TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  9/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

NDENTIFICAÇÃO

Tema da aula: Como Ajudar a Salvar a Natureza

Área do conhecimento: Reciclagem

Público – Alvo: Educação Infantil ( ) 0 a 3 anos ( x ) 4 a 5 anos

Duração da Aula: 80 minutos

2. CONTEÚDO:

Como podemos ajudar o meio ambiente através da reciclagem? O objetivo é identificar os materiais que podem ser reciclados e através de um trabalho educativo, conscientizar as crianças sobre a questão ambiental ajudando-as a entender o nosso papel em relação ao mesmo.

3. OBJETIVO:

Orientar as crianças no processo de preservação e proteção do meio ambiente.

4. RECURSOS:

Para exercitar o pensamento das crianças bem como sua criatividade utilizaremos os seguintes materiais abaixo para as atividades práticas;

Tesoura

Caixas de sapato

Garrafas pet

Cola

Eva

Tampas de garrafas

Jornais.

Também serão utilizados vídeos educativos em formato de desenho animado os quais reforçarão a importância de cuidar do meio ambiente.

5. ORGANIZAÇÃO DA AULA:

a. Introdução ao tema da aula:

Vamos recepcionar as crianças com músicas relacionada ao tema. A sala estará com os materiais separados e preparados, simulando um ambiente com coleta seletiva. Apresentaremos às crianças cada artefato disposto e como elas poderão se divertir com eles visando aguçar a curiosidade e observar o que cada uma vai criar. Para facilitar, mostraremos fotos pré-selecionadas com os materiais que serão usados.

b. Desenvolvimento da aula:

Primeiro vamos desenvolver a aula em uma apresentação com um vídeo educativo na forma de desenho animado, falando da importância da reciclagem e como podemos fazer a nossa parte, mostrando a razão de não jogarmos lixo nas ruas e as consequências desses atos. Também será retratada a natureza e como ela é importante para a nossa sobrevivência.

c. Atividades para as crianças:

Cada criança recriará a reciclagem que escolher de acordo com as fotos disponíveis na sala. Para tal, foram escolhidos três tipos de reciclagem: Um jogo de damas, bonecos animados com garrafas, e carrinhos. Cada criança será orientada para realizar a tarefa. Durante as atividades, vamos explicando o tempo que cada objeto leva para se desfazer no meio ambiente, e quando os reciclamos, tiramos eles da natureza dando uma nova utilidade. As atividades durarão 40 minutos e cada criança será chamada para apresentar seu projeto aos colegas e, na sequência, colará em um grande mostruário que deverá ser utilizado nas próximas aulas que ajudarão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com