TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia das Cores

Por:   •  6/10/2015  •  Dissertação  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

O Curso Enxergando o mundo com a Pedagogia das Cores, realizado através da Instituição LEARNCAFE, com a duração de seis horas, contendo quatro módulos de conteúdos pertinentes:

  1. Quais as cores ideais para serem introduzidas na escola que promoveria e incentivaria o ambiente ser motivador?
  2. E se isso fosse possível, como as cores poderiam contribuir para que esse ambiente fosse favorável?

Durante o curso, questões como essas foram mencionadas para refletirmos e com o decorrer foram mencionados exemplos de lugares que acreditaram nessa metodologia, possibilitando uma boa compreensão na metodologia empregada.

Todo o conteúdo desse curso enfatiza que as cores certas nos ambientes certos propicia qualidade ideal para quem irá conviver nesses locais.

Foi mencionado também que quando formos planejar projeto ou até mesmo um plano de aula, que seria interessantes termos consciência das cores empregadas. As cores certas para utilizarmos, porque é preciso saber que elas influenciam também na percepção de quem olhará os painéis, os murais e tudo que confeccionarmos como atrativo ao redor da escola. Para que consigamos alcançar o rendimento dos nossos alunos é preciso ser criterioso quanto ao conteúdo que seja interessante pra eles, mas também as cores ideias pra chamar a atenção. Essas abordagens foram mencionadas durante as aulas do curso, para que consigamos atrair a atenção bem como o rendimento dos nossos alunos. A importância de sabermos utilizar as cores possibilita que tanto o ambiente como tudo que for utilizado dentro do ambiente escola possa desempenhar como atrativo para os nossos alunos e contribuir para que surja o desejo do aprender, a permanecer dentro da escola.

Durante o curso foi mencionado à comprovação que a escola bem planejada, conservada e limpa, bem cuidada e devidamente pintada; propicia que esse ambiente seja acolhedor, motivador, agradável. Dando oportunidade aos que convivem nela, tenham um rendimento consideravelmente satisfatório.

Já é comprovado que somos atraídos pelo que vemos. É interessante o quanto somos motivados pelo que é belo; o poder que as cores têm sobre nós. Inclusive mudamos de comportamento, quando deparamos com certas situações inesperadas; somos de certo modo influenciados. Se atentarmos pra certas mudanças de comportamento, quase sempre, há conexão com as cores.

A forma como nos sentimos quando estamos em certos ambientes e através dessas observações é que foi criada essa pedagogia. Essa técnica está sendo utilizada nos mais diversos locais comerciais, implantando essa nova pedagogia. Gradativamente, diversas escolas, inclusive escolas de outros países, vêm inserindo essa abordagem e vem obtendo bons resultados.

O mundo está cada vez mais estressante e a pedagogia das cores é uma alternativa que visa trabalhar o indivíduo de dentro para fora, aproveitando o que o mundo tem de melhor que é as cores certas para dar esse equilíbrio ideal que precisamos nos ambientes que convivemos.

Se o marketing e a mídia em geral utilizam as cores para alcançar seus objetivos que é obter lucros na venda de seus produtos; a escola também precisa sair do tradicional, sem olhar para os lados e acreditar que para alcançar uma boa educação não é preciso investir apenas em tecnologias. Não precisamos de excesso, pode ser apenas em um simples detalhe. O cérebro capta a cor, estimula o organismo e esse processa a favor da proposta oferecida.

O mundo é todo colorido e estimulante!

Por que a escola não pode ser colorida?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com