TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo de Apoio Presencial de Piacatu-SP

Curso: Pedagogia 6°SEMESTRE

Disciplina: Arte, Criatividade e Recreação

                   Andréia Renata Bonfim     RA 412077

                   Rosilene Aparecida de O. RodriguesRA 417375

AS FORMAS EXPRESSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E CRIATIVIDADE INFANTIL

Tutor Presencial: Maria Emília Pimentel Soares

Piacatu/ SP

Setembro de 2015

        

1.INTRODUÇÃO

Com esse trabalho vamos relatar a importância da Arte na educação, estimular o lado lúdico das crianças, sendo assim o professor precisa estimular e aperfeiçoar seus conhecimentos nessa área.

Com esse tema nós podemos mobilizar discussões, reflexões e pesquisa para um fortalecimento do educador na área artística.

A arte é voltada para o desenvolvimento dos alunos na formação de seu senso crítico e afetivo. Muitas vezes as pessoas não são incentivadas a buscar dentro de si algo novo e criativo.

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento da Arte, Criativiade e Recreação são uma forma de conceber a educação envolvendo o aluno o professor e os recursos disponíveis e todas as interações que se estabelecem nesse ambiente denominado “ambiente de aprendizagem”.

A disciplina de Arte na escola proporciona a criança a reagir aos apelos sensoriais e cognitivos.

2.O PAPEL DA ARTE E DA RECREAÇÃO PARA A CRIANÇA.

2.1 Autobiografia da aluna Andréia Renata relacionadas às práticas artísticas escolares.

Na minha infância não tinha um professor específico para aula de artes o professor era considerado polivalente e era ele quem aplicava a matériaque na maioria das vezes eram desenhos em que pintávamos com lápis de cores ou tinta guache.

Também fazíamos recortes de jornais e revistas, colagem com papéis coloridos e palitos de sorvetes. Confeccionávamos cartões para datas especiais como dia dos pais e mães.

Fazíamos várias apresentações em datas comemorativas, danças típicas em festa junina, dia do índio e etc. Também fazíamos peças teatrais de alguns contos infantis e apresentávamos diante da escola.

2.2 Autobiografia da aluna Roselene Aparecida relacionadas às práticas artísticas escolares.

No meu tempo de escola tinha aula de educação artística onde havia o caderno de arte, com a ajuda da professora nós fazíamos margens no caderno.

Usávamos muita tinta guache, misturava uma com aoutra para fazer cores diferentes.

Lembro de uma aula em que no inicioda primavera a professora xerocou uma folha com o desenho de uma árvore e várias flores e nós fomos recolher folhas e flores para colar no desenho.Foi muito divertido, sempre com a ajuda da professora.

Com outros tipos de materiais como jornais, revistas e palitos de sorvetes colocava nossa imaginação em prática, a professora era muito legal e elogiava nosso trabalho mesmo não ficando bom.

 Em épocas festivas na escola a professora ensinava recitar poemas, fazíamos teatro e danças em grupos para se apresentarem no pátio da escola as datas festivas era “Dias das mães, pais e festas juninas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com