TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  28/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


O objetivo deste trabalho consiste em primeiro momento caracterizar o perfil do professor entrevistado e em segundo momento identificar a visão do professor entrevistado sobre as abordagens teóricas que ele utiliza na sala de aula ao efetivar a sua prática pedagógica.

Nossa entrevistada foi a professora Ivone Maria Siqueira de 55 anos com formação no curso Normal Superior ela trabalha há dezessete anos na Escola Municipal Príncipe da Paz, no município de Itaipé Mg. A jornada de trabalho dela é de 40 horas semanais. Atualmente ela está com o ensino fundamenta com uma turma do 2° segundo ano no período da manhã e outra turma do 3º terceiro ano no período da tarde.

 Em continuidade a entrevista, a professora Ivone disse que ensinar é muito mais do que transferir conhecimento ou conteúdo, é preciso trabalhar de acordo com a realidade dos alunos não nos esquecendo de que esse aluno tem também necessidades emocionais, sociais e físicas e não podemos ignora-las. Precisamos passar segurança para os alunos. Ela disse que utiliza métodos interdisciplinares com seus alunos. Suas atividades são realizadas de forma a integrar e envolver todos, e os leva á entender as matérias aplicadas de um jeito especifico; ou seja, utilizando métodos práticos como: brincadeiras educativas e jogos com objetivos educacionais.

Os métodos usados durante as aulas pela professora Ivone, são interdisciplinares, envolvendo todas as matérias numa dinâmica onde os alunos conseguem ter uma percepção do conteúdo aplicado. Suas brincadeiras envolvem os alunos á aprender a contar e somar leva a aprender também à gramática e ensina os alunos a historia do Brasil de forma espontânea, ou seja, ensina como se estivesse contando uma historia infantil, esses métodos proporcionam melhor aprendizagem e maior concentração dos alunos.

Na interdisciplinaridade o envolvimento dos alunos é imprescindível, e muito necessária, sua participação é fundamental e sem ela a aula não é produtiva e leva a uma aula mecânica em que diversas vezes não rende e nem se faz entendida.


            A atividade interdisciplinar requer envolvimento dos alunos e professores, requer também a atenção totalmente voltada para a aula e neste ponto vêem a necessidade de utilizar métodos nas quais a Professora trabalha.
Com novas ideias e atividades desenvolve uma aula diferente e assim consegue a atenção dos alunos e o interesse em estudar e aprender.


            A avaliação é
um elemento motivador desse processo, pois as informações geradas por ela são úteis tanto para alunos como para os professores: os alunos poderão verificar os seus avanços e as suas dificuldades; os professores poderão verificar se a sua prática está dando bons resultados e o que precisa ser modificado.
No decorrer das aulas já acontecem às avaliações, no entanto depois podemos ver os frutos, ou seja, as provas com notas boas, as perguntas no final de cada aula com participações frequentes dos alunos. Espera-se sempre uma avaliação boa e positiva, mas acontece de às vezes termos que mudar os métodos antes aplicados, pois não foi positivo, e assim adquirimos experiências e saberemos lidar com o negativo e o positivo em nossas aulas sempre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (97.6 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com