TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire

Por:   •  13/3/2016  •  Resenha  •  445 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

O livro Pedagogia do Oprimido, escrito por Paulo Freire, um grande escritor e teórico que vem deixando marcas nos educadores ate nos dias atuais. Ele que criou o método de alfabetização mais usado e que na época foi muito criticado, mas hoje em dia vemos que é uma forma bem pratica de se alfabetizar das crianças aos adultos.

No livro uma parte que achei importante no começo foi “A alfabetização, portanto, é toda a pedagogia: aprender a ler é aprender a dizer a sua palavra. E a palavra humana imita a palavra divina: criadora.” (Pedagogia do Oprimido, pag. 28), esse trecho nos mostra que quando aprendemos a ler e a escrever aprendemos sobre a nossa palavra, sobre o nosso mundo, o dia a dia do trabalhador.

Com a leitura do livro vemos como os adultos se sentem em relação a sua alfabetização, a opressão que eles mesmos fazem com eles, os opressores lutam pela a sua liberdade. “O “medo da liberdade”, de que se fazem objeto os oprimidos, medo da liberdade que tanto pode conduzi-los a pretender ser opressores também, quanto pode mantê-los atados ao status de oprimidos, é outro aspecto que merece igualmente nossa reflexão.” (pag. 45 e 46).

Esse medo da liberdade também se instala nos opressores, mas, obviamente, de maneira diferente. Nos oprimidos, o medo da liberdade é o medo de assumi-la. Nos opressores, é o medo de perder a “liberdade” de oprimir.

A pedagogia do oprimido tem dois momentos distintos. O primeiro momento em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se, na práxis, com a sua transformação; o segundo, em que, transformada a realidade opressora, esta pedagogia deixa de ser oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente liberdade.

Em minha opinião achei a leitura complicada de se entender, demorei bastante para terminar de ler e mesmo, assim, quero ler novamente para poder entender melhor sobre o que era pra Paulo Freire a educação de jovens e adultos.

Mas, pelo o pouco que eu sei e pelo o meu breve entendimento que tive do livro, ele é uma base para quem quer trabalhar com a educação de jovens e adultos, pois e uma aérea da educação que nem todos os educadores querem, pelo fato de que temos que bastante cuidado com o que falamos na sala de aula, e que tem que ser retratado a vida real o dia a dia deles, e muito deles são mais carentes do que crianças na educação infantil.

Um livro que todo educador deve ler, pois ele nos faz entender sobre a educação em geral, podemos dizer.

“Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão” (Pedagogia do Oprimido)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com