TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa

Por:   •  30/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.659 Palavras (15 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

COMO IDENTIFICAR PRECOCEMENTE O TDAH NA CRIANÇA

Nome: Camila Rastéli Ribeiro RA= 4300065916                              

 Nome: Edna Vanuza Claro Correia RA=4932929385

                                               Nome: Renata Isabel de Melo Santos RA=4561908630

Nome: Vilma Maria Sanches Damasceno RA=4346848321

                                                                                                          Profª tutora Ead_Raquel Raysaro

Curso:  Pedagogia                                                                                           Semestre: 7º        

Sertãozinho SP

Abril/2015

                              Sumário

1.0 Pré Projeto---------------------------------------------------------------------03

     1.1 justificativa---------------------------------------------------------------04

     1.2 problema-------------------------------------------------------------------05

2.0 Introdução----------------------------------------------------------------------07

3.0 Justificativa--------------------------------------------------------------------08

4.0 Problema------------------------------------------------------------------------10

5.0 Objetivo geral / especifico-------------------------------------------------11

6.0 Metodologia---------------------------------------------------------------------12

     6.1 Conclusão-------------------------------------------------------------------13

7.0 Cronograma----------------------------------------------------------------------14

8.0 Analise Bibliográfica----------------------------------------------------------15

Referência---------------------------------------------------------------------------16

Anexo----------------------------------------------------------------------------------20

 1.0      PRÉ PROJETO

TEMA

COMO IDENTIFICAR PRECOCEMENTE O TDAH NA CRIANÇA

         O Transtorno de déficit de atenção (TDAH) na escola está sendo considerado por professores e educadores um fator muito preocupante durante a fase escolar e está sendo inserido na categoria de transtorno (hipercinéticos) descrito como  transtorno de inicio precoces, geralmente se detecta por volta dos 5 anos de idade.

       Os transtornos podem vir acompanhados de outras anomalias como discalculia e dislexia. As crianças com tdah geralmente são impulsivas, imprudentes e sujeitas a maior ocorrência de acidentes e muitas vezes são rotuladas como criança mal educada e desobediente.

         A relação da criança com pessoas adultas é sempre marcada pela falta de inibição, sobretudo com a falta de cautela, e tem grande dificuldade no relacionamento com outras crianças, ocasionando o isolamento social,incluindo complicações secundarias e a perda da auto estima.

           O TDAH ainda não é muito conhecido pela maioria dos educadores e  professores.A falta de informação e conhecimento do transtorno tem gerado um “atraso” no diagnostico e tratamento da doença impedindo que a criança tenha um bom desenvolvimento psicossocial dificultando que a mesma tenha uma boa qualidade de vida.

1.1JUSTIFICATIVA

      O presente trabalho propõe estudar a importância do diagnostico do TDAH nas crianças, cujo principal objetivo é identificar alunos portadores de TDAH. Nossa pesquisa conta com objetivos específicos como:

  • Fortalecer o vinculo afetivo entre aluno e professor
  • Evitar conseqüências do tdah devido ao diagnostico tardio
  • Beneficiar as crianças com tratamento precoce.

        Atualmente a escola tem realizado um papel que vai muito alem da educação e tenta solucionar problemas como indisciplina ,falta de atenção e agressão. A escolha desse tema tem como objetivo contribuir para que haja um maior interesse no diagnostico precoce do transtorno por parte dos docentes.

       O TDAH hoje é conhecido como uma condição muito importante e que traz sérias conseqüências no desenvolvimento infantil. Também no que diz respeito aos  transtornos do desenvolvimento podemos observar quadros complicados devido a falta de conhecimento correto, necessitando assim maior atenção por parte dos educadores, fazendo com que especialistas trabalhem com estratégias de pesquisa e  tratamento mais individualizados entre cada crianças com o transtorno.

       O presente trabalho verificou que o TDAH é um transtorno de difícil diagnóstico devido à sua complexidade. Em relação ao tratamento, podemos observar a importância de uma equipe disciplinada e atualizada. A falta de conscientização da necessidade de se ter um diagnostico preciso pode causar grandes problemas a criança.

         Em alguns casos, o docente e os profissionais da saúde  não estão  preparados para lidar com o problema e muitas vezes submete a criança a tratamentos equivocados. Podemos concluir que, conhecer os problemas causados pelo TDAH é de suma importância para obtermos sucesso no tratamento do transtorno. A falta de comprometimento dos profissionais  envolvidos no diagnóstico do transtorno aumenta cada vez mais a responsabilidade da escola diante do problema.

       1.2      PROBLEMA

        O tdah ainda é bastante desconhecido por grande parte dos educadores ocasionando sérios problemas na relação entre professor e aluno principalmente nos  anos que antecedem ao ensino fundamental .Basicamente nos primeiros anos de vida o tdah ainda não é diagnosticado. De acordo com o crescimento da criança vai aumentando a exigência sobre ela,assim sendo o déficit de atenção fica mais evidente.

      Geralmente a criança consegue ficar sentada em sala de aula, ficar atenta ,fazer as lições e aprender o que a professora ensina.No entanto a criança com  déficit de atenção não fica quieta e comete vários erros  por falta de atenção ,ficando evidente que compreendem a matéria mas erra por distração.

       Existem crianças com grau mais leve da doença sendo necessário somente tomar medidas pedagógicas em outros casos onde a criança possui um grau mais elevado existe a necessidade de tratamento com medicamentos.

       Para se fazer o tratamento do transtorno será necessário a manifestação do tdah em dois ambientes diferentes, que geralmente ocorre em casa e na escola.

Normalmente é a mãe que observa a agitação no comportamento da criança, pois estão mais próximas da tarefas escolares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (279.5 Kb)   docx (56.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com