TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

Por:   •  15/7/2016  •  Tese  •  3.904 Palavras (16 Páginas)  •  2.668 Visualizações

Página 1 de 16

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (INET)

LICENTIATURA EM PEDAGOGIA

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

(Nome do acadêmico)

PLANALTINA – DF

2016

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (INET)

LICENTIATURA EM PEDAGOGIA

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

(Nome do acadêmico)

Pasta de Estágio Supervisionado apresentado ao Instituto de Educação e Tecnologia (INET), como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia

Profª Orientadora: Profª Esp. Laura A. da Silva

PLANALTINA – DF

2016

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS (INET)

LICENTIATURA EM PEDAGOGIA

PASTA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

(Nome do acadêmico)

Examinador: _________________________________________  Nota: ______

Examinador: _________________________________________  Nota: ______

DEDICATÓRIA

( Fazer a dedicatória do seu jeito)

AGRADECEIMENTOS

(Fazer os agradecimentos também do seu jeito)

SUMÁRIO

Apresentação .................................................................................

Fundamentação Teórica ..................................................................

Continuar o sumário

APRESENTAÇÃO (OU INTRODUÇÃO)

O presente Estágio iniciou-se no dia _______/ ________/ ________  e foi concluído no dia _______/ ________/ __________ na Escola _____________________________________________________________, situada em ____________________________________________________.

Segundo Bianchi (2003) o Estágio Supervisionado é uma atividade em que o aluno revela sal criatividade, independência e caráter, proporcionando-lhe oportunidade para perceber se a escolha da profissão para a qual se destina corresponde a sua verdadeira aptidão.

É durante os estudos que a disciplina conduz à descoberta de meios importantes para o preparo do trabalho a ser executado em qualquer profissão. É uma atividade temporária, um período de prática, exigidos para o exercício da profissão.

Essa disciplina ocupa um lugar importante na formação docente, visto que interfere de forma incisiva na prática pedagógica do professor. A articulação entre teoria e prática possibilitada pela reflexão das questões do cotidiano escolar propicia a identificação de aspectos próprios da prática pedagógica de forma integral. Assim o estágio deverá contribuir fortemente para a construção da habilidade de refletir sobre a organização da atividade pedagógica, além de estimular a problematização, compreensão e sistematização de maneiras de intervir numa dada realidade.

O autor afirma que o estágio é o primeiro contato que o aluno tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, participação e da regência, o licenciado poderá refletir sobre futuras ações pedagógicas.

Os principais objetivos do Estágio Supervisionado são: integrar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem, aprimorar hábitos e atitudes profissionais: proporcionando ao educando a oportunidade de solucionar problemas reais, sob a orientação de um supervisor; possibilitando o confronto entre o conhecimento teórico e a prática adotada.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A construção da identidade docente ao enfoque das Tendências Pedagógicas.

A concepção da formação dos professores, que até a pouco tempo objetivava a capacitação destes, através da transmissão do conhecimento (escola tradicional), a fim de que “aprendessem” a atuar eficazmente na sala de aula, vem sendo substituído pela abordagem de analisar a prática que este professor vem desenvolvendo, enfatizando a temática do saber docente e a busca de uma base de conhecimento para os professores, considerando os saberes da experiência.

Tardif (1999), analisando o modelo aplicacionista da universidade, apresenta algumas possibilidades promissoras nesse campo de trabalho para os pesquisadores universitários que atuam na área de formação de professores: seja na elaboração de um repertório de conhecimentos para o ensino, baseado no estudo dos saberes profissionais dos professores tais como estes mobilizam e utilizam em diversos contextos do trabalho cotidiano, seja na introdução de dispositivos de formação, ação e pesquisa que constituam os saberes e as trajetórias da carreira no meio universitário mas, que sejam úteis para os professores em sua prática, na busca de uma ruptura da lógica disciplinar da universidade que, fragmentado os saberes, impede a socialização profissional e, por fim, considerada pelo autor como mais urgente, seria a reflexão da sua própria prática de ensino pelo professor universitário de forma a minimizar o abismo existente entre as “teorias professadas” e as “teorias praticadas”.

Considerando que a tarefa do professor tem como característica ser um trabalho interativo, Gauthier (1998) enfatiza a dificuldade de trabalhar com os saberes formalizados. Sugere, assim, que pesquisas sobre o saber da Ação Pedagógica poderiam contribuir para o aperfeiçoamento da prática docente e formação de professores, considerando, além dos conhecimentos científicos (provenientes da pesquisa acadêmica), o saber nascido da prática, opondo-se às abordagens dos estudos que procuram separar formação e prática cotidiana, que nos anos de 1980 estavam no centro das análises, enfatizando a questão técnica e política do trabalho pedagógico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.2 Kb)   pdf (188.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com