TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  7/9/2016  •  Exam  •  2.567 Palavras (11 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CURSO DE HISTÓRIA

Estudo Dirigido

                   

                                             

CAMPO GRANDE- MS

2016

Emerson Aparecido Brandão da silva

Estudo Dirigido

[pic 1]

CAMPO GRANDE - MS

2016

Estudo Dirigido

1- Conceitue planejamento escolar.

O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; tudo o que acontece no meio escolar está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam a sociedade de classes. Isso significa que os elementos do planejamento escolar – objetivos, conteúdos, métodos – estão recheados de implicações sociais, têm um significado genuinamente político. Por essa razão, o planejamento é uma atividade de reflexão acerca das nossas opções; se não pensarmos detidamente sobre o rumo que devemos dar ao nosso trabalho, ficaremos entregues aos rumos estabelecidos pelos interesses dominantes da sociedade. (LIBÂNEO, 1990, p.221).

2- O planejamento é importante para a organização do trabalho do professor ou apenas um elemento burocrático a ser cumprido? Justifique sua resposta.

O planejamento é importante em qualquer tipo de atividade humana, e é fundamental no processo de racionalização, organização e coordenação da ação do professor, pois por meio do planejamento o docente se prepara para os possíveis caminhos que poderá ocorrer em sua atividade em sala de aula, o mesmo possibilita uma reflexão acerca das opções e ações a serem tomadas, por meio dos conteúdos e métodos, visando chegar ao objetivo a que se propõe. (LIBÂNEO, 1990, p.222).

3- Descreva as funções e características do planejamento.

Explicitar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurem a articulação entre as tarefas da escola e as exigências do contexto social e da participação democrática; Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar em sala de aula, através de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino; Assegurar a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente evitando a improvisação, rumo a um ensino de qualidade; Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir das exigências postas pela realidade sócio-culturais e individuais dos alunos; Assegurar unidade e coerência do trabalho docente, inter-relacionando os elementos que compõe o processo de ensino; objetivos, conteúdos, técnicas, avaliação; Atualizar os conteúdos do plano, aperfeiçoando-o segundo os progressos feitos nos campos de conhecimentos e adequando-o ás condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, recursos, técnicas incorporados na experiência do cotidiano; Facilitar a preparação das aulas, selecionar o material didático em tempo hábil, replanejar o trabalho frente as novas situações que aparecem em sala de aula. Para que os planos sejam efetivamente instrumentos para a ação devem seguir uma ordem sequencial. Primeiro, o plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidos as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Segundo, o plano deve ter ordem sequencial, progressiva para alcançar os objetivos, e isso implica em uma sequência lógica. Terceiro, considerar a objetividade, aqui se entende por objetividade a correspondência do plano com a realidade à que se vai aplicar. Quarto, deve haver coerência entre os objetivos gerais e objetivos específicos, conteúdos, métodos e avaliação. Quinto, o plano deve ter flexibilidade, já que o professor está sempre organizando e reorganizando seu trabalho frente as dinâmicas que encontra no decorrer de sua prática pedagógica. (LIBÂNEO, 1990, p.222-225).

 

4. Analise os requisitos para o planejamento, colocados por Libanêo (1990)

Os principais requisitos para o planejamento são: os objetivos e tarefas da escola democrática, as exigências dos planos e programas oficiais, as condições prévias para aprendizagem, os princípios e condições do processo de transmissão e assimilação ativa.

Primeira condição para o planejamento são as convicções seguras sobre o encaminhamento que queremos dar ao processo educativo na nossa sociedade. Objetivos e tarefas da escola democrática estão ligados ao desenvolvimento cultural do povo, de modo a preparar para a vida e para o trabalho. A escola democrática é aquela que possibilita a todas as crianças, independentemente de sua classe social, a assimilação dos conhecimentos científicos e o desenvolvimento de suas capacidades intelectuais, para participarem ativamente da vida social, na profissão, na política e na cultura.

 Planos e programas oficiais constituem outro requisito prévio para o planejamento, deve-se ter em vista que eles são diretrizes gerais, cabe a escola elaborar seus próprios planos em face da peculiaridade de cada região e de seus alunos. Ao professor cabe a tarefa de reavaliar os programas oficiais tendo em conta os objetivos de ensino para a realidade escolar onde trabalha.

Condições prévias para a aprendizagem, o planejamento escolar está condicionado pelo nível de preparo em que os alunos se encontram em relação às tarefas de aprendizagem. Os conteúdos de ensino são transmitidos para que os alunos os assimilem ativamente e os transformem em instrumentos teóricos e práticos para a vida. Saber em que nível se encontram os alunos é condição indispensável para a introdução de conhecimentos novos e para o êxito de ação que se planeja. O professor deve estar disponível para aprender com a realidade, conhecer a vida cotidiana dos alunos para levá-los a confrontar seus próprios conhecimentos com os conteúdos escolares. Determinantes sociais e culturais influem diretamente na apreensão dos objetos de conhecimento trazidos pelo professor e constituem ponto de partida para assimilação dos conhecimentos sistematizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com