não necessita da ajude de adultos para solucionar seus problemas, a brincadeira dirigida pelo professor quando tem fins matemáticos, desenvolve na criança a raciocínio logico, levando ela a pensar em nas possibilidades que poderá usar para solucionar o problema que a brincadeira exige, e através dela, a criança exercita sua mentalidade brincando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com