TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 1]

LETICIA BARBOSA DOS SANTOS, RU: 1032259.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA

                                        CAMPINA GRANDE DO SUL

2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER[pic 2]

LETICIA BARBOSA DOS SANTOS, RU: 1032259.

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL – A ESCOLA

Relatório de Pesquisa e Prática Profissional

   - A Escola apresentado á UTA–Fundamentos

Psicológicos  no curso de Pedagogia; Tutor

Local: Alessandra Campos;  Polo  de apoio

Presencial:  Campina    Grande    do     Sul.

CAMPINA GRANDE DO SUL

2014

Sumário[pic 3]

INTRODUÇÃO        

A ESCOLA E SUAS PRÁTICAS        

RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA        

RELATÓRIO DAS ENTREVISTAS        

CONCLUSÃO        

REFERENCIAS        

INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei apresentar a organização de um CEI, e suas informações coletadas no PPP (Projeto Político Pedagógico), entrevista com a pedagoga, diretora, professores e observando também o contexto em que a instituição está inserida.

 O objetivo desta pesquisa é fortalecer o conhecimento observando a prática, e estimulando o instinto pesquisador, que nós como professores devemos ter e exercer continuamente e devemos passar essa curiosidade de sempre ir atrás de coisas novas a aprender para nossos alunos.

  Durante a pesquisa foi observado detalhadamente tudo o que ocorre no CEI tais como seus problemas, organização etc. E depois foi feita uma entrevista com algumas questões com diretora, pedagoga e mais três professoras para observar suas opiniões e sugestões para a melhoria da unidade em seguida foi levada as entrevistas das professoras (sem identifica-las) para a diretora observar e refletir e com isso surgiram várias ideias novas de mudanças.

A ESCOLA E SUAS PRÁTICAS

Pesquisa; é tudo que buscamos compreender e consequentemente fazemos isso em todos os momentos de nossas vidas com a aparição de dúvidas simples do cotidiano. O profissional da educação necessita pesquisar, investigar a realidade para aprimorar seu trabalho, questionando, buscando resposta e despertando novas dúvidas até mesmo sobre conceitos já estabelecidos e com isso modificar a sua forma de pensar que influencia a construção do EU como pessoa, sempre buscando melhorias. O professor precisa acompanhar as evoluções do mundo e reaproveitar o conhecimento que o aluno traz para a escola, elaborando aulas com temas atuais que tenham interesse.

A Escola; existem muitos conceitos distintos e o professor deve tentar compreender todos eles, mas para isso tem que conhecer o funcionamento da gestão, organização e etc. Cada instituição tem sua forma de atuar sempre seguindo as diretrizes mas cada uma com seu contexto em particular (incluindo a sociedade que está inserida); mas muitas vezes as dificuldades vividas em uma também se encontra em outras, então o professor tem por obrigação pesquisar teorias de diversos autores para solucionar a situação e depois se possível elaborar um artigo contendo todo o ocorrido, para que assim possa ajudar outros, trocando ideias e experiências. A Escola é um lugar de docência; (onde existe alguém ensinando e outro alguém aprendendo) com finalidade formadora; (o professor direciona a aprendizagem formando) função socializadora: que utiliza da cultura que e o encontro de diferentes culturas trocando experiências baseadas no respeito e ética de comportamento, da ciência baseada nas leis e normas de procedimentos e da organização escolar, formando um cidadão para a sociedade pensante e crítico) onde existem encontros de culturas; que promovem momentos históricos; (todos os dias ocorrem modificações na sociedade que influenciam na organização escolar).

  A Organização escolar é constituída de três elementos: o sentido de ensinar, conteúdos e o trabalho pedagógico, todos trabalhando juntos promovem um ambiente excelente de ensino. A elaboração do PPP (que é o documento identidade da escola e amparado pela LDBEN) deve ser baseada na realidade da comunidade que o cerca e a escola e deve conter tudo o que ocorre, e deve ser público, acessível a todos para uma gestão democrática para que todos participem com: o conselho de classe, conselho estudantil e etc. Mas exigem de todas as partes flexibilidade, autonomia, responsabilidade, planejamento e participação.

  Ensinar com ato político; é o ensinamento baseado na realidade onde o aluno se relaciona e reflete sobre esses fatos e busca formas de melhorias.

  Já na horizontalidade de ensino – rede de saberes; atualmente se busca uma troca de conhecimentos entre professores e alunos, onde um aprende com o outro compartilhando, trocando ideias para construir e reconstruir conceitos. Onde o saber é compartilhado.

  Método Lancaster; se executa com grandes números de alunos numa sala grande em que alguns se destacam e selecionam-se como tutores de um grupo menor, onde o ensino é passado do professor para o tutor e finalizando nos alunos. É o chamado ensino simultâneo, essa metodologia ainda predomina nas escolas atuais, só que em salas separadas, mas com a mesma posição das cadeiras, e se caso a turma não atingisse o objetivo desejado era usada a repetição seguida como forma de castigo.

  Educação bancária (Paulo Freire); o professor apenas deposita o conhecimento no aluno como se ele fosse vazio, e infelizmente existem situações atuais com essa metodologia. É o ensinamento monologo derivado do autoritarismo.

  A intenção atual da escola é formar cidadãos e não os fazes decorar e repetir o conhecimento pronto. A aprendizagem significativa em que o aluno compreende e reconhece o porquê aprender certo conteúdo. Os alunos trazem consigo conhecimentos, que precisam ser ouvidos em que o professor vai o conduzir e lhe mostrar como buscar coisas novas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (132.4 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com