TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre o Processo de Alfabetização e Letramento

Por:   •  29/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  8.275 Visualizações

Página 1 de 5

Alfabetização e letramento

1 No processo de alfabetização de alunos do Ensino Fundamental.

R: O professor tem um papel considerável no sucesso do aprendizado, mas não é o único responsável por ele.

2 Vistas por muito tempo como instrumentos básicos do ingresso e da participação do cidadão na sociedade letrada, atualmente a leitura e a escrita são consideradas ferramentas

R: Facilitadoras da comunicação humana.

3 Leia atentamente a situação descrita abaixo: “Hoje é o primeiro dia de Bruna na escola. Ela cursará o primeiro dos nove anos do Ensino Fundamental. Sua professora a recebe na entrada da sala de aula e as duas conversam. A professora explica que acompanhará Bruna em uma atividade escrita.”

O procedimento descrito acima é uma atividade destinada a:

R: Revelar os conhecimentos que os alunos já possuem.

4  Estabelecer um ambiente estimulador na sala de aula, no qual a leitura e a escrita tenham significado, favorece qual situação didática?

R: A alfabetização.

5 Oferecendo o domínio de símbolos da comunicação, a alfabetização é um dos meios capazes de tornar o homem um ser social. Os instrumentos básicos necessários para o ingresso e a participação na sociedade letrada contemporânea são:

R A leitura e a escrita.

6 Magda Soares afirma que não basta apenas saber ler e escrever, pois também é preciso saber usar o ler e o escrever, e saber responder às exigências de leitura e de escrita feitas continuamente pela sociedade. Com isso, essa autora apresenta o conceito de:

R: letramento

7 Para Emília Ferreiro a criança formula hipóteses a respeito da linguagem escrita. Essa autora

R: Esclareceu quanto ao modo pelo qual a criança compreende o  sistema linguístico.

8 A sondagem tem por finalidade levantar dados para o planejamento de futuras atividades de ensino-aprendizagem. Seus resultados favorecem a atenção mais individualizada às crianças.  (Naspolin, 1996). Na atividade de sondagem, destacam-se alguns pontos:

R: Na sondagem, tanto o material quanto as atividades não devem ser inéditos, mas já desenvolvidos e trabalhados na sala de aula com os alunos.

9 Ao preparar atividades relacionadas à leitura, o professor assusta a criança quando solicita uma interpretação baseada em modelos nos quais há apenas uma resposta correta. Quando o aluno não tem oportunidade de desenvolver uma interpretação pessoal, o trabalho com a leitura desenvolvido em uma Escola de Ensino Fundamental

R: Distancia a criança dos livros e do prazer que a leitura pode proporcionar.

10 Muitos adultos têm dificuldade para escrever ou para expressar o que sentem por intermédio de um texto escrito. Essa dificuldade pode estar relacionada:

R: A dicotomia entre o que se escreve na escola e a escrita social.

11 A professora Ana Maria conhece o funcionamento da escrita, da leitura e da fala, sabe o que ocorre durante o processo de alfabetização e é capaz de analisar erros de ortografia e atuar como mediadora entre as crianças e o processo de construção das regras do sistema de escrita. Ao criar e conduzir situações de aprendizagem para alunos que cometem os mesmos "erros", a professora deve propor:

R: Exercícios e atividades orais que os levem a perceber diferenças sonoras entre pares de consoantes e a associá-las às diferenças gráficas correspondentes.

12 O aluno está alfabetizado quando:        

R: Reconstrói conscientemente o código linguístico.

13 Antigamente a principal estratégia do ensino tradicional destinada à aprendizagem privilegiava o uso de questionários e a interpretação de textos. Esses questionários eram respondidos com a reescrita de partes dos textos, que posteriormente deveriam ser memorizadas para a realização de avaliações. Esse tipo de prática pedagógica revela uma concepção de ensino cujo principal pressuposto é que:

R: O conhecimento está no texto e, por isso, a informação correta precisa ser localizada e memorizada.

14 Atualmente há muitas propostas de mudanças no ensino, mas várias delas conduzem a resultados contrários ao pretendido e, por vezes, desastrosos. Para LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002 uma mudança positiva só ocorre quando:

R: Entendemos que mudar não significa afetar os fundamentos do ensino, e sim propor transformações pontuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (63 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com