TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.400 Palavras (6 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 6

objetivos

Conteúdos

Estratégias/

procedimentos

Recursos

Avaliação

Cronograma

GERAL

Desenvolver atividades com materiais recicláveis.

Reciclagem

Confeccionar brinquedos com materiais recicláveis, usando a criatividade do professor e da criança. Incentivando através de elogios e estímulos

Materiais recicláveis, lápis, tintas e pincéis.

Através da observação na participação e desempenho nas atividades.

1 aula

ESPECÍFICOS

Estimular a coordenação e a criatividade da criança na confecção de jogos e brinquedos, envolvendo desenho livre e pintura.


TÍTULO  [pic 1]

EDUCAÇÃO AMBIENTAL - MEIO AMBIENTE E RECICLAGEM

INTRODUÇÃO

 

      A questão ambiental, nos últimos anos, tem estado presente no cotidiano das pessoas, propiciando uma nova visão do mundo em que vivemos. Essa conscientização vem sendo despertada cada vez mais cedo, no ambiente escolar, vias ações de educação ambiental. Atualmente as escolas estão começando a dar uma crescente importância ao assuntos, com destaque para o incentivo de dirigentes e educadores em algumas iniciativas. Trabalhar a reciclagem possibilita que as crianças a descubram através de suas potencialidades criadoras, as possibilidades de reaproveitamento da matéria-prima e os efeitos positivos deste tipo de ação para o meio ambiente.              Segundo os PCN’s, a principal função do trabalho com o tema Meio Ambiente é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global. Para isso é necessário que, mais do que informações e conceitos, a escola se proponha a trabalhar com atitudes, com formação de valores, com o ensino e a aprendizagem de habilidades e procedimentos. E esse é um grande desafio para a educação. Comportamentos “ambientalmente corretos” serão aprendidos na prática do dia-adia na escola: gestos de solidariedade, hábitos de higiene pessoal e dos diversos ambientes, participação em pequenas negociações podem ser exemplos disso.

 

      E, no que se refere à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais.

 

      Após percebermos a relação que as crianças tinham com o descarte incorreto de lixo na instituição em que estudam e na comunidade em que vivem, visamos executar o Projeto Educação Ambiental - Meio Ambiente e Reciclagem, onde através desse projeto voltado à conscientização das crianças e das famílias, de como é importante preservar o meio ambiente e de cuidar principalmente do espaço em que estamos inseridos, adquirindo hábitos e cuidados para melhorar nossa qualidade de vida por meio da utilização do lixo através da reciclagem, onde pode-se extrair do “lixo” objetos úteis e interessantes, será possível além do desenvolvimento da criatividade dos mesmos, esta atividade contribuir para a percepção de valores importantes sobre a preservação ambiental e que são fundamentais na formação de

cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis. Assim, por meio das atividades lhe seriam percebidos o papel dos mesmos como agentes e transformadores do meio ambiente, reconhecendo os efeitos de suas atitudes no mundo em que vivem.

 

OBJETIVOS

 

OBJETIVO GERAL:  Desenvolver atitudes de conscientização na preservação do meio ambiente.

 

OBETIVOS ESPECIFICOS:  Conhecer a importância da reciclagem para o meio ambiente;  Identificar os produtos que podem ou não podem ser reciclados e reaproveitados;  Conscientizar a comunidade referente a importância da coleta seletiva do lixo;  Elaboração de panfletos para conscientização da comunidade.

 

PLANO DE AÇÃO - METODOLOGIA

 

1º Momento: Roda de Conversa - Discussão sobre o tema.

 

O primeiro momento ocorrerá no dia 22, de fevereiro de 2018, na Instituição Construindo Saberes, ministrada pelas professoras Bianca Silva, Tifany Lima e Vannelly Lima. Será montado um circulo entre as crianças e exposto qual será o tema trabalhado no Projeto Educação Ambiental - Meio Ambiente e Reciclagem. Ficará a critério dos alunos quem poderá iniciar o debate sobre o tema, expondo os pontos principais do debate, seguindo a ordem dos questionamentos abaixo:  O que é meio ambiente?  O que é reciclagem?  O que é reutilizar?  Por que é importante reciclar e reutilizar?  Quem faz coleta seletiva de lixo em casa?  Quais são as consequências quando não se faz a coleta seletiva do lixo? Após este momento, e feito todas as anotações referentes as falas dos alunos, a professoras darão uma aula expositiva breve, respondendo também ao questionário feito com os alunos, bem com a ilustração dos mesmos por meio de slides com os conceitos e fotos que retratem o meio ambiente, a reciclagem, a coleta seletiva e as consequências da falta da mesma.

 

2º Momento: Leitura da musica “Xote Ecológico – Luis Gonzaga” + Debate sobre a letra da musica + Ilustração por meio de desenhos das crianças sobre o que a música retrata.

 

 O segundo momento ocorrerá no dia 27, de fevereiro de 2018, onde será apresentada as crianças a música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga, cuja letra é:

 

“Não posso respirar, não posso mais nadar A terra está morrendo, não dá mais pra plantar E se plantar não nasce, se nascer não dá Até pinga da boa é difícil de encontrar (2x)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (508.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com