TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  13/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO TECNOLOGIA EDUCACIONAL

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

APRESENTAÇÃO

O Projeto de Tecnologia Educacional a ser realizado na escola E.M. l, as oficinas   ocorrerão no laboratório de informática da própria escola (STE), para ambientação dos alunos nas tecnologias da informática, além de realização de formação básica em Introdução ao Computador, Conhecendo Linux Educacional versão 3.0[1], Internet básica, criação de email pessoal, Edição de Texto (Writer), Planilhas (Calc) e Criador de Apresentação (Impress). As oficinas serão ministradas semanalmente aos alunos da referida escola, em horário pré-definido e no contra turno escolar.

JUSTIFICATIVA

Tendo em vista a disponibilidade do laboratório de Informática nas escolas municipais de Dourados-MS, incluindo-se a E.M., por meio do Programa Mais Educação, surgiu uma alternativa poderosa para chamar a atenção dos alunos para a pesquisa e aprendizado utilizando-se de aplicativos educativos oferecidos pelas tecnologias educacionais.

OBJETIVOS

Através da Oficina de Informática - Tecnologias Educacionais, que visa proporcionar ambientação tecnológica aos alunos participantes do programa mais educação, além de subsidiar no conhecimento e aprimoramento do uso dessas tecnologias em sala de aula.

Por meio deste projeto visa-se a inclusão do aluno no mundo digital, de modo que ele ao final deste projeto este seja capaz de criar, pesquisar e fazer uso das ferramentas que colaboram para a sua aprendizagem, tendo as tecnologias educacionais como instigadora deste aprendizado.

PÚBLICO ALVO

Alunos de ensino fundamental II, 6º ao 9º ano, regularmente matriculados na E.M. e que participam das oficinas do Programa Mais Educação.

METAS A ATINGIR

Atingir em um período determinado, e preestabelecido, por estas Oficinas de Tecnologias Educacionais, o conhecimento básico para que o aluno esteja apto a usar o Linux Educacional e suas Ferramentas.

METODOLOGIA

As oficinas serão realizadas no laboratório de informática (STE) da, onde serão utilizados os computadores, com o Linux Educacional, versão 3.0, câmera fotográfica, além do uso do data show, projetor multimídia para apresentações de vídeos e demonstrações de passo a passo como também a prática nos aplicativos apresentados nas oficinas, o preenchimento de formulários de pesquisa e avaliação dos conteúdos apresentados por meio de questionários de múltipla escolha.

RECURSOS        HUMANOS        

Função

Período

Dias

Horário

Carga horária

Monitor Programa Mais Educação

meses

Terças-feiras e

Quintas- feiras

Quartas-feiras e

Sextas-feiras

07:00 – 10:00

13:00 – 16:00

        Materiais

Item

Quantidade

Papel branco A4

Cadernos

Caneta

Lápis

Borracha

Quadro Branco

Pincel para quadro branco

Apagador para quadro branco

computadores

CONTEÚDO DAS OFICINAS

Ligando e Desligando o Computador Corretamente

Introdução a Informática (Conhecendo o Computador).

Vídeo - História do Computador

Linguagem do Computador (Sistema Binário)

Unidades de Medida:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com