TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Horta Escolar

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  4.269 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura em Pedagogia

Disciplina: Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental

HORTA ESCOLAR

Andréa Silva da Pedra

RA 1622293

Polo

Hauer – Curitiba

2017

Tema da aula: Horta Escolar                Data: 18/09/2017

Tempo de duração da aula: 1 hora 40 minutos

Aula para: Ensino Fundamental (I) -         1º  ano Disciplina: Ciências

  1. Conteúdos

Horta Escolar: fonte de alimentação saudável e sustentável;

  1. Objetivos

Plantar e cuidar uma pequena horta;

Reconhecer em uma horta uma fonte de alimentação saudável e sustentável;

  1. Recursos

Para o desenvolvimento da aula serão necessários sementes e/ou mudas de vegetais e legumes,  pequenos canteiros devidamente adubados, instrumentos para plantio e jardinagem (regador, pá de jardinagem, rastelos..), imagens/figuras do que será plantado,  papel sulfite, lápis de cor, giz de cera, lápis preto, borracha.

4. Etapas da aula / Estratégias

a) Introdução ao tema da aula

Duração Prevista: 20 minutos

Mostrar na sala de aula uma pequena exposição com imagens de hortas com verduras e legumes a serem plantadas. Verificar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do tema questionando: Vocês já viram uma horta?  Sabem para que serve uma horta?  De onde vem os alimentos, em especial os utilizados nas saladas?

Reforçar a importância de uma alimentação saudável explicando que é possível ter recursos para isso no ‘quintal’ de casa e/ou naquele espaço nos fundos da nossa escola. Relatar que os vegetais também são seres vivos e que por isso, necessitam de cuidados, de água e de sol.

b) Desenvolvimento da aula

Duração Prevista: 30 minutos

Averiguados os conhecimentos prévios, levar os alunos ao refeitório mostrar alguns vegetais explicando como eles são plantados, quais os cuidados necessários, como são colhidos e quais receitas/saladas podem ser feitas.

 Após a apresentação dos vegetais, levar os alunos ao local escolhido para o plantio da horta, expondo os ‘porques’ (incidência do sol, da chuva, qualidade da terra...) da escolha daquele local.

          c) Atividades para os alunos

Duração Prevista: 50 minutos

  1. Começar os trabalhos, dividindo a classe em três grupos distribuindo as atividades em:  preparar a terra, semear e regar;
  2. Orientar e motivar os grupos durante o desenvolvimento das atividades, estimular para que os alunos expliquem a importância de cada uma das etapas executadas;
  3. Em sala, propor aos alunos que representem através de desenhos o que compreenderam e o que esperam colher na horta nas próximas semanas.
  1. Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o transcurso da aula, ou seja, verificar se o aluno demonstrou interesse e curiosidade sobre o tema proposto. Ao final da aula registrar como foi a participação em cada uma das etapas, da preparação ao plantio da horta; se houve o entendimento da importância e como é possível ter uma alimentação saudável. Verificar também o entendimento do conceito de que vegetais são seres vivos e necessitam cuidados.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (106.8 Kb)   docx (307.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com