TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  6/1/2021  •  Abstract  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA

TEREZINHA CORREA RIBEIRO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

MINHA TURMA LÊ

VISEU – PA

2020

TEREZINHA CORREA RIBEIRO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

MINHA TURMA LÊ

VISEU – PA

2020

PROJETO DE INTERVENÇÃO MINHA TURMA LÊ

Acadêmica: Terezinha Correa Ribeiro

Publico alvo: 4º ano

Período de execução: de 23 de novembro a 27 de novembro de 2020.

INTRODUÇÃO

No dia 04 de novembro de 2020, deu-se inicio o estagio de observação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr Álvaro Adolfo, a referida instituição é a mais antiga instituição pública de ensino do município de Viseu, localizada na travessa Coronel Antônio Pedro, s/n, no bairro do centro. Tem como diretor o pedagogo Gabriel dos Reis Azevedo, que está no cargo a 2 anos; e como coordenadora a pedagoga Silvana Medeiros da Silva que exerce a profissão a 4 anos. O corpo docente e composto de 16 professores; além de 3 secretários, 4 vigias, 8 serventes e 4 auxiliares que exercem funções diversas.

A escola possui 8 salas de aula, uma secretaria, dois banheiros, uma copa, um espaço amplo em que são feitas as refeições e atividades variadas e uma pequena biblioteca. Funciona no período da manhã e tarde atendendo o publico do ensino fundamental com as series de 1º ao 5º ano e a noite com o publico da EJA com 2º e 3º etapas. As turmas do ensino fundamental trabalham com salas de 35 a 40 discentes, a grande maioria desses, são oriundos do bairro do centro da cidade. As turmas noturnas são compostas em media por 30 a 35 discentes, os alunos da EJA são oriundos de outros bairros como mangueirão e prainha, e apresentam histórico de desistência e abandono escolar. No geral a escola atende cerca de 600 alunos. Estes são de famílias de classe baixa e media.

OBJETIVOS

Objetivo Geral

Fomentar a prática da leitura e escrita

Objetivos específicos

Qualificar a leitura dos alunos através de textos voltados a sua faixa etária;

Desenvolver a pratica da redação através de escritos sobre o dia a dia

Ampliar o vocabulário e as possibilidades através da leitura

Identificar e suscitar a autocorreção de erros ortográficos

REVISÃO DA LITERATURA

E notável que as escolas são entidades que alimentam as expectativas da sociedade, sendo primordialmente entendidas como instituições responsáveis inicialmente pelo desenvolvimento da leitura e escrita. Ao decorrer do avanço do aluno, as instituições passaram a ser cobradas pela formação do aluno em campos mais amplos e complexos. No entanto em inúmeras instituições públicas, o processo de ensinagem, esbarra na leitura e escrita. É comum professores das series inicias do ensino fundamental, serem surpreendidos com alunos do 4º ou 5º ano do ensino fundamental, que não dominam a leitura e a escrita, resultando assim em baixo rendimento escolar. Atualmente, como propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação deve contribuir para a formação do indivíduo como um todo, neste contexto, tendo a convicção da importância da leitura e da escrita o referido projeto se fundamenta em estudos e conhecimentos teóricos, para se propor uma abordagem didática que venha facilitar, incentivar e estimular o processo dessas atividades, tornando o indivíduo participativo e consciente da importância de se desenvolver uma boa leitura e escrita.

O incentivo por parte do professor e fundamental nesse processo de aquisição de saberes e despertar pela leitura e escrita. Sobre o tema, Caríaco em seu artigo “A leitura e a escrita no processo de alfabetização” (28 de jan. 2020) afirma que:

A leitura e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com