TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

caracterização do campo de estágio

ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA PARA JOVENS E ADULTOS HERBERT DE SOUZA- ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

*EM GRUPO*(História da escola, características da Escola e dos Alunos, perfil do educando, características da etapa e da modalidade)

*INDIVIDUAL* (Análise EJA)

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, atende na modalidade de educação básica para Jovens e adultos  contemplando o ensino fundamental e médio. O Centro de Educação Básica, para Jovens e adultos está localizado na travessa Iguaçu, nº 40, no bairro Vila Nova, no município de Londrina, CEP 86.081-280, fone 3328 37 47, sendo Entidade Mantenedora, Governo do  Estado do Paraná.

1.2 ASPECTO  HISTÓRICO

O Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA)   teve seu funcionamento inicial no ano de 1899, com sede na Universidade Estadual de Londrina, com a intencionalidade de promover a oportunidade aos funcionários da Universidade que, possuírem o ensino fundamental ou médio

[...] foi criado o Programa de Ação Educativa para Adultos PAE, desenvolvida inicialmente para atender os servidores da instituição. Até 1994, o atendimento foi restrito aos funcionários, embora houvesse grande procura pelos estudos por parte dos familiares desses funcionários e da comunidade em geral  (PPP CEEBJA p.7).

    Devido à proposta ter alcançado boas perspectivas houve a necessidade, da formalização em Escola oficial, integrando se a rede estadual, para que a comunidade com um todo tivesse acesso.  No anos de 1970 por meio da resolução 3288-97, 3288-97 autorizou-se a implantação do Centro de Estudos Supletivos - CES/UEL, sendo posteriormente, alterado pela Resolução 3209/98 e Parecer 305/98 do Conselho Estadual de Educação e reconhecido oficialmente como Escola.  O centro funcionava integrado com a UEL, e atendia 2500 alunos, as atividades Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos CEEBJA/UEL funcionou nas dependências da Universidade até março de 2009. No entanto, houve fatores, e mesmo a necessidade de se estabelecer uma sede própria, para um atendimento adequado, devido número de matrícula  do CEEBJA/UEL levaram a necessidade de transferência, para outro espaço, partir de então houve uma articulação ,entre a Universidade com o Núcleo Regional de educação de Londrina e a Secretaria de Estado da Educação, buscando uma solução definitiva, para que se estabelecesse outro espaço para o funcionamento do CEEBJA . Houve assim um entendimento entre  o Núcleo Regional de Educação a Universidade Estadual de Londrina, Secretaria de Estado da Educação, de docentes e discentes do CEEBJA/UEL que seria inviável a permanência do Centro de Educação no espaço do Campus Universitário, então foi feita a transferência do CEEBEJA para as dependências do Colégio Estadual Dario Vellozo, que funciona apenas no período matutino, o que viabilizou que o CEEBEJA  continuasse atendendo nos períodos vespertino e noturno. Por meio de uma votação a comunidade escolar escolheu para nomear o novo centro homenagear o sociólogo Herbert José de Souza, ficando assim nomeado oficialmente como “CEEBEJA Herbert de Souza”.

           Em 2011 o estabelecimento foi autorizado a ofertar o PROEJA Curso Técnico em Vendas, assim passou a ser denominado “Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Herbert de Souza - Ensino Fundamental, Médio e profissional” sendo revogado pela resolução 5269/11, por conta do espaço físico, em 2014. No período de 2015 a 2016 tiveram que ampliar seu espaço físico novamente, passando a ter dualidade administrativa com a Escola Rui Barbosa. Onde no final de 2016, cessou o atendimento da Escola Rui Barbosa, permanecendo apenas o CEEBJA. Foi neste espaço que ocorreu a primeira sala de Recursos Multifuncional - tipo I, no ano de 2017. O número de adolescentes aumentou juntamente aos alunos com necessidades especiais, tornando então, referência quanto ao atendimento do aluno com necessidades especiais. O atendimento dos alunos é bem variado desde os moradores do entorno da escola e vizinhos até os bairros mais distantes, sendo distribuídos na Sede do CEEBJA e nas APEDS. As APEDS (Ações pedagógicas descentralizadas) são salas disponibilizadas para a realização da EJA em outras instituições estaduais ou municipais. Os exames da EJA, pela etapa online é ofertada pela mantenedora para o ensino fundamental e médio, e também, a realização dos Exames de Equivalência todos os anos. O planejamento das atividades interdisciplinares, culturais e pedagógicas são realizadas pelo coletivo escolar, envolvendo os alunos da Sede e das APED’s, sendo estes eventos como: “festa junina, Semana de interação Comunidade Escola, Semana da Pessoa com Deficiência, formatura, participações em eventos culturais da cidade, eventos organizados pela equipe multidisciplinar, além das aulas de campo desenvolvidas envolvendo o coletivo escolar durante todo o ano letivo”. (PPP- pg 9 e pg10)

1.3 APED’s

   As APEDS (Ações pedagógicas descentralizadas) são salas disponibilizadas para a realização da EJA em outras instituições estaduais ou municipais, como mencionada acima. Atualmente, este estabelecimento atende outras regiões de Londrina, que são deferidas através da SEED/PR, de acordo com a necessidade. São estas, atualmente: Escola Municipal Thereza Canhadas Bertan, no Jardim União da Vitória; Escola Municipal Ruth Ferreira, no Parque Universidade; Colégio Estadualizou Benedita Rosa Rezende, no Jardim Guararapes; Colégio Estadual Willie Davids, na Vila Casoni; Escola Municipal Eurides Cunha, na Vila Recreio, Escola Municipal Irene Aparecida da Silva, Jamile Dequech; Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, Santa fé; Colégio Estadual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com