TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pasta de música Educação Infantil

Por:   •  23/6/2017  •  Ensaio  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo do Homem através da antropologia

Durante a nossa vivência busca-se a compreensão do aprimoramento do homem através dos anos. Para esse entendimento que é renovado quase que diariamente, aplica-se as teorias antropológicas, que são recursos utilizados no estudo da antropologia, ciência social pesquisando, estudando o homem desde o início da civilização até o presente momento.

Baseada na cultura e variadas constituições de organizações que dividem em diversos grupos diferenciados, os estudos antropológicos passaram por diversas fases: Evolucionismo, Difusionismo, Funcionalismo e o Estruturalismo.

Considerada fruto de informação científica é o recurso que nos viabiliza a compreensão do passado analisando as culturas pré-existentes visando o aprimoramento da nossa vida no presente e no futuro.

O Darwinismo, criado por Charles Darwin, elucidou o avanço da civilização separando em hierarquia a sociedade conforme seu desenvolvimento cultural, político, econômico e tecnológico destacando-se no período do “Evolucionismo”.

Este estudo abriu caminhos cultivar e estabelecer a diferenciação étnicas, uma teoria de Herbert Spencer.

O Evolucionismo estudava civilizações inteiras, juntamente  com o Difusionismo, esta teoria explanava a forma do progresso cultural através do ação de transmissão de elementos culturais entre os diversos sistemas existentes.

O Funcionalismo, inovou o campo de interpretação antropológica,  abandonou o foco das origens históricas  e buscando a compreensão da  a sociedade em sua com totalidade.

O Estruturalismo, assumiu estilos próprios de natureza predominantemente subjetivas. Claude Levi-Strauss explicou a cultura utilizando a religiosidade, mitos e linguagem. Esse estudo antropológico explica que todos nós possuímos o “pensamento selvagem”, dirigindo sempre seu método para a compreensão das sociedades tribais, demonstrando sistemas coerentes com atributos intelectuais racionais sofisticadas desmistificando os estudos anteriores.

Conclui-se que, a antropologia é o estudo do homem e sua evolução cultural, que permeia todas as, etapas possibilitando seu avanço ao progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com