TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  20/8/2019  •  Abstract  •  366 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

Plano de Ensino

Disciplina: Biologia

Professor(a): Ingrid Gaspar da Costa Geronimo

Itens do plano de ensino.

Conceitos:

Os conceitos das diferentes fontes de energia e as suas consequências para o meio ambiente é uma etapa importante para a formação de cidadãos atuantes e interessados com o bem-estar da sociedade como um todo. A ciência deve contribuir para que os indivíduos se reconheçam como parte do mundo e da sociedade em que está inserido, compreendendo todas as transformações que ocorrem ao seu redor.

Sendo assim, esse plano de aula pretende apresentar os conceitos de fontes de energia, envolvendo os alunos de forma a desenvolverem uma postura questionadora, reflexiva e crítica a respeito de como essas fontes de energia são utilizadas e como elas impactam no meio ambiente.

Público alvo:

8º ano do Ensino Fundamental

Objetivos de aprendizagem:

O objetivo geral desta aula é que os alunos tenham a capacidade de identificar as diferentes fontes de energia e as consequências ambientais causadas por suas transformações.

Cronograma de ensino:

Duas aulas

Desenvolvimento do plano de ação:

Primeira aula: será realizada uma aula expositiva apresentando as principais fontes de energia que utilizamos e como a utilização indiscriminada dessas fontes de energia impactam no meio ambiente e quais as consequências disso.

Após a aula expositiva será exibido o documentário produzido pela TV Câmara “Geração de Energia”, com 28 minutos, que aponta caminhos para que o Brasil seja autossuficiente no setor energético e, ao mesmo tempo, que proteja o meio ambiente. Ao final da aula, os alunos serão divididos em grupos e, cada grupo, deverá produzir um texto opinando sobre uma das fontes de energia apresentadas.

Segunda aula: cada grupo escolhido na aula anterior deverá debater com a turma quais as vantagens e desvantagens de cada uma das fontes de energia estudadas encontrarem as melhores soluções para a produção de energia.

Após o debate os alunos irão montar uma tabela com as informações obtidas:

Fonte e Formas de Energia Como é produzida Vantagens Desvantagens

Recursos materiais utilizados:

- Data-show

- Televisão

- Quadro branco

- Sala de informática

Avaliação da aprendizagem:

Avaliação por observação de empenho individual a partir da participação do aluno durante a realização das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com