TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de meio

Por:   •  24/8/2015  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa estudo de meio

O Estudo do Meio não é uma prática pedagógica nova no universo educacional brasileiro, antigamente era mais relacionado ao estudo do meio ambiente, hoje o estudo de meio é entendido como um método interdisciplinar que tem como objetivo o contado direto com determinadas realidades, tanto rural quanto urbana.

Pode ser definido como uma saída do ambiente escolar para aprofundar um determinado conteúdo, estudar a realidade, pois durante esses passeios os alunos entram em contado, dialogam e observam a paisagem.

O estudo de meio torna o processo de ensino aprendizagem mais significativo, possibilita a produção de novos conhecimentos, além de proporcionar aos alunos um olhar critico e investigativo sobre os conteúdos estudados.

Mas para que se possa fazer um trabalho bem feito é imprescindível que o professor elabore e planeje todos os detalhes do estudo de meio, seria interessante se o professor visitasse antes o local para evitar imprevistos.

O objetivo deve ser bem claro e é importante que nos passeios o professor estimule os alunos a observarem, buscarem respostas para perguntas pré-formuladas, fazer ligações sobre o que está sendo visto e o que foi estudado em sala de aula, pois uma pequena experiência pode se tornar um grande aprendizado.

O estudo de meio desperta nos alunos o espírito cientifico, por que levanta hipóteses que podem ser resolvidas ali na hora.

Já em sala de aula o conteúdo pode e deve ser trabalhado com atividades como redação, relatório etc.

Vale lembrar que o estudo de meio não precisa ser algo absurdo, escolas tanto públicas quanto particulares podem realiza-lo, basta um bom planejamento, da para trabalhar até mesmo na rua da escola.

Faz se necessário pensar também na segurança dos alunos, uma boa conversa entre pais e professores podem acalmar e tirar dúvidas de pais mais preocupados, e sempre tomar as devidas precauções para evitar possíveis ocorrências, como professores para acompanhar um numero suficiente de alunos, de preferência os alunos devem estar uniformizados, e sempre deixar bem claro os combinados com alunos e as regras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com